Como Chegar

Resultado 3º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura

CASA FIAT DE CULTURA DIVULGA OS ARTISTAS SELECIONADOS PARA EXPOR EM SUA PICCOLA GALLERIA

 

De 70 trabalhos de várias partes do Brasil, seis artistas foram escolhidos no 3º Programa de Seleção

 

A Casa Fiat de Cultura já tem os nomes dos artistas selecionados para expor seus trabalhos na Piccola Galleria, espaço de permanente incentivo às expressões artísticas. Dentre os 70 inscritos no 3º Programa de Seleção, seis foram escolhidos: Avilmar Maia (Montes Claros – MG), Augusto Fonseca (Belo Horizonte – MG), Cyro Almeida (Araxá – MG), Henrique Detomi (Belo Horizonte – MG), Janaína Barros (São Paulo – SP) e Wagner Leite Viana (Barueri – SP) e Luiza Nobel (Belo Horizonte – MG). Três especialistas foram convidados pela Casa Fiat de Cultura para compor a comissão avaliadora: o curador Marconi Drummond, a artista plástica Nydia Negromonte e o arquiteto Paulo Waisberg. Os projetos escolhidos, inéditos e com técnicas diferenciadas, reúnem pintura, fotografia, instalação, objeto, colagem, performance e videoarte. As mostras serão realizadas ao longo de 2019, com duração de 40 dias cada uma, sempre com entrada gratuita.

Todas as exposições da 3ª edição do Programa de Seleção da Piccola Galleria terão ações conjuntas entre a curadoria e o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura. Durante o período das mostras, os educadores da instituição oferecerão visitas mediadas para públicos agendados e espontâneos. Utilizando o conceito ampliado de acessibilidade, a mediação visa facilitar o acesso ao espaço e aos conteúdos não apenas para pessoas com deficiência, mas para todos os públicos. Gratuitas e abertas ao público, as atividades educativas dialogarão com as exposições, estimulando as múltiplas possibilidades de reflexão e produção artística, particulares a cada mostra. “Queremos desenvolver público com capacidade crítica para apreciar arte e também produzir cultura. É um movimento de renovação do público e dos agentes culturais que certamente oxigena a própria sociedade. Agimos assim, de modo aberto e inclusivo, porque acreditamos que a cultura e educação artística são necessárias à formação de uma sociedade madura, com desenvolvimento econômico e social”, comenta o presidente da Casa Fiat de Cultura, João Ciaco.

Em três programas de seleção, a Piccola Galleria recebeu 207 inscrições e, entre 2016 e 2018, já apresentou o trabalho de 12 artistas, 187 obras de arte e recebeu mais de 120 mil visitantes. A sala expositiva é um ambiente dedicado às artes visuais e sua criação marcou os 10 anos da Casa Fiat de Cultura. Situada ao lado do painel “Civilização Mineira”, de Candido Portinari, no hall principal da Casa Fiat de Cultura, o pequeno recinto é destinado a exposições de curta duração, mas com toda a visibilidade que a instituição enseja. Local intimista e com grande circulação de público, conta com a chancela da Casa Fiat de Cultura e do Circuito Liberdade, um dos mais importantes corredores culturais do país.

Os artistas selecionados

 

Avilmar Maia (Montes Claros – MG)

Graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e mestre em Teoria Psicanalítica pela UFMG. Voltando-se para a arte, entre 2010 e 2014, fez cursos na Escola Guignard, na Faculdade de Belas Artes da UFMG e no Museu Inimá de Paula. Desde então vem realizando exposições coletivas no Brasil e no exterior, tendo passado por Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), França, EUA e Finlândia, e foi vencedor do prêmio Sandro Botticelli (Itália, 2015). Na Piccola Galleria, Avilmar apresentará a série de objetos “Pulsa”, miniaturas destruídas e reconstruídas com configurações inusitadas em representações críticas de mitos, contos e textos bíblicos fundadores da cultura ocidental.

 

Augusto Fonseca (Belo Horizonte – MG)

Artista plástico formado pela Escola de Belas Artes da UFMG que, desde 2012, integra o setor de Artes Visuais do Museu de Arte da Pampulha. Participou de comissões de seleção de projetos artísticos e atuou como curador em exposições no Museu de Arte da Pampulha, no SESC Palladium e no BDMG Cultural. Como artista plástico, realizou diversas exposições individuais e coletivas em Belo Horizonte, Mariana e Ouro Preto. Na Piccola Galleria, Augusto apresentará a série de desenhos e aquarelas “Tudo é Eco no Universo”, uma pesquisa sobre a conexão entre o mito de Narciso, o fazer artístico e a complexa busca simbólica do artista em seu percurso.

 

Cyro Almeida (Araxá – MG)

Fotógrafo documentarista, artista visual e professor de fotografia. Mestre em Comunicação Social e graduado em psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já realizou mostras individuais e coletivas em cidades mineiras, como Mariana, Tiradentes, Belo Horizonte, com duas mostras no Palácio das Artes, e também em Belém (PA). Na Piccola Galleria, Cyro apresentará a exposição “Pequena rota do insuspeitável”, parte do trabalho fotográfico que desenvolve em Belém do Pará desde 2011, registrando os habitantes e trabalhadores da periferia local, pesquisa com a qual foi contemplado com o XV Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia em 2015.

 

Henrique Detomi (Belo Horizonte – MG)

Graduado em Artes Plásticas pela Escola Guignard, mestre em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo (USP), estudou “Pintura: Prática e Reflexão com Paulo Pasta” no Instituto Tomie Ohtake (SP) e participou da Residência Artística Red Bull Station (2017). Realizou diversas mostras individuais e coletivas em cidades de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e no Distrito Federal. Na Piccola Galleria, Henrique apresentará a exposição “Sagoma”, com a série de pinturas “Pequena ode ao vazio” e esculturas que são um estudo sobre a representação da paisagem como um objeto dinâmico constantemente reformulado pelo imaginário humano.

 

Janaína Barros (São Paulo – SP) e Wagner Leite Viana (Barueri – SP)

Janaina é artista visual, pesquisadora e educadora. Graduada em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), mestre em Artes pela mesma instituição e doutora em Estética e História da Arte pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP).

Wagner é professor e pesquisador. Atua como professor adjunto na Escola de Belas Artes da UFMG, com experiência na área de Arte e Educação, com ênfase em Práticas de Educação e processos artísticos e epistemologias, Educação para as relações étnico-raciais e Educação ambiental.

Na Piccola Galleria, os artistas apresentarão “Mau olhado – bem olhado”, constituído por instalações, performance, videoperformance, fotoperformance, fotografia e objeto, que desafiam o entendimento sobre as relações históricas do olhar sobre o povo negro.

 

Luiza Nobel (Belo Horizonte – MG)

Graduada em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG, atua no planejamento e desenvolvimento de ações educativas no Espaço do Conhecimento UFMG, que integra o Circuito Liberdade em Belo Horizonte. Realizou exposições individuais e coletivas em Belo Horizonte e Congonhas (MG). Na Piccola Galleria, Luiza apresentará “Inventário”, uma série de desenhos, colagens e fotografias é uma crítica ao consumo incessante de imagens e seu esquecimento devido à aceleração da vida contemporânea, criando sensibilidade para uma contemplação paciente das imagens e uma reflexão sobre seu momento na história da humanidade.

 

Comissão avaliadora

Marconi Drummond

Mestre em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes (UFMG), com especialização em Gestão Cultural pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Já foi Curador do Museu de Arte da Pampulha, Superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e Diretor da Escola de Arte da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). Desde 1995 trabalha como artista gráfico para instituições como Fundação Clóvis Salgado e Centro Cultural do Banco do Brasil. Em 2009, em parceria com Marcelo Drummond, venceu o Prêmio Jabuti na categoria “Melhor Projeto Gráfico” pela exposição “Design Brasileiro Hoje – Fronteiras”, realizada no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Marconi também participou de uma exposição na França, intitulada “We Love Books – A World Tour”, no Centre du Graphisme d’Échirolles, e foi curador, junto à Fabíola Moulin, das mostras “Quase poema – Cartas e outras escrituras drummondianas” e “Fuga – Ana Amélia Diniz Camargos”, na Casa Fiat de Cultura.

 

Nydia Negromonte

Formou-se em desenho pela Escola de Belas Artes da UFMG e se especializou na Espanha, cursando pós-graduação em gravura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona. Trabalha com desenho, escultura, instalação, fotografia, vídeo e intervenções in situ. Participou de importantes mostras individuais e coletivas no exterior e no Brasil. Dentre suas principais participações destacam-se a 30ª Bienal de São Paulo, “A iminência das poéticas”, e mostra individual no Museu de Arte da Pampulha, ambas em 2012. Desde 2014 está à frente, juntamente com o artista e designer Marcelo Drummond, da direção do ateliê ESPAI, espaço cultural que constitui-se como um território de experimentação, elaboração e desenvolvimento de projetos em Artes Visuais; realiza programas de formação, residências artísticas, cursos teóricos e práticos na área de artes visuais, orientação de projetos artísticos, exposições de curadorias experimentais e de pesquisa.

 

Paulo Waisberg

Arquiteto, cenógrafo, artista plástico e professor. Atualmente é associado da WN Arquitetura e Cenografia, onde realiza projetos de eventos, passarelas, expografias e instalações artísticas em todo o Brasil, incluindo trabalhos para o estilista Ronaldo Fraga, o evento de moda Minas Trend, a Mostra de Cinema de Ouro Preto, a Mostra de Cinema de Tiradentes e a expografia das exposições “São Francisco na Arte de Mestres Italianos” e “Uma Certa Itália – 15 Artistas do Piemonte” da Casa Fiat de Cultura.  Paulo é professor de Arquitetura na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, especialmente nas áreas de desenho, tecnologia de fabricação digital e construções efêmeras.

 

SERVIÇO

Casa Fiat de Cultura

Resultado do 3º Programa de Seleção da Piccola Galleria

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h – Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

 

Informações:

(31) 3289-8900

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning