Como Chegar

Setembro na Casa Fiat de Cultura

BELEZA EM MOVIMENTO – ÍCONE DO DESIGN ITALIANO

A originalidade e a elegância visionária do design italiano no século XX diferenciaram sua estética do resto do mundo. De 13 de agosto a 3 de novembro de 2019, em Belo Horizonte, a ousadia das formas deste design, sua história, grandes marcos, reverberações no presente e inspirações para o futuro serão apresentadas na exposição “Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano na Casa Fiat de Cultura”. A mostra é inédita e reúne rico e impressionante acervo composto por mais de 100 peças, entre obras de arte, automóveis, objetos e instalações multimídia.

A exposição apresentará cinco importantes ícones do design de automóveis: Casas Bertone; Zagato, que este ano celebra seu centenário; Touring Superleggera; Pininfarina; e Giugiaro – que pautaram uma nova estética de formas entre as décadas de 1910 e 1960.
Serão mostradas verdadeiras obras de arte sobre rodas que emocionam com suas formas perfeitamente esculpidas, fruto da genialidade e dos traços velozes e precisos das grandes casas e designers italianos que trazem toda a sua beleza e encanto para esta mostra.

Uma das esculturas considerada a obra-prima do artista italiano Umberto Boccioni, Formas Únicas de Continuidade no Espaço, de 1913, estará na mostra, contextualizando o movimento futurista. Também marcam presença nomes como Emilio Vedova, Giulio Turcato, Pietro Consagra e Lúcio Fontana; além de imagens de ambientação do designer Gio Ponti, e peças de ousados projetos, como o puff Pratone, em formato de grama; a poltrona UP5, de Gaetano Pesce; e o sofá Bocca, do Studio 65.

A exposição, que tem curadoria de Peter Fassbender, Head Design Center LATAM FCA, com a colaboração da arquiteta italiana Maddalena D’Alfonso, ainda oferecerá ao público ambientes multimídias e imersivos dedicados ao cinema italiano – uma referência à atmosfera artística e de costumes do século XX –, e à beleza do ronco dos motores – o que traz à tona as relações de afeto que estabelecemos com os objetos que povoam nossas memórias e identidades. 

Percorrer os espaços da exposição “Beleza em Movimento – Ícones do design italiano na Casa Fiat de Cultura” é aceitar o convite à reflexão sobre a essência do design italiano, sua história e sua capacidade atemporal de se fortalecer, como referência global, ao traduzir o belo e o movimento.

SERVIÇO

Exposição Beleza em Movimento – ícones do design italiano

Data: até 3 de novembro 

Horário: das 10h às 21h de terça à sexta

das 10h às 18h sábado, domingo e feriados

Entrada gratuita

Informações:  (31) 3289-8900

PALESTRA – O FUTURO DO DESIGN É FEMININO

Se no passado a presença feminina na história do design é escassa, o futuro está sendo feito por elas. O público vai conhecer, na palestra com Coral Michelin, coordenadora de projetos e professora de Design Ecossistêmico do Istituto Europeo di Design (IED), o trabalho das mulheres que contribuíram com o design italiano, tema da exposição Beleza em Movimento, e daquelas que, hoje e ao redor do mundo, estão criando uma prática projetual voltada para a colaboração, o bem-estar e a sustentabilidade. Espaço sujeito a lotação. (200 lugares)

 

SERVIÇO

Data: 11 de setembro 

Horário: das 19h30 às 21h

Espaço Multiuso

Ingresso: Pela Sympla

Entrada gratuita

Informações:  (31) 3289-8900

 

QUARTAS ITALIANAS | CINEMA NOSTRO – A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA ITALIANA

O cinema italiano é tema das palestras de setembro, outubro e novembro do programa Quartas Italianas. Grandes clássicos, diretores ícones e a Itália como cenário para contar histórias. Pablo Villaça, crítico de cinema e diretor do “Cinema em Cena”, irá falar sobre a linguagem cinematográfica italiana que marcou gerações.

 

SERVIÇO

Data: 18 de setembro 

Horário: das 19h30 às 21h

Espaço Multiuso

Ingresso: Pela Sympla: em breve

Entrada gratuita

Informações:  (31) 3289-8900

PALESTRA – ARQUITETURA DA EXPOSIÇÃO: DO PROJETO À MONTAGEM


Os arquitetos Paulo Waisberg e Clarissa Neves vão falar sobre a expografia da exposição Beleza em Movimento – ícones do design italiano. A partir de estudos, um espaço é construído por três elementos básicos: o conteúdo, a ideia e a forma que, juntos, geram a experiência estética do público dentro de uma exposição. Espaço sujeito a lotação (200 lugares). Essa programação faz parte da 13ª Primavera dos Museus.

SERVIÇO

Data: 26 de setembro 

Horário: das 19h30 às 21h

Espaço Multiuso

Ingresso: Pela Sympla

Entrada gratuita

Informações:  (31) 3289-8900

MÚSICA NA CAPELA – MINAS BARROCA


O grupo Minas Barroca, com regência de Guilherme Matozinhos da Silva, fará uma apresentação que vai encantar os apreciadores do estilo barroco. O repertório faz uma síntese da música italiana de compositores dos séculos XVI a XVIII. Destaque para duas obras e um dueto de Giovanni Battista Pergolesi (1710 – 1736). Espaço sujeito a lotação (80 lugares). 

 

SERVIÇO

Data: 29 de setembro 

Horário: das 10h às 12hh

Capela Santana | Jardins da Casa Fiat de Cultura

Entrada gratuita

Informações:  (31) 3289-8900

ATELIÊ ABERTO | ESCULTURAS EM PAPEL – DOBRAS, RECORTES E VOLUMETRIA


Peças tridimensionais feitas em papel. Inspirado nos trabalhos dos artistas Amílcar de Castro e Franz Weissmann, os participantes do Ateliê Aberto irão experimentar novas formas para objetos a partir das técnicas de dobra, recorte e volumetria.

 

SERVIÇO

Data: 7 de setembro a 29 de setembro

Horário: 10h30 e 14h

sábados, domingos e feriados

Ateliê educativo

Entrada gratuita

Informações:  (31) 3289-8910

ENCONTROS COM O PATRIMÔNIO | A INFLUÊNCIA ITALIANA NA ARQUITETURA DE BELO HORIZONTE

Baseado no conceito Museu Fora do Museu, o Encontros com o Patrimônio abordará a influência italiana no comércio, na indústria, na construção civil e na arquitetura de Belo Horizonte. O trajeto seguirá pelo edifício do Minas Tênis Clube, assinado pelo arquiteto Raffaello Berti, passando pela antiga Secretaria de Estado de Segurança e Assistência Pública (atual CCBB), de Luiz Signorelli, finalizando no Palacete Dantas, projetado por Luiz Olivieri. Inscrições pela sympla.

 

SERVIÇO

Data: 28 de setembro

Horário: 10h às 12h

Entrada gratuita

Jardins da Casa Fiat de Cultura

Informações:  (31) 3289-8910

FORMAÇÃO DE PROFESSORES | INVENTANDO MODA: O DESIGN ITALIANO COMO REFERÊNCIA DE MEDIAÇÃO NOS DIÁLOGOS ENTRE PASSADO, PRESENTE E FUTURO.

As influências do design italiano serão trabalhadas pedagogicamente, em formato colaborativo, com os professores. Eles serão estimulados a criar projetos que visem apurar o olhar dos alunos para identificar as principais referências visuais, permitindo a apropriação conceitual de espaços e incentivando-os a se tornarem agentes transformadores das cidades do futuro. Essa programação faz parte da 13ª Primavera dos Museus. Inscrições pela sympla.

SERVIÇO

Data: 24, 25 e 26 de setembro

Horário: 19h às 21h

Ateliê educativo

Inscrição: dia 13 de setembro

Participação  gratuita

Informações:  (31) 3289-8910

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning