Como Chegar

Novembro na Casa Fiat de Cultura

OFICINA – PRESÉPIO COLABORATIVO

A edição comemorativa de cinco anos do tradicional Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura começou a ganhar forma nas oficinas criativas gratuitas, realizadas até o dia 24 de novembro. Nos encontros, o público é convidado a confeccionar peças que vão compor cenas simbólicas do Natal. As atividades são supervisionadas pelo artista plástico Leo Piló, que assina a curadoria do presépio e evidencia seu talento em transformar resíduos sólidos urbanos em verdadeiras obras de arte. Na comemoração, os visitantes da Casa Fiat de Cultura serão presenteados com seis cenografias natalinas construídas coletivamente a partir do uso de diferentes materiais reaproveitáveis: plástico, papel, papelão, tetrapak, madeira e bambu. A edição especial marca a tradição da Casa Fiat de Cultura, que criou o primeiro Presépio Colaborativo do Circuito Liberdade, em 2015, e, desde então, vem apresentando temas inovadores a partir de uma perspectiva sustentável. 

“Neste ano, faremos uma revisão das edições passadas do Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura. As versões anteriores serão relembradas juntamente com seus materiais de referência e, na sequência, será apresentado o Presépio do Futuro, construído com o bambu, considerado um material altamente sustentável”, adianta Leo Piló. Outra marca dos presépios colaborativos do espaço é a participação do público que contribui ativamente na produção de peças e estruturas durante as oficinas criativas do ateliê aberto. Para este ano, os presépios vão reproduzir clássicas cenas do Natal e, simultaneamente, “prestar uma homenagem à coleta seletiva, trazer novas possibilidades para a reciclagem e incentivar as pessoas a ter uma nova visão sobre a vida e o consumo”, explica o curador. 

Desde a primeira edição do Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura, um material reciclável é escolhido para ser referência e dar forma aos objetos e personagens. Em 2015, o insumo principal foi o papel e, no ano seguinte, o tetrapak se sobressaiu na composição das instalações. Em 2017, foi a vez do isopor ser utilizado e, no último ano, o papelão foi aplicado na releitura de cenas natalinas. Outros materiais como a madeira e o plástico também foram utilizados nas edições anteriores devido à sua importância no processo de reciclagem. A proposta para este ano é criar seis cenografias independentes e inspiradas no uso desses materiais e apresentar um novo componente, o bambu. Essa matéria-prima natural tem grande potencial renovável e um custo-benefício melhor do que a madeira e dispensa a necessidade de replantio. Por ser, ainda, flexível, versátil, leve e ter desperdício mínimo, o bambu foi escolhido para dar forma à versão deste ano, chamada de Presépio do Futuro. A inauguração do Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura 2019 será no fim do mês de novembro.

 

SERVIÇO

Data: até 24 de novembro (quarta a domingo)

Horário: 10h e 14h

Jardins da Casa Fiat de Cultura

Entrada Gratuita

Informações:  (31) 3289-8910

PERCORSI ITALIANI: 120 ANOS DE HISTÓRIA

A imigração italiana do final no século 19 mudou o curso da história mundial. O fluxo de milhares de pessoas revolucionou a cultura, a economia, a sociedade e construiu memórias singulares seja no Brasil, na Argentina ou na própria Itália. Fotografias, vídeos e objetos remontam o percurso dos italianos e se mesclam a fatos marcantes da história da Fiat, criada há 120 anos na Itália e que também contribuiu para a formação das identidades argentina e mineira.

 

SERVIÇO

Data: 26 de novembro até 01 de março de 2020

Horário: das 10h às 21h de terça à sexta

das 10h às 18h sábado, domingo e feriados

Entrada gratuita

Informações:  (31) 3289-8900

QUARTAS ITALIANAS CINEMA NOSTRO – Vittorio de Sica 

O poder de comunicação do cinema é universal. Contar uma história e encantar o espectador é o desafio. Nesse aspecto, o cinema italiano, com seus grandes clássicos e diretores icônicos, mostra-se rico e fascinante. O tema da palestra de novembro, que fecha o ciclo Cinema Nostro do programa Quartas Italianas deste ano, será sobre uma das obras do diretor Vittorio De Sica, La Porta del Cielo (A porta do céu, 1945). O filme  teria servido de “exílio interior” ao grande cineasta, assim como um milagroso refúgio a centenas de judeus. Graças a uma filmagem propositadamente interminável, os judeus contratados na produção teriam podido salvar-se da deportação para Auschwitz, na Polônia. Mas até que ponto essa história comovente é verdade? O professor de cinema da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutor Luiz Nazario, irá revelar as curiosidades e singularidades deste filme.

SERVIÇO

Data: 13 de novembro 

Horário: das 19h30 às 21h

Espaço Multiuso

Ingresso: no link

Entrada gratuita com espaço sujeito a lotação (200 lugares)

Informações:  (31) 3289-8900

ATENÇÃO quem não conseguir retirar ingresso antecipado, poderá retirar a senha para entrada no dia da palestra [13/11] na recepção da Casa Fiat de Cultura a partir das 18h30 (sujeito a lotação do espaço).

LEO PILÓ + CORAL ÁRVORE DA VIDA

O tradicional Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura será inaugurado com uma programação especial: bate-papo com o curador Leo Piló e Cantata de Natal com o Coral Árvore da Vida, composto por crianças e adolescentes do projeto social de mesmo nome. A apresentação traz músicas clássicas de Natal nacionais e internacionais como “Noite Feliz” e “Boas Festas”.

 

SERVIÇO

Data: 28 de novembro

Horário: das 19h às 21h

Hall da Casa Fiat de Cultura

Entrada gratuita

Informações:  (31) 3289-8900

ENCONTROS COM O PATRIMÔNIO – ESCULTURAS E HISTÓRIAS DO CEMITÉRIO DO BONFIM

Os participantes farão uma visita ao cemitério mais tradicional de Belo Horizonte. O Cemitério do Bonfim, em atividade desde 1897 e inaugurado antes mesmo da fundação oficial da nova capital, possui muitas lendas e curiosidades além de esculturas que ilustram diversos estilos de arte, como Art Deco e até mesmo modernismo. Ele atua como um ponto de memória: sua história se confunde com a da própria cidade. A visita contará com a presença da historiadora e professora Marcelina Almeida, especialista no assunto.

 

SERVIÇO

Data: 17 de novembro

Horário: das 10h às 13h

Ponto de encontro: hall da Casa Fiat de Cultura

Ingresso: em breve na Sympla

Entrada gratuita

Informações:  (31) 3289-8900

PASSEIO CULTURAL: MUQUIFU

O passeio começará na Casa Fiat de Cultura, apontando aspectos e referências da presença negra em Belo Horizonte, desde os tempos de Curral del Rei, e seguirá para o Muquifu – Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos que resguarda a história e a memória coletiva dessas populações. A visita será conduzida pelo curador da instituição Padre Mauro Luiz da Silva que, atualmente, coordena o projeto NegriCidade. Inscrições pela Sympla.

 

SERVIÇO

Data: 23 de novembro

Horário: das 10h às 13h

Ponto de encontro: hall da Casa Fiat de Cultura

Ingresso: em breve na Sympla

Entrada gratuita

Informações:  (31) 3289-8900

MÚSICA NA CAPELA – ARS GALANTE

O grupo Ars Galante reúne quatro instrumentistas: Alexandre Braga (flauta), Israel Muniz (oboé), Victor Araújo (fagote) e Antônio Carlos de Magalhães (cravo) que farão um recorte do período barroco. No repertório, destaque para músicas de François Couperin, J.J. Quantz, Marin Marais, J.S.Bach, J.B. de Boismortier e Antônio Lotti. Espaço sujeito a lotação (80 lugares).

 

SERVIÇO

Data: 17 de novembro

Horário: das 11h às 12h

Capela de Santana – Jardins da Casa Fiat de Cultura

Entrada gratuita

Informações:  (31) 3289-8900

FORMAÇÃO DE PROFESSORES – PRÁTICAS ACESSÍVEIS EM ARTES E DESIGN: POSSIBILIDADES NA IMERSÃO ESCOLAR

O curso visa oferecer novas ferramentas e estratégias para a acessibilidade em atividades escolares experimentais na área de Artes. Pensando em metodologias de pintura acessível e tecnologia assistiva, serão abordadas as relações sinestésicas entre cores e sons, além dos conceitos de forma, cor e composição, na perspectiva das artes visuais e do design. Inscrições pela sympla.

 

SERVIÇO

Data: 5, 6 e 7 de novembro 

Horário: das 19h às 21h

Espaço Ateliê

Ingresso: em breve na Sympla

Entrada gratuita

Informações:  (31) 3289-8900

PALESTRA | Blue Zone Itália – Gastronomia, Longevidade e Estilo de Vida

Na IV Semana da Cozinha Italiana, convidamos o professor de Food Design Communications Alexandre Carvalho para compartilhar seus conhecimentos.

Estamos em uma era em que sabemos que viveremos mais. Como aprender a conviver com isso? Talvez observar o legado e os hábitos de vida de algumas culturas, como nesse “giro” que o palestrante propõe pela Sardenha e Sicília, possa ser um bom começo. Bem-vindo às “Blue Zones” da Itália, regiões onde pessoas centenárias, ativas e fascinantes, demonstram através da comida e do estilo de vida como é possível uma vida plena de sabores, saúde e rica em experiências. O que se come nessas ilhas, fica na ilha. Prepare-se para uma conversa inspirada a azeite, vinho e boas descobertas à mesa.

SERVIÇO

Data: 19 de novembro

Horário: das 19h30 às 21h

Espaço Multiuso

Entrada gratuita com espaço sujeito a lotação (200 lugares)

Informações: (31) 3289-8900

Ingressos no link

ATENÇÃO quem não conseguir retirar ingresso antecipado, poderá retirar a senha para entrada no dia da palestra [19/11] na recepção da Casa Fiat de Cultura a partir das 18h30 (sujeito a lotação do espaço).

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning