Como Chegar

Caravaggio e seus Seguidores

Sobre

Prepare-se para ver a maior exposição já realizada na América do Sul do gênio que revolucionou a arte do seu tempo. De 22 de maio a 15 de julho de 2012 a Casa Fiat de Cultura apresenta a exposição Caravaggio e seus seguidores.

A mostra reúne importantes pinturas de Caravaggio e obras de grandes artistas seguidores do mestre como Orazio Gentileschi, Mattia Preti, Jusepe de Ribera e Giovanni Baglione. O agendamento de visitas orientadas para grupos e assessoria educativa podem ser feitos pelo telefone (31) 3289-8910 e e-mail agendamento1@casafiat.com.br

Confira a programação de palestras no link ao lado.

Informações

Exposição: Caravaggio e seus seguidores
Período: 22 de maio a 15 de julho de 2012
Local: Casa Fiat de Cultura – Rua Jornalista Djalma de Andrade 1.250
Belvedere/Belo Horizonte/Minas Gerais
Horários: Terça a sexta, das 10h às 21h;
Sábado, domingo e feriado, das 14h às 21h
Informações: (31) 3289-8900
www.casafiatdecultura.com.br

TRANSPORTE E ENTRADA GRATUITOS

Horários Transporte*:

Praça da Liberdade/Casa Fiat de Cultura
De terças às sextas-feiras
9h30, 12h, 13h30, 15h, 16h30, 18h e 19h30
Sábados, domingos e feriados
13h30, 15h, 16h30, 18h e 19h30

Casa Fiat/Praça da Liberdade
De terças às sextas-feiras
10h15, 12h45, 14h15, 15h45, 17h15, 18h45 e 21h
Sábados, domingos e feriados
14h15, 15h45, 17h15, 18h45 e 21h

*Transporte sujeito à lotação de 15 passageiros

Agendamento de grupos

Idade permitida a partir de 7 anos.

Grupos com idade entre 7 a 12 anos o agendamento será permitido desde que o grupo esteja acompanhado de 1 adulto responsável a cada 10 crianças.

Grupos com idade superior a 12 anos o agendamento será permitido desde que o grupo esteja acompanhado de 1 adulto responsável a cada 20 pessoas.

Visitas de grupos não agendados

Grupos com idade inferior a 7 anos será permitida a entrada desde que o grupo esteja acompanhado de 1 adulto responsável a cada 5 crianças, respeitando o critério da fila para entrada na galeria.

Grupos com idade entre 7 e 12 anos será permitida a entrada desde que o grupo esteja acompanhado de 1 adulto responsável a cada 10 crianças, respeitando o critério da fila para entrada na galeria.

Grupos com idade entre 12 e 15 anos será permitida a entrada desde que o grupo esteja acompanhado de 1 adulto responsável a cada 10 jovens, respeitando o critério da fila para entrada na galeria.

Grupos com idade acima de 15 anos será permitida a entrada desde que o grupo esteja acompanhado de 1 adulto responsável a cada 20 pessoas, respeitando o critério da fila para entrada na galeria.

Visitas avulsas

Crianças com idade até 7 anos deverão ser conduzidas pelos pais ou responsáveis durante todo o percurso da visita.

Apresentação

A Casa Fiat de Cultura atinge sua maioridade ao lograr a realização da abertura nacional da exposição “Caravaggio e seus seguidores”. Privilegiar o público mineiro na exibição do mestre inconteste do barroco é motivo de contentamento e, também, a reafirmação de um compromisso com o futuro.
O ano de 2012 assinala, assim, o cumprimento pleno de uma primeira fase de nossa história como instituição: em breve daremos um novo passo, ao assumir em parceria com o governo do Estado de Minas Gerais, através da Secretaria Estadual de Cultura, a nossa nova localização no Circuito Cultural Praça da Liberdade, no Palácio dos Despachos.
Em meio a tantos agradecimentos devidos, resgatamos nosso dever de dirigir ao público mineiro o nosso especial reconhecimento, por ter feito do nosso trabalho uma renovada alegria.

José Eduardo de Lima Pereira
Presidente da Casa Fiat de Cultura

Palestras

Programação

23/05 – 19h30
Palestra: Caravaggio – Fundador do realismo moderno
Palestrante: Luciano Migliaccio, professor doutor da Universidade de São Paulo
Sinopse: Os estudos do historiador da arte italiano Roberto Longhi, já na primeira metade do século XX, indicaram na obra de Caravaggio uma das raízes do realismo moderno. A historiografia atual parece ter dedicado menor atenção às inovações da representação da forma plástica introduzidas pelo pintor, voltando-se mais para os aspectos iconográficos e biográficos da sua produção. Através de um percurso entre algumas das principais obras do artista e de alguns dos seus colaboradores, a palestra visa ilustrar a decisiva ruptura estilística representada pela pintura do mestre.

30/05 – 19h30
Palestra: A Presença no Brasil de Caravaggio e seus seguidores
Palestrante: Fábio Magalhães, museólogo, crítico e curador
Sinopse: Será abordada a presença de Caravaggio e caravaggistas em coleções públicas e em exposições realizadas na Itália e no Brasil, bem como as influências do artista na arte contemporânea brasileira, em especial na obra de Luiz Henrique Schwanke. Será discutida também a repercussão internacional da exposição realizada em 1951 pelo historiador Roberto Longhi, responsável por colocar Caravaggio como o grande artista que conhecemos hoje.

15/06 – 19h30
Palestra: Pesquisas e descobertas de Roberto Longhi, principal biógrafo de Caravaggio
Palestrante: Lorenzo Mammi, professor da Universidade de São Paulo
Sinopse: A fortuna de Caravaggio no século XX dependeu em grande parte de Roberto Longhi, que se dedicou ao artista ao longo de toda sua vida, desde sua tese de doutorado, em 1911, até a monografia escrita em 1968 e recém publicada no Brasil. Ao abordar a figura de Caravaggio no começo do século XX, Longhi levantou o problema do valor de uma poética realista, na contramão do debate contemporâneo, centrados em temas como a autonomia da arte e os princípios da visibilidade pura.

04/07 – 19h30
Palestra: Caravaggio, Michelangelo e os modelos antigos
Palestrante: Luiz Marques, historiador e professor da Universidade Estadual de Campinas
Sinopse: Desde sua recepção em seu próprio século, mas sobretudo a partir de seu revival moderno, Caravaggio foi com frequência criticado (ou elogiado) por seu alheamento, quando não por sua agressiva irreverência, em relação aos modelos herdados dos grandes mestres do século XVI e da Antiguidade. Desde os anos 1990, diversas pesquisas permitem precisar e situar de modo mais equilibrado as relações entre sua poética e a tradição clássica. Esta palestra tem por objetivo propor uma rápida incursão nas questões atinentes a tais relações.

Entrada sujeita à lotação do auditório – 200 lugares

Educativo

O programa educativo da exposição Caravaggio e seus seguidores está baseado na pergunta: “como se constrói conhecimento social?”. Estudantes, professores e o público serão os protagonistas da visita. Construirão suas próprias opiniões a partir de abordagens sugeridas pelos educadores, em uma experiência dinâmica, que possibilitará investigações pessoais ou em grupos, com materiais pedagógicos provocadores. Os educadores do programa apontarão questões estéticas, sociais, políticas e antropológicas, para despertar a curiosidade intelectual de todos e para que se estabeleça uma conversação cultural, uma rede de conhecimentos poética e não lógica.

O agendamento para grupos, escolas e assessoria ao professor poderá ser feito pelo telefone (31) 3289-8910 ou agendamento@casafiat.com.br. Além das visitas de grupos e instituições, o Programa Educativo oferece também visitas temáticas para o público e para as famílias nos finais de semana, sem necessidade de agendamento.

VISITE A EXPOSIÇÃO SOZINHO, COM SEUS AMIGOS OU COM SUA FAMÍLIA, DURANTE A SEMANA OU NOS FINS DE SEMANA. É UM PROGRAMA DIFERENTE, LEGAL E INTERESSANTE. VOCÊ PODERÁ TROCAR IDEIAS COM OS EDUCADORES AO PARTICIPAR DA PROGRAMAÇÃO DE VISITAS TEMÁTICAS OU PARA AS FAMÍLIAS.

VISITAS TEMÁTICAS PARA O PÚBLICO ESPONTÂNEO
Se vier sozinho ou com amigos, você poderá visitar a exposição com a orientação dos educadores, durante a semana e nos fins de semana. Eles pesquisaram diversos temas interessantes, que serão expressos em uma linguagem informal e clara, para possibilitar uma conversa agradável com o público. Veja abaixo os temas abordados e fique à vontade para trocar opiniões com os educadores, que terão prazer em ouvi-lo:

  1. As histórias e os relatos bíblicos e mitológicos dos personagens de Caravaggio e de seus seguidores.
  2. O contexto histórico da vida de Caravaggio nos séculos XVI e XVII.
  3. A vida e a obra de Caravaggio e de seus seguidores.
  4. A influência de Caravaggio em seus seguidores: Artemisia Gentileschi, Bartolomeo Cavarozzi, Giovanni Baglione, Giovanni Battista Caracciolo, Hendrick van Somer, Jusepe de Ribera, Leonello Spada, Mattia Preti, Orazio Borgianni, Orazio Gentileschi, Orazio Riminaldi, Simon Vouet, Tommaso Salini e Valentin de Boulogne.

QUANDO: Durante a semana e nos fins de semana, grupos de visitantes serão formados na porta da galeria da exposição. Confira os temas e horários no Balcão do Programa Educativo.

VISITAS PARA AS FAMÍLIAS

Imagine um programa diferente para o fim de semana com sua família: Modelo vivo pela TV e O Corpo em Caravaggio e seus seguidores. A visita começa no espaço expositivo e termina com atividades práticas no ateliê. Outras atividades serão realizadas com proposições dos educadores.

QUANDO: Sábados e domingos, às 15h e às 17h, com duração de 1h30. Informe-se melhor no Balcão do Programa Educativo.

Acessibilidade

A exposição oferece atendimento a pessoas com deficiência visual, por meio de audiodescrições das obras expostas, material em Braille, gravações em CDs, visitas orientadas e atividades educativas.
Será disponibilizado intérprete de Libras para o atendimento a grupos de pessoas com deficiência auditiva, agendados para as visitas orientadas e para as palestras.
Os espaços expositivos e as demais dependências da Casa Fiat de Cultura possuem acessibilidade para usuários de cadeiras de rodas e para pessoas com mobilidade reduzida.

COMO AGENDAR: Entre em contato com Vinícius Mattoso pelo [31] 3289-8910 ou agendamento1@casafiat.com.br

Material Complementar

Clique aqui para visualizar!

 

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning