Como Chegar

Junho na Casa Fiat de Cultura

OS GIGANTES DA MONTANHA: DO TEATRO AOS QUADRINHOS

A força da narrativa de Pirandello na peça “Os Gigantes da Montanha” ganha nova leitura na exposição “Do teatro aos quadrinhos”. Os figurinos, a música e o processo criativo para transformar o sucesso do espetáculo teatral do Grupo Galpão em uma HQ estarão em destaque. A mostra marca também o lançamento da primeira HQ deste clássico da literatura.

Mais informações no link.

 

SERVIÇO


Exposição  Os Gigantes da Montanha – Grupo Galpão em: Do teatro aos quadrinhos na Casa Fiat de Cultura

Data: 4/jun a 14/jul

Horário: das 10h às 21h de terça à sexta

das 10h às 18h sábado, domingo e feriados

Entrada gratuita

 

 

EXPOSIÇÃO TUDO É ECO NO UNIVERSO – AUGUSTO FONSECA NA PICCOLA GALLERIA

Uma releitura do mito de Narciso será apresentada na exposição “Tudo é eco no universo”, do artista plástico Augusto Fonseca. São 12 obras, entre aquarelas, desenho e objeto, que provocam reflexões de autoconhecimento e trazem um olhar sobre um Narciso que está adoecido, como forma de representar a atual sociedade em que vivemos. Ao invés do culto à imagem pela imagem, a proposta é despertar uma experiência introspectiva.

Mais informações no link.

SERVIÇO


Exposição  Exposição Tudo é eco no universo – Augusto Fonseca na Piccola Galleria

Data: 30/mai a 21/jul

Horário: das 10h às 21h de terça à sexta

das 10h às 18h sábado, domingo e feriados

Entrada gratuita

 

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), este é o maior painel de Candido Portinari em Minas Gerais, medindo 2,34 X 8,14 metros. Em exposição permanente, a obra conta, agora, com ficha técnica em braile, além de peças multissensoriais que fazem parte dos recursos de mediação para pessoas com deficiência visual. O painel retrata a mudança da capital mineira, da cidade de Ouro Preto para Belo Horizonte, em 12 de dezembro de 1897. Em meio à paisagem, a presença de Tiradentes e outras personalidades retoma outro marco da história do Estado: a Inconfidência Mineira (1789). Com técnica mista, têmpera e óleo, a obra é caracteristicamente modernista, sem abrir mão de fundamentos da pintura clássica. Portinari (1903 – 1962) é considerado um dos maiores artistas brasileiros do século XX, tanto por sua produção estética quanto pela atuação consciente nos âmbitos cultural e político.

A conservação do painel de Portinari foi feita pelo Grupo Oficina de Restauro, mesma equipe de especialistas que realizou a restauração da obra em 2014, quando a Casa Fiat de Cultura assumiu a salvaguarda do painel. De acordo com a coordenadora do projeto de conservação, Rosângela Reis Costa, “o exercício de avaliação e intervenção periódicas ao painel é essencial para que o trabalho original do pintor seja preservado, evitando perdas irreparáveis ou a necessidade de uma nova restauração, medida que só é tomada quando a obra já está muito danificada pelo tempo e manuseio indevido”.

 

SERVIÇO


Exposição permanente: painel Civilização Mineira, 1959 (Candido Portinari)

Horário: das 10h às 21h de terça à sexta

das 10h às 18h sábado, domingo e feriados

Entrada gratuita

QUARTAS ITALIANAS LEONARDO DA VINCI – A ENGENHOSIDADE DE SUAS CRIAÇÕES

Equipamento de mergulho, princípios do helicóptero, paraquedas. Essas e outras invenções são produtos da engenhosidade mental de Leonardo da Vinci. O italiano fez da observação de seu entorno a base para a engenharia. Suas criações solucionaram questões que inquietavam pesquisadores da época e, até hoje, interessam pela atualidade dos temas. Venha saber mais sobre esses projetos com o professor Lapo Gori.

 

SERVIÇO


Quartas Italianas Leonardo da Vinci – Projetos e ideias

Data: 26/jun

Horário: 19h30 às 21h

Espaço multiuso

Entrada gratuita

Inscrições  pelo Sympla (17/06 a 19/06 ou até esgotarem as vagas)
https://www.sympla.com.br/quartas-italianas–leonardo-da-vinci—a-engenhosidade-de-suas-criacoes__550520

APRESENTAÇÃO MUSICAL LUIZ ROCHA 

 

As músicas da peça teatral “Os Gigantes da Montanha”, do Grupo Galpão, ganham uma nova interpretação na apresentação musical de Luiz Rocha. O ator, compositor e cantor, interpretará as canções deste espetáculo que já alcançou um público de mais de 170 mil pessoas. Serão apresentadas também as histórias sobre o repertório do EP Rastro Quente e do álbum Ar, e músicas de artistas nacionais. Espaço sujeito a lotação (80 lugares).

 

SERVIÇO


Apresentação Musical Luiz Rocha

Data: 16/jun

Horário: 11h às 12h

Capela de Santana

Entrada gratuita

FORMAÇÃO DE PROFESSORES – HQ E A ARTE SEQUENCIAL NA SALA DE AULA

Professores das redes pública e privada são convidados a participar do curso de formação “HQ e a Arte Sequencial na sala de aula”. Os participantes serão estimulados a elaborar estratégias para desenvolver a prática dos quadrinhos em sala de aula e provocar um olhar mais crítico sobre essa linguagem artística.

 

SERVIÇO

Formação de Professores – HQ e a Arte Sequencial na sala de aula

Data: 25, 26 e 27/jun

Horário: 19h às 21h

Ateliê educativo

Inscrições pelo Sympla (14 a 19/06 ou até esgotarem as vagas)
https://www.sympla.com.br/formacao-de-professores—hq-e-a-arte-sequencial-na-sala-de-aula__550478

Entrada gratuita

ENCONTROS COM O PATRIMÔNIO – FESTA JUNINA

As origens multiculturais das festas juninas e as especificidades dessa popular tradição no Brasil serão abordadas em um divertido encontro. Muita cor, criatividade e colaboração para produzir cartuchos de doces decorados, um dos elementos típicos das festividades que colorem o interior do país.

 

SERVIÇO

Encontros com o patrimônio – Festa Junina

Data: 23/jun

Horário: 10h30, 14h e 16h

Ateliê educativo

 

Entrada gratuita

Informações:  (31) 3289-8910

ATELIÊ ABERTO – ZINE 

Você sabe o que é um fanzine? O nome surge da contração de duas palavras inglesas (fanatic e magazine) e significa, literalmente, “revista do fã”. E você, é fã de quê? Que tal fazer a sua “zine” com diversos materiais durante o Ateliê Aberto da Casa Fiat de Cultura? Esperamos por você.

 

SERVIÇO

Ateliê Aberto – Zine

Data: 1 a 30/jun

Horário: 10h30 e 14h

Ateliê educativo

 

Entrada gratuita

Informações:  (31) 3289-8910

MÚSICA NA CAPELA – ARS NOVA 

O Coral Ars Nova, com regência de Lincoln Andrade, irá apresentar o concerto: “De 2 em 2: um breve passeio pela história da música coral”. No repertório, serão apresentadas duplas de obras que passam por estilos de diversos períodos e escolas (Renascença, Barroco, Clássico, Romântico, Impressionista), músicas dos séculos XX e XXI, além de canções brasileiras. Espaço sujeito a lotação (80 lugares).

 

SERVIÇO

Música na Capela – Ars Nova 

Data: 30/jun

Horário: 11h às 12h

Capela de Santana

Entrada gratuita

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning