Como Chegar

Música na Capela – Ars Nova

MÚSICA NA CAPELA – ARS NOVA 

O Ars Nova – Coral da UFMG é referência nacional e internacional de canto coral, ao representar a cultura brasileira e a Universidade Federal de Minas Gerais nos inúmeros eventos em que participa. No próximo dia 30 de junho, o grupo se apresenta na Capela de Santana, nos jardins da Casa Fiat de Cultura, com o concerto “De 2 em 2: um breve passeio pela história da música coral”. A apresentação integra o programa Música na Capela, com entrada gratuita, sujeita a lotação (80 lugares).

 

O concerto terá regência do maestro Lincoln Andrade, que integra o Ars Nova – Coral da UFMG desde 2016.  O repertório vai passear por estilos de diversos períodos e escolas (Renascença, Barroco, Clássico, Romântico, Impressionista), e por músicas dos séculos XX e XXI, além de canções brasileiras.

 

O Ars Nova – Coral da UFMG dará início à apresentação com uma dupla de obras renascentistas: Matona mia cara, de Orlando di Lasso, e Si ch’io vorrei morire, de Cláudio Monteverdi. Em seguida, o coral apresenta Stabat Mater, de Domenico Scarlatti, e Jesu, meine Freude, de Johann Sebastian Bach. O repertório ainda inclui Mozart, Schubert e Brahms, além de releituras de Muié Rendera, de Marlos Nobre, e um medley de Milton Nascimento.

 

O maestro Lincoln Andrade ressalta que o concerto tem proposta bastante didática, ao explorar dados e curiosidades sobre as obras e exemplificar como os instrumentos ajudam a construir cada música. “Fazemos mais que uma apresentação musical. Interagimos com nosso público, propondo conversa aberta, que, ao mesmo tempo em que prima pela excelência, busca uma linguagem simples e acessível.”

 

O concerto “De 2 em 2: um breve passeio pela história da música coral” foi criado com exclusividade para o Música na Capela, e faz uma síntese da história da música e de obras que, em algum momento, fizeram parte do repertório do Ars Nova. “Estamos completando 60 anos em 2019 e esses concertos temáticos fortalecem nossa conexão com as pessoas. Estamos atraindo um público muito bom, inclusive uma plateia mais jovem, que tem se interessado por esse tipo de música e por nossa proposta de concerto didático”, explica Andrade.

 

O projeto Música na Capela é realizado pela Casa Fiat de Cultura e pelo Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio de Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Fiat Chrysler Finanças e do Banco Safra, e apoio institucional do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), do Governo de Minas e do Governo Federal. O objetivo é ampliar a formação musical do público, com apresentações de corais e grupos de câmara, sempre com repertório diversificado e acesso gratuito.

 

SERVIÇO

Música na Capela – Ars Nova 

Data: 30/jun

Horário: 11h às 12h

Capela de Santana

Entrada gratuita

Lincoln Andrade nasceu em Leopoldina (MG), mas foi em Brasília que iniciou os estudos musicais e começou a carreira como professor e maestro. Com doutorado em Regência pela University os Kansas (EUA), mestrado em Regência pela University of Wyoming (EUA) e licenciatura em Música pela Universidade de Brasília, ele já regeu concertos em diversos países: Alemanha, Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, Grécia, Hungria, Paraguai, Polônia, Portugal e Turquia. Além disso, atuou como professor e diretor de escolas de música no Brasil e no exterior.

 

Em 1994, foi premiado com medalhas de prata e ouro nas categorias coro misto e coro folclore, no Festival Internacional de Coros de Atenas, na Grécia, como regente titular do Madrigal de Brasília. Em 2004, foi novamente premiado, no mesmo festival, com a medalha de ouro, como maetro titular do Coral de Brasília. Desde 2016, é regente do Ars Nova e busca ampliar a área de atuação do coral, ao divulgar compositores brasileiros e repertórios de compositores internacionais considerados inéditos no território brasileiro.

O Ars Nova foi fundado em 1959 e é uma referência em canto coral no Brasil e no mundo. De 1962 a 2004, quando esteve sob a regência do maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca, o grupo ganhou inúmeros prêmios e condecorações em festivais nacionais e internacionais, tendo realizado 1500 apresentações no Brasil e em mais 17 países. Em 2013, o Ars Nova – Coral UFMG retomou as atividades, após pausa de cinco anos, sob regência e coordenação da maestrina Iara Fricke Matte, com o objetivo de democratizar a arte coral e internacionalizar a música coral brasileira.

 

Atualmente regido pelo maestro Lincoln Andrade, o grupo incentiva a produção de novas obras para coral e busca incentivar a escuta de músicas de nosso tempo, com o registro de uma leitura atual do movimento coral mundial. O Ars Nova-Coral da UFMG está vinculado à Escola de Música da UFMG e atua como coro semiprofissional oficial da universidade. Atualmente, a sede está localizada no Conservatório de Música da UFMG, em Belo Horizonte.

Música na Capela com o Ars Nova – Coral da UFMG

Casa Fiat de Cultura

Praça da Liberdade, 10

30 de junho de 2019, das 11h às 12h

Entrada gratuita

Horário de funcionamento da Casa Fiat de Cultura: terça a sexta, das 10h às 21h – Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

 

Informações

 

(31) 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br

casafiat@fcagroup.com

facebook.com.br/casafiatdecultura

Instagram: @casafiatdecultura

Twitter: @casafiat

www.circuitoculturalliberdade.com.br

  1. Matona mia cara – Orlando di Lasso
  2. Si ch’io vorrei morire – Cláudio Monteverdi
  3. Stabat Mater – Domenico Scarlatti
  4. Jesu, meine Freude – Johann Sebastian Bach
  5. Die Beredsamkeit – Joseph Haydn
  6. Ave, verum corpus – Wolfgang Amadeus Mozart
  7. Lebenslust – Franz Schubert
  8. O Schöne Nacht, opus 92, no.1 – Johannes Brahms
  9. Nicotette – Maurice Ravel
  10. Les tisserands – Francis Poulenc
  11. Ubi Caritas – Ola Gjeilo
  12. My flight for heaven – Blake Henson
  13. Muié Rendera – Marlos Nobre
  14. Medley Milton Nascimento
Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning