Como Chegar

Maio na Casa Fiat de Cultura 2019

Exposição Luiza Nobel – Silêncios Seletivos

Intervenções como colagens e rasuras em fotos de revistas, jornais, desenhos e objetos compõem a exposição “Silêncios Seletivos” da artista visual Luiza Nobel. Memória, consumo de conteúdo, imaginação e reflexão sobre a sociedade são discutidos em uma leitura contemporânea de imagens do passado.

Mais informações no link.

 

SERVIÇO

Exposição Silêncios Seletivos – Luiza Nobel na Piccola Galleria                                                                                                                                                      

9 de abril a 26 de maio

Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Entrada gratuita

Exposição Olhares Cruzados – Brasil e Canadá

A partir da visão dos fotógrafos Kazuo Okubo, brasileiro, e Daniel Stanford, canadense, a exposição conecta esses dois países em um intercâmbio cultural. O público poderá ver a diversidade das paisagens urbanas, que revelam a beleza e identidade cultural de Brasília e Ottawa. São questões estruturais, paisagísticas, arquitetônicas e até climáticas, que moldam o cotidiano e a dinâmica de seus habitantes.

Mais informações no link.

 

SERVIÇO

Exposição Olhares Cruzados – Brasil e Canadá na Casa Fiat de Cultura                                                                                                                                                       

21 de março a 19 de maio

Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Entrada gratuita

O PAINEL “CIVILIZAÇÃO MINEIRA” DE CANDIDO PORTINARI

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), este é o maior painel de Candido Portinari em Minas Gerais, medindo 2,34 X 8,14 metros. Em exposição permanente, a obra conta, agora, com ficha técnica em braile, além de peças multissensoriais que fazem parte dos recursos de mediação para pessoas com deficiência visual. O painel retrata a mudança da capital mineira, da cidade de Ouro Preto para Belo Horizonte, em 12 de dezembro de 1897. Em meio à paisagem, a presença de Tiradentes e outras personalidades retoma outro marco da história do Estado: a Inconfidência Mineira (1789). Com técnica mista, têmpera e óleo, a obra é caracteristicamente modernista, sem abrir mão de fundamentos da pintura clássica. Portinari (1903 – 1962) é considerado um dos maiores artistas brasileiros do século XX, tanto por sua produção estética quanto pela atuação consciente nos âmbitos cultural e político.

A conservação do painel de Portinari foi feita pelo Grupo Oficina de Restauro, mesma equipe de especialistas que realizou a restauração da obra em 2014, quando a Casa Fiat de Cultura assumiu a salvaguarda do painel. De acordo com a coordenadora do projeto de conservação, Rosângela Reis Costa, “o exercício de avaliação e intervenção periódicas ao painel é essencial para que o trabalho original do pintor seja preservado, evitando perdas irreparáveis ou a necessidade de uma nova restauração, medida que só é tomada quando a obra já está muito danificada pelo tempo e manuseio indevido”.

 

SERVIÇO


Exposição permanente: painel Civilização Mineira, 1959 (Candido Portinari)

Horário: das 10h às 21h de terça à sexta

das 10h às 18h sábado, domingo e feriados

Entrada gratuita

QUARTAS ITALIANAS LEONARDO DA VINCI – O GÊNIO A SERVIÇO DA ARQUITETURA E DA HUMANIDADE

 

A  multiplicidade de talentos para as artes e para as ciências resultou em projetos, obras e planejamentos urbanos que unem beleza e funcionalidade e que representam um legado para a humanidade. Venha desvendar a mente futurista de Leonardo da Vinci com a professora de tecnologia da Fundação Torino, Ana Paula Ferreira de Souza. Essa programação faz parte da 17ª Semana Nacional de Museus.

 

SERVIÇO

Leonardo da Vinci – O gênio a serviço da arquitetura e da humanidade

Dia: 15/maio

Horário: 19h30 às 21h

Entrada gratuita, com espaço sujeito à lotação (200 lugares)

Ingressos antecipados pelo Sympla a partir do dia 9 de maio às 10h ou na recepção da Casa Fiat de Cultura, no dia do evento, a partir das 18h30.

Informações:  (31) 3289-8900

QUARTAS ITALIANAS LEONARDO DA VINCI – O PRIMEIRO CIENTISTA MODERNO

 

Visionário, inventor ou cientista moderno? Da Vinci representa o conhecimento e o know-how, a engenhosidade e a descoberta, a invenção e o pensamento livre e ilimitado que vai além de qualquer fronteira pré-estabelecida. Falar de Leonardo da Vinci é, portanto, falar de ciência e inovação e esse é o tema que será abordado pelo o professor Marco Cremona, pesquisador do Departamento de Física da PUC-Rio.

 

SERVIÇO

Quartas Italianas Leonardo da Vinci – o primeiro cientista moderno

Dia: 29/maio

Horário: 19h30 às 21h

Entrada gratuita, com espaço sujeito à lotação (200 lugares)

Ingressos antecipados pelo link a partir do dia 24 de maio às 10h ou na recepção da Casa Fiat de Cultura, no dia do evento, a partir das 18h30.

Informações:  (31) 3289-8900

MÚSICA NA CAPELA ORQUESTRA DE CÂMARA SESIMINAS

A Orquestra de Câmara SESIMINAS, com regência do maestro Marco Antônio Drumond, fará um passeio musical que começa com o clássico chorinho de Ernesto Nazareth passando por Mozart, Bach, J.Brahms e Villa-Lobos. Na segunda parte do concerto serão apresentadas canções de Duke Ellington, Chico Buarque, do grupo mineiro Skank, finalizando com Tico-tico no fubá de Zequinha de Abreu. Espaço sujeito à lotação (80 lugares).

Outras informações no link.

SERVIÇO

Dia: 26/maio

Horário: 11h às 12h

Capela de Santana 

Informações:  (31) 3289-8900

MINICURSO – DIÁLOGOS E NARRATIVAS ENTRE TRADIÇÃO E INOVAÇÃO – REFLEXÕES PARA O FUTURO


A partir das dinâmicas de figuração e abstração presentes nas obras de artistas modernistas consagrados, o minicurso apresenta o espaço museológico como o lugar onde esses processos se desenvolvem. A proposta é trabalhar as relações de rupturas e permanências presentes no modernismo brasileiro, pensar sobre possíveis diálogos entre tradição e inovação e construir uma reflexão sobre o tema que inspire o futuro. Essa programação faz parte da 17ª Semana Nacional de Museus.

 

SERVIÇO 

MINICURSO – Diálogos e narrativas entre tradição e inovação – reflexões para o futuro

Dias: 14, 15 e 16/mai

Horário: 19h às 21h

Ponto de encontro: Hall entrada Casa Fiat de Cultura

Inscrições gratuitas: As inscrições para seleção são gratuitas e começam no dia 6 de maio às 10h e vão até o dia 8 de maio às 19h pelo link (colocar na busca Casa Fiat de Cultura). Os interessados precisarão comprovar vínculo com uma escola pública ou privada.

Lista de espera: As inscrições para lista de espera vão começar assim que que as inscrições se esgotarem. 

 

Informações:  (31) 3289-8910

ENCONTROS COM O PATRIMÔNIO – MUSEU DE ARTE: DIÁLOGOS PARA O FUTURO

 

A apropriação contemporânea de materiais históricos, utilizados na exposição “Silêncios Seletivos” de Luiza Nobel, será o foco de um bate-papo descontraído sobre as várias possibilidades de diálogos entre tradição e inovação no espaço da arte. Referências de passado e presente abrem caminho para novas reflexões sobre o futuro. Essa programação faz parte da 17ª Semana Nacional de Museus.

 

SERVIÇO 

ENCONTROS COM O PATRIMÔNIO – Museu de arte: diálogos para o futuro

Dias: 18 e 19/mai

Horários: 10h30, 14h e 16h

Inscrições gratuitas: São 15 vagas por horário e não precisa de inscrição prévia. Os interessados devem chegar com 15 minutos de antecedência

Informações:  (31) 3289-8910

ATELIÊ ABERTO: ARTE DO CARTAZ

Imagem, texto e intenção. Muito além de divulgação e publicidade, alguns cartazes e pôsteres podem ser considerados verdadeiras obras de arte. Venha fazer uma experimentação artística através da imersão nessa linguagem gráfica. Os participantes terão acesso a materiais diversos para a confecção dos cartazes de forma coletiva, criativa e comunicativa.

 

SERVIÇO   

Ateliê Aberto: Arte do Cartaz

Data: 05 a 26 de maio

Horário: 10h30 e 14h

Inscrições gratuitas: São 15 vagas por horário e não precisa de inscrição prévia. Os interessados devem chegar com 15 minutos de antecedência.

Informações:  (31) 3289-8910

 

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning