Como Chegar

Quadrinhos | Amor em Tempos Modernos

CASA FIAT DE CULTURA REFLETE SOBRE O AMOR EM TEMPOS MODERNOS
EM SÉRIE DE QUADRINHOS E CELEBRA O DIA DOS NAMORADOS

Quadrinistas Carol Rossetti, Laura Athayde, Line Lemos, Lu Cafaggi e Rebeca Prado constroem cenas cotidianas de amor e afeto

 

A Casa Fiat de Cultura prepara uma ação especial para celebrar o amor e o Dia dos Namorados. Entre os dias 8 e 12 junho, o espaço cultural vai realizar a série “Amor em Tempos Modernos”, que apresentará uma história em quadrinhos por dia, retratando temas cotidianos das relações e seus afetos, com diferentes técnicas de desenho e ilustração. O público poderá acompanhar a ação no Instagram (instagram.com/casafiatdecultura) e no Facebook (facebook.com/casafiatdecultura). As tirinhas são de autoria das quadrinistas Carol Rossetti, Laura Athayde, Line Lemos, Lu Cafaggi e Rebeca Prado, que integraram a exposição “Inarredáveis! Mulheres Quadrinistas”, realizada pela Casa Fiat de Cultura, em parceria com o Festival Internacional de Quadrinhos – FIQ, em 2018.

A difusão dos quadrinhos no Brasil mostrou que esse formato vai além das famosas histórias de heróis, tão famosos no exterior. Aqui, as obras retratam cenas do cotidiano e ganham traços que marcam um estilo muito próprio de cada artista.

Para a série “Amor em Tempos Modernos”, as quadrinistas preparam tirinhas que usam técnicas de aquarela, pintura digital, ilustração, lápis de cor, carvão e técnicas mista, aproveitando as possibilidades criativas das ferramentas digitais. O uso de técnicas diversas não deixa de ser uma analogia às próprias características do amor: sentimento de muitas facetas, fundamental em diferentes tipos de relações e com diferentes formas de expressão.

Nas histórias, que terão o amor como fio condutor, as quadrinistas abordarão temas como o afeto no ato de cozinhar para e com alguém; pessoas que não podem se encontrar durante o isolamento social; e como o tédio e o cotidiano também são parte de uma relação. Serão retratados, ainda, a projeção que acontece nos namoros e como o amor-próprio pode (e deve) ser suficiente.

A gestora cultural da Casa Fiat de Cultura, Ana Vilela, explica que, além de conteúdos artísticos, é muito significativo levar às pessoas histórias de amor e carinho, ainda que por meio das plataformas digitais. “Estamos levando nossa programação ao mundo virtual. Ao mesmo tempo, queremos continuar próximos das pessoas, numa relação de troca e cuidado, que sempre foi a marca da Casa Fiat de Cultura”.

Enquanto muitos autores e estudiosos apontam as fragilidades das relações humanas, a série reflete o quanto compartilhar arte e bons sentimentos pode fortalecer os laços que unem os seres humanos, mesmo que à distância. E qual a importância de falar de amor, no momento em que a maioria das pessoas não pode se encontrar fisicamente? Para Carol Rossetti, o amor é sempre necessário, e existem múltiplas formas de amar. “Em tempos de solidão, é o que nos aproxima e aquece”, defende a artista, que diz, ainda, estar curtindo mais do que nunca a intimidade do casamento.

Rebeca Prado, que vai criar uma história sobre cozinhar, destaca as diferentes formas de demonstrar afeto, seja nas relações de amor, seja nas de amizade. “Cozinhar é um tempo de qualidade que você pode passar com outra pessoa. E existe muito amor quando você prepara algo para alguém. Se o processo puder ser compartilhado, ainda melhor!”

E quem não está em um relacionamento também será contemplado pelas histórias, na tirinha da Line Lemos. “Quando penso em amor, penso em cuidado e prazer. Gostaria que as pessoas dedicassem a si o mesmo cuidado que dão às pessoas que querem bem, e se permitissem estar contentes consigo mesmas”, reflete.

Além de refletirem sobre o amor, as quadrinistas frisam a relevância da expressão artística. A quadrinista Laura Athayde ressalta que fazer arte tem sido a forma de lidar com o isolamento, as incertezas e as preocupações desse momento. “Tentar traduzir meus sentimentos em palavras e imagens me ajuda a botar ordem na cabeça e a me comunicar com as outras pessoas, superando a sensação de solidão. Tendo a buscar o humor nas minhas criações, o que me ajuda a encarar a situação em que nos encontramos com um pouco mais de leveza”. Carol Rossetti completa: “A arte é um meio de expressão, de invenção e de contar história, e é muito bem-vinda nesse momento, em que as pessoas precisam de entretenimento e representação”.

Lu Cafaggi destaca os desafios pessoais de fazer arte, já que quebrou um dedo durante a quarentena: “Tive medo de ir ao médico pessoalmente e preferi ser orientada à distância, para cuidar de tudo da melhor forma possível, mas sem colocar a mim e às pessoas que vivem comigo em risco. Estou me recuperando e sigo desenhando gestos e momentos poderosos para a saúde do espírito da gente”.

Concurso Cultural

 

Na semana do Dia dos Namorados, serão publicadas cinco tirinhas inéditas feitas por quadrinistas belorizontinas em uma ação promovida pela Casa Fiat de Cultura chamada “Amor em Tempos Modernos”.

Gostaríamos de convidar você a participar com a gente desse momento tão especial e, ainda, concorrer a um kit maravilhoso com publicações produzidas pelas artistas!

Olha só o que você pode ganhar:

  • “Baleia #3”, da Rebeca Prado
  • “FOGO FATO”, da Line Lemos
  • “Histórias tristes e piadas ruins”, da Laura Athayde
  • “Mixtape”, da Lu Cafaggi
  • “Mulheres: retratos de respeito, amor-próprio, direitos e dignidade”, da Carol Rossetti

Sensacional, né?

Então, anote as regras:

1) Siga a @casafiatdecultura no Instagram.

2) Escolha uma das tirinhas publicadas no nosso perfil do Instagram, ao longo da semana do dia 08 ao dia 12/06/2020.

3) Nos comentários da tirinha escolhida, marque uma pessoa especial e demonstre o seu amor por ela em um pequeno texto!

O texto mais criativo leva o kit!

O anúncio da ganhadora ou ganhador será realizado no dia 01/07/2020.

ATENÇÃO: 

– O prazo para participar é até o dia 30/06/2020. Comentários feitos após essa data NÃO serão considerados.

– Marcações de perfis de marcas, famosos, instabooks e sorteios NÃO serão consideradas.

– A pessoa que ganhar deve ter um endereço de entrega na cidade de Belo Horizonte (MG).

Dúvidas que podem surgir:

– “Posso comentar em mais de um post?” 

Sim! 

– “Posso deixar mais de um comentário por post?”

Sim! Desde que marque pessoas diferentes.

– “E se eu não estiver em um relacionamento romântico? Quem eu posso marcar?”

Estamos celebrando o amor de todas as formas! Ou seja: pode marcar amigo, irmã, sobrinho, tia, etc.

Sobre as Artistas

 

Carol Rossetti

Carol Rossetti é quadrinista, ilustradora e designer de Belo Horizonte. Lançou os livros Mulheres (Sextante, 2015) e Cores (Independente, 2016), e agora está desenvolvendo sua primeira graphic novel, Vento Norte. Participou de zines, coletivos e realizou projetos de ilustração e narrativas gráficas em parceria com diversas instituições nacionais e internacionais, como ONU, AWID, Plan International, Skol e Unilever. Em 2018, foi cocuradora do Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) e professora fixa no curso de formação de quadrinistas FIQ Jovem. Também é sócia do estúdio Café com Chocolate Design e dá aulas de aquarela no estúdio Black Ink.

 

Laura Athayde

Laura Athayde exerceu a advocacia por anos, até se entregar de vez às mais antigas paixões: ilustração e HQ. Desde então, atua no mercado editorial como designer e ilustradora e publica quadrinhos autorais de teor feminista e LGBTQ. Como ilustradora, foi finalista do prêmio Jabuti e colaborou com editoras como Record, Cia. das Letras e Planeta. Também desenhou para o jornal Folha de S.Paulo e a revista piauí, dentre outras. Como quadrinista, teve trabalhos expostos no Festival Internacional de Quadrinhos, na Casa Fiat de Cultura, na Fundação Itaú Cultural e no MASP. Participou de diversas publicações coletivas e, individualmente, publicou uma coletânea de seus trabalhos que venceu o Troféu HQMix de 2019, na categoria Publicação Independente de Autor. Natural de Manaus, mora em Belo Horizonte.

 

Line Lemos

Line Lemos atua como artista visual e quadrinista em Belo Horizonte. É mestre em História, com formação complementar em Design Gráfico e Artes Visuais. Desde 2014, produz publicações independentes e realiza oficinas sobre o tema. Publicou nove zines e os livros Artistas Brasileiras (Miguilim, 2018) e FOGO FATO (Edição da Autora, 2020).

 

Lu Cafaggi

Lu Cafaggi formou-se em Jornalismo, em Belo Horizonte, e faz histórias em quadrinhos há nove anos. Colaborou com o coletivo Lady’s Comics, publicou com a Mauricio de Sousa Produções, com a Editora Nemo, e desenhou a identidade visual do FIQ 2015.

 

Rebeca Prado

Rebeca Prado é quadrinista, ilustradora e roteirista. É autora dos livros Navio Dragão e Baleia #3, lançados por financiamento coletivo, e dos zines Baleia #1, Baleia #2, Carne! e Credo (Que delícia), sendo este o vencedor do prêmio ngelo Agostini de 2019. Já teve quadrinhos e ilustrações publicados em diversas revistas, como Dragão Brasil, Omelete Box e Mundo Estranho. Atualmente, trabalha como roteirista efetiva da Turma da Mônica, e como ilustradora para o mercado editorial, além de projetos pessoais.

O download gratuito do e-book se destina apenas ao uso pessoal e educativo do usuário, sendo proibido qualquer uso diverso, como por exemplo a sua reprodução, divulgação e/ou comercialização, dentre outros.

Baixe agora: https://bit.ly/E-bookAmor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ebook_AmorEmTemposModernos_Quadrinistas2020

SERVIÇO

 

Ação “Amor em Tempos Modernos”

Data: 08 a 12 de junho (segunda a sexta)

Redes sociais

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning