Encontros com o Patrimônio Online | Os Geraes de Minas: identidade e memória em Guimarães Rosa

12 de junho

Evento integra a Quinzena dos Geraes e vai apresentar detalhes da biografia do escritor e seu estilo narrativo, além de peças do acervo do Museu Casa Guimarães

A vida de João Guimarães Rosa, um dos maiores escritores do século 20, é o tema do Encontros com o Patrimônio online “Os Geraes de Minas: identidade e memória em Guimarães Rosa”, que será realizado pela Casa Fiat de Cultura, no dia 12 de junho, às 11h. O convidado desta edição é o coordenador do Museu Casa Guimarães Rosa, localizado em Cordisburgo, Ronaldo Alves, que participará de um bate-papo ao vivo com a historiadora e educadora do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, Ana Carolina Ministério. Eles vão destacar a relação entre literatura, identidade e imaginário, com foco no sertão de Minas Gerais, cenário de uma de suas obras mais conhecidas, “Grande Sertão: Veredas”. O evento, com transmissão online, integra a programação da Quinzena do Geraes, uma iniciativa do Circuito Liberdade dedicada às expressões artísticas e culturais que representam a força de Minas Gerais. A participação é gratuita, com inscrição pela Sympla

Guimarães Rosa disse que o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando”. Com uma vida de grandes transformações (e inovações), o autor deixou sua marca na literatura brasileira, ao propor novas linguagens, misturando a fala popular, a vivência no sertão e a erudição em obras ímpares. A historiadora e educadora Ana Carolina Ministério apresentará uma breve biografia do escritor, que nasceu em Cordisburgo e ganhou o mundo. Formado em Medicina, também exerceu o cargo de Diplomata, chegando a viver na Alemanha, onde conheceu sua segunda esposa, Aracy de Carvalho. Serão apresentados, ainda, detalhes do estilo narrativo e literário de suas obras. Carolina Ministério destaca que, desde cedo, Guimarães Rosa desenvolveu o gosto por ouvir histórias. Seu pai, Florduardo Rosa, o seu Fulô, era comerciante e contador de histórias. “A casa em que ele morava era em frente a uma linha de trem. Ali, ouvia relatos de viajantes e já despertava a escuta atenta para o mundo ao redor”, analisa.

No início dos anos 1930, exerce a profissão de Médico. Depois, tornou-se diplomata. Entre as mudanças de profissão (e de país), começa a sua jornada literária, com a publicação de contos na revista “O Cruzeiro”, em 1929. O primeiro livro, “Sagarana”, já apresenta o universo no sertão. Mas foi em maio de 1952 que ele começou a traçar o caminho que o consagraria como um dos principais escritores brasileiros. Acompanhado de vaqueiros e 300 cabeças de gado, cruzou 240 quilômetros na região central de Minas Gerais, anotando tudo o que via e ouvia. A experiência resultou em livros, incluindo sua obra-prima, “Grande Sertão: Veredas”, de 1956. “Guimarães Rosa ficou deslumbrado com as paisagens, que foram transfiguradas, de forma poética, em seus livros”, ressalta Carolina Ministério. “O autor traz a linguagem sertaneja para a literatura culta, cria palavras, renova a linguagem regionalista e retrata a vida do povo do sertão, que, há 60 anos era ainda mais marginalizado”, complementa.

A casa onde o escritor passou seus primeiros nove anos de vida (1908-1917) é, hoje, o Museu Casa Guimarães, entidade vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e administrado pela Diretoria de Museus (Dimus/Secult). Além do próprio imóvel, o acervo reúne mais de 700 documentos sobre a vida e a obra do escritor, objetos pessoais, máquina de escrever, móveis, obras de arte e fotografias. Durante o Encontros com o Patrimônio, o coordenador Ronaldo Alves vai apresentar peças desse acervo e as principais atividades promovidas pela instituição, como o Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, que reúne jovens para narrar textos rosianos; as ações de educação patrimonial, sempre relacionadas à obra do autor; e o Grupo Caminhos do Sertão, que promove caminhadas ecoliterárias em trajetos do sertão descritos nos livros de Guimarães.

Para Ronaldo Alves, a forma como o escritor escreve e descreve as paisagens é a sua principal marca. “Ele transformou histórias locais em obras universais. Ao abordar a vida humana e o lugar em que as pessoas vivem, criou livros atemporais.” Em relação à formação de uma nova geração de leitores bem como em dicas para quem deseja se debruçar nos textos de Guimarães, Ronaldo frisa que, embora alguns termos utilizados possam causar estranhamento, as histórias são facilmente compreendidas. “O próprio escritor aconselha a leitura em voz alta. De todo modo, é uma obra cheia de possibilidades e que pode ser interpretada em diferentes linguagens”, conclui. 

O Encontros com o Patrimônio “Os Geraes de Minas: identidade e memória em Guimarães Rosa” é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Fiat, do Banco Safra e da Usiminas, co-patrocínio do Grupo Colorado. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, do Governo de Minas e do Governo Federal, além do apoio do Programa Amigos da Casa, da Brose do Brasil e do Instituto Usiminas.  

Ronaldo Alves

Ronaldo Alves de Oliveira é licenciado em Pedagogia (1988) e História (1991), pelo Centro Universitário de Sete Lagoas (Unifemm), em Sete Lagoas (MG). Tem pós-graduação em Pedagogia pelo UNI-BH (1989). Fez o curso “Como Gerir um Museu” pela UNESCO Brasil e ICOM (2009). É artista plástico e fotógrafo. Atualmente é Coordenador do Museu Casa Guimarães Rosa,  em Cordisburgo (MG).   

Museu Casa Guimarães Rosa

Inaugurado em 1974, o Museu está instalado na casa onde o escritor João Guimarães Rosa nasceu e passou seus primeiros nove anos de vida (1908 a 1917). Um dos principais itens do seu acervo é justamente este imóvel, composto pela residência da família e pela venda mantida pelo seu pai, Florduardo Rosa, o “seu Fulô”. A venda, típico comércio do final do século XIX, tinha como público os vaqueiros que traziam as boiadas para o embarque nos trens da Central. Nessa venda o menino Joãozito conviveu com esses fregueses e pode ouvir suas pitorescas histórias, que certamente estimularam a viva imaginação do futuro escritor. O acervo conta com mais 700 peças e está disponível para apreciação do público juntamente a cenários reconstituídos cenograficamente.

A Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 60 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 16 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 3,2 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 580 mil participaram de suas atividades educativas.

SERVIÇO

Encontros com Patrimônio online | Os Geraes de Minas: identidade e memória em Guimarães Rosa
Convidado: Ronaldo Alves, coordenador do  Museu Casa Guimarães Rosa
12 de junho, das 11h às 12h30 – Bate-papo virtual
Evento gratuito, com inscrição pela Sympla

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590