Como Chegar

Palestra Design dos Desejos

PALESTRA DESIGN DOS DESEJOS

A evolução do design de carros italianos entre os anos cinquenta e setenta será apresentada na palestra da Maddalena D’Alfonso, que colaborou com a curadoria da exposição Beleza em Movimento – ícones do design italiano. A atividade das cinco principais casas de design  – Zagato, Bertone, Superleggera Touring, Giugiaro, Pininfarina – está relacionada a alguns dos grandes designers da época, incluindo – Gio Ponti, Gae Aulenti, Achille Castiglioni, Vico Magistretti, Joe Colombo, Marco Zanuso, Superstudio, Gaetano Pesce – cujas criações se tornaram ícones dos feitos na Itália.

A narração da concepção e produção desses carros emblemáticos será acompanhada de uma análise aprofundada do contexto cultural e visual que acompanhou sua realização, com o objetivo de enfatizar as influências e relações entre as disciplinas, com especial atenção à arte, arquitetura, design e gráficos. A jornada pela cultura visual da Itália após a Segunda Guerra Mundial descreverá, através das criações de seus protagonistas, a recorrência de formas e estilos na transição para a vida contemporânea e uma nova maneira de conceber a vida cotidiana combinando funcionalidade e estética.

A palestra acontece no dia 01 de outubro das 19h30 às 21h no espaço multiuso. Os ingressos antecipados podem ser retirados no link ou na recepção da Casa Fiat de Cultura no dia da palestra. Entrada gratuita.

Maddalena D’Alfonso

A italiana Maddalena d’Alfonso é arquiteta, ensaísta e pesquisadora. Habilitada como professora licenciada em 2017, depois do doutorado cum laude, em 2004, realizou cursos no IADE em Portugal e no Politecnico di Milano. Sua capacidade de combinar pesquisa com cultura museográfica tem sido aplicada à concepção e desenho de exposições e projetos culturais. Em 2019 ela se tornou membro do ICAMT (Comitê Internacional para Arquitetura e Técnicas de Museus) e ICOM (Conselho Internacional de Museus).

 

Seu método inovador de investigação interdisciplinar decorre do interesse na análise teórica e visual da arquitetura, arte, fotografia e paisagem, ligadas à história e atualidade da disciplina arquitetônica. Concebeu projetos culturais para Fundação Gulbenkian (Portugal), Fundação Iberê Camargo e Casa Fiat de Cultura como curadora da exposição De Chirico – O sentimento da arquitetura (Camargo 2011); MIT Museum em Cambridge (MA, EUA), Triennale di Milano e Politecnico di Milano. Suas publicações incluem Two Museums by Àlvaro Siza (Electa 2009); e Como o espaço transforma a arte / Como a arte transforma o espaço (Silvana 2016, Milão).

PALESTRA DESIGN DOS DESEJOS

 

SERVIÇO

Data: 01/10

Horário: 19h30 às 21h

Ingressos antecipados pelo link ou na recepção da Casa Fiat de Cultura no dia da palestra.

Entrada gratuita

Informações: (31) 32898900

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning