Como Chegar

Julho na Casa Fiat de Cultura

OS GIGANTES DA MONTANHA: DO TEATRO AOS QUADRINHOS

A força da narrativa de Pirandello na peça “Os Gigantes da Montanha” ganha nova leitura na exposição “Do teatro aos quadrinhos”. Os figurinos, a música e o processo criativo para transformar o sucesso do espetáculo teatral do Grupo Galpão em uma HQ estarão em destaque. A mostra marca também o lançamento da primeira HQ deste clássico da literatura.

Mais informações no link.

 

SERVIÇO


Exposição  Os Gigantes da Montanha – Grupo Galpão em: Do teatro aos quadrinhos na Casa Fiat de Cultura

Data: até 14/jul

Horário: das 10h às 21h de terça à sexta

das 10h às 18h sábado, domingo e feriados

Entrada gratuita

 

 

EXPOSIÇÃO TUDO É ECO NO UNIVERSO – AUGUSTO FONSECA NA PICCOLA GALLERIA

Uma releitura do mito de Narciso será apresentada na exposição “Tudo é eco no universo”, do artista plástico Augusto Fonseca. São 12 obras, entre aquarelas, desenho e objeto, que provocam reflexões de autoconhecimento e trazem um olhar sobre um Narciso que está adoecido, como forma de representar a atual sociedade em que vivemos. Ao invés do culto à imagem pela imagem, a proposta é despertar uma experiência introspectiva.

Mais informações no link.

SERVIÇO


Exposição  Exposição Tudo é eco no universo – Augusto Fonseca na Piccola Galleria

Data: até 21/jul

Horário: das 10h às 21h de terça à sexta

das 10h às 18h sábado, domingo e feriados

Entrada gratuita

 

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), este é o maior painel de Candido Portinari em Minas Gerais, medindo 2,34 X 8,14 metros. Em exposição permanente, a obra conta, agora, com ficha técnica em braile, além de peças multissensoriais que fazem parte dos recursos de mediação para pessoas com deficiência visual. O painel retrata a mudança da capital mineira, da cidade de Ouro Preto para Belo Horizonte, em 12 de dezembro de 1897. Em meio à paisagem, a presença de Tiradentes e outras personalidades retoma outro marco da história do Estado: a Inconfidência Mineira (1789). Com técnica mista, têmpera e óleo, a obra é caracteristicamente modernista, sem abrir mão de fundamentos da pintura clássica. Portinari (1903 – 1962) é considerado um dos maiores artistas brasileiros do século XX, tanto por sua produção estética quanto pela atuação consciente nos âmbitos cultural e político.

A conservação do painel de Portinari foi feita pelo Grupo Oficina de Restauro, mesma equipe de especialistas que realizou a restauração da obra em 2014, quando a Casa Fiat de Cultura assumiu a salvaguarda do painel. De acordo com a coordenadora do projeto de conservação, Rosângela Reis Costa, “o exercício de avaliação e intervenção periódicas ao painel é essencial para que o trabalho original do pintor seja preservado, evitando perdas irreparáveis ou a necessidade de uma nova restauração, medida que só é tomada quando a obra já está muito danificada pelo tempo e manuseio indevido”.

 

SERVIÇO


Exposição permanente: painel Civilização Mineira, 1959 (Candido Portinari)

Horário: das 10h às 21h de terça à sexta

das 10h às 18h sábado, domingo e feriados

Entrada gratuita

ATELIÊ ABERTO – ZINE 

Você sabe o que é um fanzine? O nome surge da contração de duas palavras inglesas (fanatic e magazine) e significa, literalmente, “revista do fã”. E você, é fã de quê? Que tal fazer a sua “zine” com diversos materiais durante o Ateliê Aberto da Casa Fiat de Cultura? Esperamos por você.

 

SERVIÇO

Ateliê Aberto – Zine

Data: 6 a 7 e 13 a 14 de julho

Horário: 10h30 e 14h

Ateliê educativo

 

Entrada gratuita

Informações:  (31) 3289-8910

ATELIÊ ABERTO | ORIGAMI – BICHOS DE PAPEL

Essa técnica secular japonesa transforma o simples papel em diferentes objetos e seres a partir da dobradura sem usar cola ou tesoura. O origami vai além de uma atividade lúdica: com ele é possível melhorar e expandir o raciocínio lógico e a coordenação motora, em crianças e adultos. No ateliê de férias, os participantes serão convidados a criar pássaros, borboletas, ratos, leões, raposas, sapos e morcegos com a técnica de origami.

SERVIÇO

Ateliê Aberto – Origami

Data: 17 a 21 e 24 a 28 de julho

Horário: 10h30, 14h e 16h

Ateliê educativo

 

Entrada gratuita

Informações:  (31) 3289-8910

BATE-PAPO | MOVIMENTOS CRIATIVOS

Para transformar o espetáculo do Grupo Galpão em uma HQ, a história de Pirandello foi adaptada e roteirizada pela atriz Inês Peixoto e pelo ilustrador Carlos Avelino. Foram cerca de 10 mil horas de criação e produção e 120 rafes para transpor um espetáculo de 85 minutos em 94 páginas de histórias em quadrinhos. No bate-papo, os processos e percursos criativos serão revelados

Mais informações no link

SERVIÇO

Data: 2/julho

Horário: 19h30 às 21h

Hall de entrada

Entrada gratuita

NOTURNOS NOS MUSEUS

Já pensou em aproveitar a noite de sexta-feira para um programa cultural? Vem aí o Noturno nos Museus, e a Casa Fiat de Cultura ficará aberta até às 22h, para que você possa fazer uma visita mediada, com os nossos educadores, às duas exposições que estão abertas. Uma oportunidade também para aproveitar as delícias do cardápio do Café da Casa. Veja a programação completa em: www.noturnonosmuseus.pbh.gov.br

SERVIÇO

Data: 5/julho

Horário: aberto até as 22h

Visitas mediadas das 18h às 21h

Entrada gratuita

 

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning