Como Chegar

Abril na Casa Fiat de Cultura

OLHARES CRUZADOS – BRASIL E OTTAWA NA CASA FIAT DE CULTURA

 

A partir da visão dos fotógrafos Kazuo Okubo, brasileiro, e Daniel Stanford, canadense, a exposição conecta esses dois países em um intercâmbio cultural. O público poderá ver a diversidade das paisagens urbanas, que revelam a beleza e identidade cultural de Brasília e Ottawa. São questões estruturais, paisagísticas, arquitetônicas e até climáticas, que moldam o cotidiano e a dinâmica de seus habitantes.

A realização da exposição é da Casa Fiat de Cultura, em parceria com a Câmara de Comércio Brasil Canadá (CCBC). A mostra integra a 5ª edição da Festa da Francofonia promovida pela Aliança Francesa Belo Horizonte, Embaixada da França, do Institut Français Brasil, do Campus France Brasil, do Consulado Honorário da Suíça, do Consulado Honorário da França e do Wallonie Bruxelles International e do Governo do Canadá.

Mais informações no link.

 

SERVIÇO

Exposição Olhares Cruzados – Brasil e Canadá na Casa Fiat de Cultura                                                                                                                                                       

21 de março a 19 de maio

Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Entrada gratuita

EXPOSIÇÃO SILÊNCIOS SELETIVOS- LUIZA NOBEL NA PICCOLA GALLERIA

Intervenções como colagens e rasuras em fotos de revistas, jornais, desenhos e objetos compõem a exposição “Silêncios Seletivos” da artista visual Luiza Nobel.  Memória, consumo de conteúdo, imaginação e reflexão sobre a sociedade são discutidos em uma reconstrução do passado, a partir de novas interpretações.

Mais informações no link.

SERVIÇO

Exposição Silêncios Seletivos – Luiza Nobel na Piccola Galleria                                                                                                                                                      

9 de abril a 26 de maio

Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Entrada gratuita

O PAINEL “CIVILIZAÇÃO MINEIRA” DE CANDIDO PORTINARI

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), este é o maior painel de Candido Portinari em Minas Gerais, medindo 2,34 X 8,14 metros. Em exposição permanente, a obra conta, agora, com ficha técnica em braile, além de peças multissensoriais que fazem parte dos recursos de mediação para pessoas com deficiência visual. O painel retrata a mudança da capital mineira, da cidade de Ouro Preto para Belo Horizonte, em 12 de dezembro de 1897. Em meio à paisagem, a presença de Tiradentes e outras personalidades retoma outro marco da história do Estado: a Inconfidência Mineira (1789). Com técnica mista, têmpera e óleo, a obra é caracteristicamente modernista, sem abrir mão de fundamentos da pintura clássica. Portinari (1903 – 1962) é considerado um dos maiores artistas brasileiros do século XX, tanto por sua produção estética quanto pela atuação consciente nos âmbitos cultural e político.

A conservação do painel de Portinari foi feita pelo Grupo Oficina de Restauro, mesma equipe de especialistas que realizou a restauração da obra em 2014, quando a Casa Fiat de Cultura assumiu a salvaguarda do painel. De acordo com a coordenadora do projeto de conservação, Rosângela Reis Costa, “o exercício de avaliação e intervenção periódicas ao painel é essencial para que o trabalho original do pintor seja preservado, evitando perdas irreparáveis ou a necessidade de uma nova restauração, medida que só é tomada quando a obra já está muito danificada pelo tempo e manuseio indevido”.

 

SERVIÇO


Exposição permanente: painel Civilização Mineira, 1959 (Candido Portinari)

Horário: das 10h às 21h de terça à sexta

das 10h às 18h sábado, domingo e feriados

Entrada gratuita

QUARTAS ITALIANAS – LEONARDO DA VINCI 500 ANOS

 

A partir de abril uma série de palestras vão marcar os 500 anos da morte de Leonardo da Vinci. Considerado um dos maiores gênio da humanidade, ele se destacou em diferentes áreas do conhecimento. O Quartas Italianas, neste primeiro semestre, irá falar sobre pinturas, arquitetura, projetos e ideias desse italiano que revolucionou o mundo.

 

SERVIÇO

Quartas Italianas – Leonardo 500 anos “Arte como ciência nas pinturas de Leonardo da Vinci” com Luciano Sepulveda

Dia: 10/abril

Horário: 19h30 às 21h

Entrada gratuita, com espaço sujeito à lotação (200 lugares)

Ingressos antecipados pelo Sympla (a partir do dia 4 de abril) ou na recepção da Casa Fiat de Cultura, no dia do evento, a partir das 18h30.

 

ENCONTROS COM O PATRIMÔNIO – ESPECIAL DE PÁSCOA 

Por onde andam as tradições de Páscoa? Muito antes do chocolate, os Ovos Fabergé, que eram trocados entre as pessoas nessa época do ano, representavam vida nova e renovação das esperanças. Venha conhecer um pouco mais sobre essa tradição, que começou com os czares russos, e produzir ovos coloridos cheios de significados

 

SERVIÇO

Dia: 21/abril

Horário: 10h às 17h30

Ateliê Educativo

Informações:  (31) 3289-8910

MÚSICA NA CAPELA – TRIO MUSIK

Com o concerto “Da genialidade do classicismo ao sentimentalismo de Piazzolla”, o Trio Musik faz uma viagem cultural passando por compositores como Haydn e Beethoven, pela música do século XX de Dohnányi até chegar ao  sentimentalismo do bandoneonista Astor Piazzolla com as composições e ritmos do tango argentino.

 

SERVIÇO

Dia: 28/abril

Horário: 11h às 12h

Capela de Santana 

 

ATELIÊ ABERTO – ILUSTRAÇÃO E CALIGRAFIA ARTÍSTICA

 

Você conhece técnicas de ilustração e caligrafia? Nesta edição do Ateliê serão discutidos os princípios básicos do discurso visual e das relações entre texto, imagem e intenção. Você conhecerá às técnicas de criação de personagem, tipografia e lettering, criando trabalhos únicos e personalizados para levar para casa.

 

SERVIÇO

Ateliê Aberto de Desenho

6 a 28/abr – sábados, domingos

10h30 às 12h –  ilustração – crianças e adultos

14h às 17h – Caligrafia Artística – jovens e adultos

15 vagas por horário | Gratuito | Sem inscrição prévia

 

*Crianças com idade até 5 anos deverão ser auxiliadas pelos responsáveis durante as atividades.

*Crianças com idade até 10 anos deverão ser acompanha pelos responsáveis.

*Todos os participantes deverão vestir roupas confortáveis e apropriadas ao manuseio de tintas, colas e outros materiais.

Informações:  (31) 3289-8910

 

FORMAÇÃO DE PROFESSORES – A COR LOCAL

 

Reflexões sobre cor e paisagem na fotografia serão apresentadas para professores do ensino da rede pública e privada como ferramentas para as salas de aula. O registro e a análise das paisagens da escola e seu entorno são utilizados como forma de estimular os alunos a compartilharem memórias a partir do uso da luz e da cor. Inscrições pelo Sympla de 12 a 17/04

 

SERVIÇO

Dias: 23, 24 e 25/ abril

Horário: 19h às 21h

Ponto de encontro: Hall entrada Casa Fiat de Cultura

Inscrições gratuitas: As inscrições para seleção são gratuitas e começam no dia 12 de abril às 10h e vão até o dia 17 de abril às 18h pelo link (colocar na busca Casa Fiat de Cultura). Os interessados precisarão comprovar vínculo com uma escola pública ou privada.

Lista de espera: As inscrições para lista de espera vão começar assim que que as inscrições se esgotarem. 

 

Informações:  (31) 3289-8910

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA CASA FIAT DE CULTURA  – SEMANA SANTA

 

A Casa Fiat de Cultura não abrirá no dia 19 de abril.

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning