Como Chegar

Fevereiro na Casa Fiat de Cultura

EXPOSIÇÃO PULSA – AVILMAR MAIA NA PICCOLA GALLERIA

 

O artista plástico Avilmar Maia apresenta a série de objetos “Pulsa”, criada a partir da desmontagem e recombinação de miniaturas recolhidas pela cidade.A fusão de personalidades em suas obras instiga novas reflexões, levando a um questionamento de crenças, mitos e símbolos da sociedade contemporânea.

mais informações no link

 

SERVIÇO

Exposição PULSA – Avilmar Maia na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura                                                                                                                                                      

5 de fevereiro a 31 de março

Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Entrada gratuita

O PAINEL “CIVILIZAÇÃO MINEIRA” DE CANDIDO PORTINARI

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), este é o maior painel de Candido Portinari em Minas Gerais, medindo 2,34 X 8,14 metros. Em exposição permanente, a obra conta, agora, com ficha técnica em braile, além de peças multissensoriais que fazem parte dos recursos de mediação para pessoas com deficiência visual. O painel retrata a mudança da capital mineira, da cidade de Ouro Preto para Belo Horizonte, em 12 de dezembro de 1897. Em meio à paisagem, a presença de Tiradentes e outras personalidades retoma outro marco da história do Estado: a Inconfidência Mineira (1789). Com técnica mista, têmpera e óleo, a obra é caracteristicamente modernista, sem abrir mão de fundamentos da pintura clássica. Portinari (1903 – 1962) é considerado um dos maiores artistas brasileiros do século XX, tanto por sua produção estética quanto pela atuação consciente nos âmbitos cultural e político.

A conservação do painel de Portinari foi feita pelo Grupo Oficina de Restauro, mesma equipe de especialistas que realizou a restauração da obra em 2014, quando a Casa Fiat de Cultura assumiu a salvaguarda do painel. De acordo com a coordenadora do projeto de conservação, Rosângela Reis Costa, “o exercício de avaliação e intervenção periódicas ao painel é essencial para que o trabalho original do pintor seja preservado, evitando perdas irreparáveis ou a necessidade de uma nova restauração, medida que só é tomada quando a obra já está muito danificada pelo tempo e manuseio indevido”.

 

SERVIÇO


Exposição permanente: painel Civilização Mineira, 1959 (Candido Portinari)

Horário: das 10h às 21h de terça à sexta

das 10h às 18h sábado, domingo e feriados

Entrada gratuita

ATELIÊ ABERTO DE MÁSCARAS DE CARNAVAL: A CIDADE É NOSSA!

 

O ateliê de Carnaval tem como inspiração a arquitetura de Belo Horizonte. As curvas, linhas e rococós que compõem monumentos serão recriados com a técnica de quilling ou filigrana de papel nos acessórios (máscaras e arranjos de cabelo). Os monumentos são: o Obelisco da Praça Sete, o Viaduto Santa Tereza, o Palácio da Liberdade, o prédio Rainha da Sucata e a Igrejinha da Pampulha.

 

SERVIÇO

Ateliê Aberto de Máscaras de Carnaval: A cidade é nossa!

9 a 24 de fevereiro, sábados e domingos

10h às 11h30 – crianças de até 10 anos

14h às 17h30 – jovens e adultos

15 vagas por horário | Gratuito | Sem inscrição prévia

 

 

*Crianças com idade até 5 anos deverão ser auxiliadas pelos responsáveis durante as atividades.

*Crianças com idade até 10 anos deverão ser acompanha pelos responsáveis.

*Todos os participantes deverão vestir roupas confortáveis e apropriadas ao manuseio de tintas, colas e outros materiais.

Informações:  (31) 3289-8910

ENCONTROS COM O PATRIMÔNIO: ESCOLA DE SAMBA CIDADE JARDIM

 

Você sabia que o Samba Enredo é considerado pelo Iphan como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil? Esse subgênero do samba carioca tem força também em BH. No primeiro passeio cultural do ano, conheça a quadra e o centro de memória de uma das mais tradicionais escolas de samba da capital, o Grêmio Recreativo e Escola de Samba Cidade Jardim.

 

SERVIÇO

Dia: 17/fevereiro

Horário: 10h às 12h

Ponto de encontro: Hall entrada Casa Fiat de Cultura

Inscrições gratuitas: As inscrições vão começar no dia 6 de fevereiro às 10h e vão até o dia 13 de fevereiro às 18h pelo link (colocar na busca Casa Fiat de Cultura).

 

Informações:  (31) 3289-8910

 

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning