Como Chegar

Julho na Casa Fiat de Cultura | 2020

Webinario Colaborativo | Conversas sobre Perguntas

toda terça-feira/jul e ago| 17h às 18h  | Redes Sociais

Grandes nomes do pensamento brasileiro nos campos da filosofia, psicanálise, ciência, cultura e futurologia se reúnem em uma ação colaborativa inédita da Casa Fiat de Cultura em parceria com CCBB, Memorial Minas Gerais Vale e MM Gerdau, integrantes do Circuito Liberdade. Para analisar e discutir o momento de transformação vivido pela humanidade, as instituições organizaram em conjunto um seminário que traz visões diferentes sobre perguntas que estão surgindo diante do atual cenário mundial. Entre os convidados estão o líder indígena Ailton Krenak, a futurista Lala Deheinzelin, o economista e professor Eduardo Albuquerque, a professora Grazi Mendes Rangel, o psicanalista Christian Dunker e a escritora Conceição Evaristo. Os encontros online são gratuitos e serão transmitidos nas redes sociais dos espaços culturais. A mediação será da jornalista Daniella Zupo sempre às terças-feiras, às 17h.

Videodrops  | Paixão pelo Rock – Dia do Rock

11, 12 e 13/jul | redes sociais 

Amantes da música celebram no Brasil, no dia 13 de julho, o Dia do Rock. Essa data remete ao ano de 1985, quando aconteceu o lendário festival Live Aid, com a participação de artistas como Queen, Bob Dylan, Mick Jagger, Dire Straits, The Who, Santana, Elvis Costello, Sting, U2, Neil Young, Led Zeppelin, entre outros, que aconteceu simultaneamente em Londres (Inglaterra) e na Filadélfia (EUA). O objetivo do megaevento era arrecadar recursos para acabar com a fome da Etiópia. Para falar sobre como o Rock inspira a vida das pessoas, convidamos três apaixonados: o músico Fred Mallard, a jornalista e blogueira Gracielle Fonseca e o professor Guilherme Lentz.

Dia dos Avós: Contação de História com Júlia Medeiros

26/jul | 10h às 10h30 | transmissão ao vivo

Para celebrar este dia tão especial, nada melhor do que lembranças carinhosas relacionadas aos avós, não é, mesmo? Em “A Avó Amarela” (ÔZé Editora, 2018), livro de estreia de Júlia Medeiros, com ilustrações de Elisa Carareto, memórias e lirismo são mesclados para narrar um almoço de domingo em família na casa da personagem que dá nome à obra. A partir do ponto de vista da neta, somos transportados para esse cenário, que, por meio de sutilezas e detalhes comuns a tantas famílias brasileiras, estimula leitores e leitoras a refletirem sobre os afetos que circundam a figura da matriarca.

Além de despertar memórias, a escritora contará um pouco de sua trajetória artística e do Prêmio Jabuti, que conquistou em 2019, com “A Avó Amarela”. A obra também recebeu as condecorações Catálogo de Bologna 2019; Prêmio FNLIJ 2019 – Autora revelação; Prêmio FNLIJ 2019 – Ilustradora revelação; Altamente Recomendável – Categoria Criança – FNLIJ 2019; 30 Melhores da Revista Crescer 2019; foi selecionado para Bienal de Ilustração de Bratislava (República Tcheca) e para o catálogo “White Ravens” 2019, da Biblioteca Internacional de Munique (Alemanha).

Inscrições pela Sympla.

Encontros com o Patrimônio | De avós para netos: heranças e tradições dos brinquedos

26/jul | 11h às 12h30 | videoconferência

Brincadeiras do passado e do presente que são transmitidas de geração em geração. Pensar na importância dessas heranças e memórias para a formação das crianças é o tema do Encontros com o Patrimônio que celebra o dia dos avós.  E foi a partir dessa conexão com o passado, com a família e com os afetos, que foi criado o “Museu dos Brinquedos”. Tatiana de Azevedo Camargo, diretora executiva do museu é a convidada desta edição e falará um pouco sobre a construção do acervo e as histórias da família fundadora. Esse encontro é um convite para as famílias explorarem os brinquedos e o brincar, conhecendo também um pouco mais sobre a história dos brinquedos ao longo dos séculos.

Inscrições pela Sympla.

Ateliê Aberto | Dia do Amigo com Origami

20/jul | instagram

Tsuru é uma ave sagrada do Japão, símbolo da saúde, da boa sorte, felicidade, longevidade e da fortuna. Em comemoração ao Dia do Amigo, celebrado em 20 de julho, que tal fazer um Tsuru? No ateliê aberto da Casa Fiat de Cultura, aprenda o passo a passo da figura, que é uma das mais populares do Origami. A sua forma básica serve para criar outras figuras de papel, desde animais até plantas.

Série Artes | #CasaFiatdeCulturaComVocê

redes sociais e site

A Casa Fiat de Cultura preparou uma série, apresentada pela equipe do Programa Educativo, que explora obras icônicas, movimentos artísticos e temas das grandes exposições já realizadas em sua sede. O modernismo brasileiro é o destaque deste mês com episódios sobre as mostras “Tarsila e o Brasil dos Modernistas” e “Formas do Moderno”. Serão abordadas  a vida e obra de Tarsila do Amaral,  Di Cavalcanti e Guignard e obras dos artistas Lasar Segall, Alfredo Volpi e Hélio Oiticica.

Música

Alegre seu Dia com Música Mineira

toda sexta-feira | instagram 

Em uma ação conjunta, os espaços que integram o Circuito Liberdade fazem, toda sexta-feira, uma série de stories em que um equipamento cultural oferece, para outro, uma música mineira no Instagram. Já indicamos artistas como Milton Nascimento, Matiza, Skank, Nie Myer, Affonsinho, Marina Machado, entre outros. A playlist completa você escuta aqui.

Você tem alguma dica de música para nos passar? Mande uma mensagem pra gente e acompanhe essa ação no nosso Instagram.

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning