“A Terceira Margem” na Piccola Galleria

“A Terceira Margem” na Piccola Galleria

Até 16 de abril de 2023

CASA FIAT DE CULTURA ABORDA AS POSSIBILIDADES DO IMAGINÁRIO NA EXPOSIÇÃO “A TERCEIRA MARGEM”, EM CARTAZ NA PICCOLA GALLERIA

Na mostra, o artista Henrique de França cria imagens e cenários oníricos com a técnica do desenho

Quais histórias um conjunto de imagens pode formar? Em “A Terceira Margem”, nova exposição da Casa Fiat de Cultura, o artista Henrique de França apresenta 7 obras em lápis sobre papel que reconstroem a realidade a partir da justaposição de imagens antigas e oníricas. Figuras humanas e paisagens comuns convidam o visitante a explorar as diversas possibilidades do imaginário e a criarem suas próprias narrativas a partir do que é visto na tela. A exposição “A Terceira Margem” fica em exibição de 7 de fevereiro a 16 de abril, na Piccola Galleria. Na abertura, será realizado um bate-papo online com o artista, no dia 7 de fevereiro, às 19h, com inscrições gratuitas pela Sympla.

Para criar seus trabalhos, Henrique escolhe fotografias antigas, de forma aleatória e sem qualquer relação sentimental com as imagens, e, a partir daí, reconfigura os elementos que, posteriormente, servirão de inspiração para os desenhos. As figuras – bastante comuns nas pequenas e médias cidades brasileiras – ganham ares fantasiosos, tanto pela técnica empregada, quanto pelo resultado final: sobreposições insólitas, que parecem nascidas de um estado de consciência que transita entre o desperto e o mundo dos sonhos. “Cada desenho carrega uma série de questões e leva o visitante a buscar suas próprias respostas. As imagens não precisam fazer um sentido imediato, mas instigar os visitantes a refletirem sobre diferentes narrativas, que se cruzam com a história de cada um”, analisa Henrique de França.

Ao recriar essas fotografias por meio do desenho, o artista investiga a identidade brasileira, suas histórias e costumes, cruzando a memória individual e a coletiva a partir do que é registrado pelas lentes.  Os trabalhos também têm diálogo íntimo com a linguagem cinematográfica, uma vez que cria cenas  – de forma semelhante a um storyboard – e interações artificiais entre os objetos e as pessoas.

O nome da exposição é uma clara referência ao conto “ A terceira margem do rio”, de João Guimarães Rosa. Essa importante e poderosa metáfora resume a busca humana de residência fixa em solo de fluxo constante. Enquanto o personagem do conto busca a sua terceira margem ao abandonar toda a família e passar a vida em um canoa, sem nunca mais saltar, Henrique de França navega entre as fronteiras da normalidade e do espanto, entre o sentido e o não-sentido. Assim como na obra de Guimarães, a mostra leva o público por um percurso cheio de perguntas e lacunas que podem ou não ser completadas pelo espectador.

O professor de Filosofia e História da Arte, Ruy Luduvice, que assina um dos textos da exposição, aponta que os trabalhos se apresentam, ao mesmo tempo, inquietantes e familiares. “Mas são esses opostos que se contrapõem em jogo que constrói os desenhos e nos convida para a região almejada pelo artista, a terceira margem”, observa. 

A mostra “A Terceira Margem” é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Fiat e do Banco Safra, e co-patrocínio do Banco Fidis e da Brose do Brasil. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590