Como Chegar

Março na Casa Fiat de Cultura

EXPOSIÇÃO PULSA – AVILMAR MAIA NA PICCOLA GALLERIA

 

O artista plástico Avilmar Maia apresenta a série de objetos “Pulsa”, criada a partir da desmontagem e recombinação de miniaturas recolhidas pela cidade. A fusão de personalidades em suas obras instiga novas reflexões, levando a um questionamento de crenças, mitos e símbolos da sociedade contemporânea.

mais informações no link

 

SERVIÇO

Exposição PULSA – Avilmar Maia na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura                                                                                                                                                      

5 de fevereiro a 31 de março

Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Entrada gratuita

OLHARES CRUZADOS – BRASIL E OTTAWA NA CASA FIAT DE CULTURA

 

A partir da visão dos fotógrafos Kazuo Okubo, brasileiro, e Daniel Stanford, canadense, a exposição conecta esses dois países em um intercâmbio cultural. O público poderá ver a diversidade das paisagens urbanas, que revelam a beleza e identidade cultural de Brasília e Ottawa. São questões estruturais, paisagísticas, arquitetônicas e até climáticas, que moldam o cotidiano e a dinâmica de seus habitantes.

A realização da exposição é da Casa Fiat de Cultura, em parceria com a Câmara de Comércio Brasil Canadá (CCBC). A mostra integra a 5ª edição da Festa da Francofonia promovida pela Aliança Francesa Belo Horizonte, Embaixada da França, do Institut Français Brasil, do Campus France Brasil, do Consulado Honorário da Suíça, do Consulado Honorário da França e do Wallonie Bruxelles International e do Governo do Canadá.

Mais informações no link.

 

SERVIÇO

Exposição Olhares Cruzados – Brasil e Canadá na Casa Fiat de Cultura                                                                                                                                                       

21 de março a 19 de maio

Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Entrada gratuita

O PAINEL “CIVILIZAÇÃO MINEIRA” DE CANDIDO PORTINARI

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), este é o maior painel de Candido Portinari em Minas Gerais, medindo 2,34 X 8,14 metros. Em exposição permanente, a obra conta, agora, com ficha técnica em braile, além de peças multissensoriais que fazem parte dos recursos de mediação para pessoas com deficiência visual. O painel retrata a mudança da capital mineira, da cidade de Ouro Preto para Belo Horizonte, em 12 de dezembro de 1897. Em meio à paisagem, a presença de Tiradentes e outras personalidades retoma outro marco da história do Estado: a Inconfidência Mineira (1789). Com técnica mista, têmpera e óleo, a obra é caracteristicamente modernista, sem abrir mão de fundamentos da pintura clássica. Portinari (1903 – 1962) é considerado um dos maiores artistas brasileiros do século XX, tanto por sua produção estética quanto pela atuação consciente nos âmbitos cultural e político.

A conservação do painel de Portinari foi feita pelo Grupo Oficina de Restauro, mesma equipe de especialistas que realizou a restauração da obra em 2014, quando a Casa Fiat de Cultura assumiu a salvaguarda do painel. De acordo com a coordenadora do projeto de conservação, Rosângela Reis Costa, “o exercício de avaliação e intervenção periódicas ao painel é essencial para que o trabalho original do pintor seja preservado, evitando perdas irreparáveis ou a necessidade de uma nova restauração, medida que só é tomada quando a obra já está muito danificada pelo tempo e manuseio indevido”.

 

SERVIÇO


Exposição permanente: painel Civilização Mineira, 1959 (Candido Portinari)

Horário: das 10h às 21h de terça à sexta

das 10h às 18h sábado, domingo e feriados

Entrada gratuita

PALESTRA – ITALIAN DESIGN DAY | UMA VIAGEM PELO DESIGN ITALIANO EM DEZ HISTÓRIAS


As origens e o futuro do design italiano podem ser entendidos como uma narração que atravessa aventuras de sucesso e até de fracassos. Chiara Alessi, jornalista e especialista em design, traz imagens de arquivo, vídeos e histórias pessoais para mostrar que o design italiano é um grande romance, repleto de personagens, lugares e atmosferas.

Mais informações no link.

 

SERVIÇO

Palestre – Italian Design Day | A VOLTA DO DESIGN ITALIANO EM DEZ HISTÓRIAS

Palestra: “Uma viagem pelo Design Italiano em dez histórias”

Com a jornalista e especialista em design Chiara Lessi

20 de março, das 19h30 às 21h

Tradução simultânea

Entrada gratuita, com espaço sujeito à lotação (200 lugares)

Ingressos antecipados pelo link a partir de 14 de março ou na recepção da Casa Fiat de Cultura, no dia do evento, a partir das 18h30.

 

Informações:  (31) 3289-89o0

ENCONTROS COM O PATRIMÔNIO: PASSEIO CULTURAL COM SYLVIO COUTINHO

 

O passeio, que começa na Casa Fiat de Cultura com destino à Praça do Papa, pretende estimular os participantes a terem um olhar fotográfico sobre as paisagens de BH. Com os próprios celulares, cada um poderá registrar elementos simbólicos mais representativos para a construção de sua relação de identidade com a cidade.

Teoria e prática serão trabalhadas neste Encontro com o Patrimônio. As temáticas da paisagem urbana e identidade cidadã serão discutidas pela historiadora Ana Carolina Ministério, educadora da Casa Fiat de Cultura. A programação contará ainda com a participação do fotógrafo e artista visual Sylvio Coutinho, que irá desenvolver junto com os participantes uma atividade de estímulo ao olhar fotográfico lançado sobre a cidade.

 

SERVIÇO

Dia: 24/março

Horário: 10h às 13h

Ponto de encontro: Hall entrada Casa Fiat de Cultura

Inscrições gratuitas: As inscrições vão começar no dia 15 de março às 10h e vão até o dia 20 de março às 18h pelo link (colocar na busca Casa Fiat de Cultura).

 

Informações:  (31) 3289-8910

MINICURSO DE FOTOGRAFIA – PAISAGEM URBANA


Hoje a fotografia está presente em nosso cotidiano, seja nas redes sociais, relatórios de trabalho, registros familiares ou na palma das mãos.  Que tal conhecer um pouco da história da fotografia digital e compreender o funcionamento e recursos disponíveis das câmeras e smarthphones?

Inspirado na exposição “Olhares Cruzados – Brasil e Ottawa na Casa Fiat de Cultura”, o minicurso propõe uma reflexão sobre o uso da fotografia nos processos de apropriação e registro dos espaços urbanos.

 

SERVIÇO

Dia: 26,27 e 28/março

Horário: 19h às 21h

Inscrições gratuitas: As inscrições vão começar no dia 13 de março às 10h e vão até o dia 20 de março às 18h pelo link (colocar na busca Casa Fiat de Cultura).

 

Informações:  (31) 3289-8910

INSCRIÇÕES CURSO TEÓRICO DE INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE OCIDENTAL

 

O curso teórico mais procurado da Casa Fiat de Cultura está de volta! No primeiro semestre será trabalhada a temática da História da Arte Ocidental. Serão apresentados os principais períodos e movimentos artísticos como o Renascimento, Barroco e Vanguardas Modernistas, permeando desde a Pré-História e Antiguidade até a Contemporaneidade.

O curso é dividido em 3 módulos de 12h.

MÓDULO I – Pré-História e Antiguidade (Egito, Mesopotâmia, Grécia e Roma)

MÓDULO II – Idade Média, Renascimento e Barroco

MÓDULO III – Vanguardas Modernistas e Contemporaneidade

O curso oferece certificado, mediante comparecimento mínimo de 75% da carga horária.

As inscrições para seleção são gratuitas e precisam ser feitas pelo link. Os interessados precisam enviar uma carta de intenção descrevendo os motivos do seu interesse no curso e disponibilidade para participação nos dias e horários pré-definidos. Não são exigidos conhecimentos e habilidades específicos.

No segundo semestre será ofertado o curso teórico de Introdução à História da Arte no Brasil. As orientações para as inscrições serão divulgadas posteriormente.

SERVIÇO

Duração do curso: abril, maio e junho, sempre às quartas e sextas-feiras.

Horário: 19h às 21h

Ponto de encontro: Hall entrada Casa Fiat de Cultura

Inscrições gratuitas: As inscrições para seleção são gratuitas e começam no dia 7 de março às 10h e vão até o dia 25 de março às 18h pelo link (colocar na busca Casa Fiat de Cultura).

Lista de espera: As inscrições para lista de espera vão começar no dia 8 de março às 10h pelo link.

 

Informações:  (31) 3289-8910

INSCRIÇÃO CURSO PRÁTICO DE INTRODUÇÃO À PINTURA

 

O curso prático irá abordar elementos básicos do universo da pintura, passando por três tipos de técnica: têmpera, aquarela e pintura acrílica.

O curso é dividido em 3 módulos de 12h:

MÓDULO I – Têmpera

MÓDULO II – Aquarela

MÓDULO III – Acrílica

O curso oferece certificado, mediante comparecimento mínimo de 75% da carga horária.

As inscrições para seleção são gratuitas e precisam ser feitas pelo link. Os interessados precisam enviar uma carta de intenção descrevendo os motivos do seu interesse no curso e disponibilidade para participação nos dias e horários pré-definidos. Não são exigidos conhecimentos e habilidades específicos.

SERVIÇO

Dia: abril, maio e junho, sempre às terças e quintas-feiras.

Horário: 19h às 21h

Ponto de encontro: Hall entrada Casa Fiat de Cultura

Inscrições gratuitas: As inscrições vão começar no dia 7 de março às 10h e vão até o dia 25 de março às 18h pelo link (colocar na busca Casa Fiat de Cultura).

Lista de espera: As inscrições para lista de espera vão começar no dia 8 de março às 10h pelo link.

Informações:  (31) 3289-8910

ATELIÊ ABERTO DE DESENHO

 

Você gosta de desenhar? Nesta edição do Ateliê você poderá desenvolver habilidades a partir das técnicas de cores, formas e texturas que nos rodeiam. Serão utilizados o grafite e o pastel oleoso, dentre outros materiais. A criatividade e o senso de observação serão trabalhados para estimular a prática do desenho à mão livre.

 

 

 

SERVIÇO

Ateliê Aberto de Desenho

9 a 31/mar – sábados, domingos e feriados

10h30 às 12h –  desenho livre – crianças e adultos

14h às 17h – desenho de observação e composição – jovens e adultos

15 vagas por horário | Gratuito | Sem inscrição prévia

 

*Crianças com idade até 5 anos deverão ser auxiliadas pelos responsáveis durante as atividades.

*Crianças com idade até 10 anos deverão ser acompanha pelos responsáveis.

*Todos os participantes deverão vestir roupas confortáveis e apropriadas ao manuseio de tintas, colas e outros materiais.

Informações:  (31) 3289-8910

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA CASA FIAT DE CULTURA  – CARNAVAL

 

A Casa Fiat de Cultura não abrirá durante o Carnaval, de 2 a 6 de março. Não irá acontecer a missa no sábado dia 2 de março. Retornaremos nossas atividades normais a partir do dia 7 de março.

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning