Como Chegar

O Mundo Mágico de Marc Chagall o Sonho e a Vida

Introdução

Marc Chagall foi um dos pioneiros da modernidade e um dos artistas mais notáveis de seu tempo, tendo participado das grandes transformações que ocorreram nas artes plásticas no início do século 20.

Apesar de seu intenso convívio com as vanguardas, sua expressão seguiu um caminho próprio, independente. Ele nasceu em 6 de junho de 1887, em um bairro de judeus pobres em Vitebsk, na Bielo-Rússia, que, naquele tempo, pertencia ao império russo. O período era hostil para os judeus, vítimas constantes do chamado pogrom, palavra que, em russo, significa ataque violento a pessoas, com a destruição de suas casas, negócios e centros religiosos. Foi nesse ambiente que Chagall cresceu e se iniciou como artista. Tratava-se, porém, de uma época de grandes transformações, e, sob esse ângulo, ele teve o privilégio de participar de um ambiente “revolucionário” e de destacar-se como uma das identidades mais expressivas de sua geração.

A cultura judaica representou o âmago de sua pintura. Sua família pertencia ao grupo religioso chamado hassidim, no qual a relação com Deus se dá por meio de intensa alegria, procura do êxtase. Esse sentimento impregnou toda a sua obra. Mesmo vivendo a maior parte da vida na França, Chagall carregou sempre consigo a memória de sua aldeia, do bairro de judeus pobres de Vitebsk.

Ele admirava os ícones e a arte popular russa. Recebeu influência de Cézanne, principalmente na construção do espaço, e adotou os ensinamentos cromáticos de Matisse e Bonnard. Nota-se ainda, em sua obra, o interesse pelo cubismo analítico de Picasso. Entretanto, Chagall é Chagall, inconfundível, criador de uma poética sensual, de grande força lírica.

Colorista notável, dedicou-se pintura e gravura com o mesmo afinco. Realizou vitrais, mosaicos, cerâmicas e esculturas. Foi um artista completo, autor de obra extensa.

Marc Chagall faleceu na tarde de 28 de março de 1985, depois de ter passado a manhã trabalhando em seu ateliê. Morreu suavemente, aos 97 anos, em Saint-Paul-de-Vence, no sul da França.

Fabio Magalhães
Curador da exposição

Apresentação

“Minha arte tinha suas raízes fincadas no solo de Vitebsk, mas, sendo árvore, ela precisava de Paris como da água, sem a qual iria secar e morrer.” Essas palavras, ditas por Chagall na célebre entrevista concedida a James J.

Sweeney e publicada em 1949 na Partisan Review, são úteis para se poder fruir plenamente esta bela exposição que abrigamos na Casa Fiat de Cultura. A França de Chagall é a França que se celebra em 2009, ano a ela dedicado no Brasil: o país que acolhe, absorve e acalenta.

Nesta casa ítalo-brasileira, queremos ser assim: universais no acolhimento s várias expressões da cultura, na absorção da diversidade como único fundamento aceitável da unidade do humano, no acalentar sonhos como integrantes necessários do real.

José Eduardo de Lima Pereira
Presidente da Casa Fiat de Cultura

A Exposição

O MUNDO MÁGICO DE MARC CHAGALL – O SONHO E A VIDA
Chancelada a integrar o Ano da França no Brasil pelos comissariados francês e brasileiro, a exposição de Marc Chagall vai reunir 323 trabalhos do artista. O imaginário popular da Europa Oriental e os temas religiosos, mitológicos e literários compõem um panorama que permeia o real e o fantástico, o sonho e a vida.

A sensibilidade e a poética de Chagall estão presentes e podem ser apreciadas tanto em suas pinturas quanto nas séries integrais de gravuras, como Les Âmes mortes [As Almas mortas], Daphnis et Chloé [Dafne e Cloé] e La Bible [A Bíblia], provenientes de importantes instituições e coleções da Rússia, Itália, França, Suíça e Brasil. Também integram a mostra duas esculturas do artista, produção muito pouco abordada e exibida de Chagall.

O visitante encontrará um panorama dos trabalhos da juventude e da maturidade do artista, além de um núcleo expositivo que busca contextualizar a relação entre Chagall e o Brasil, com destaque para obras de artistas brasileiros influenciados pelo pintor. A mostra conta, ainda, com a exibição do vídeo realizado por Roberto D’Avila, para a série de programas intitulados Conexão Internacional, em que entrevistou Chagall e Vavá, esposa do artista. Trata-se de uma das últimas entrevistas com o artista, realizada na década de 1980.

Ficha Técnica

EXPOSIÇÃO BELO HORIZONTE

Realização
Casa Fiat de Cultura

Realização | Concepção | Produção
Base7 Projetos Culturais
Arnaldo Spindel
Maria Eugênia Saturni
Ricardo Ribenboim

Curadoria | Coordenação de Pesquisa
Fabio Magalhães

Coordenação de Produção
Elena Grosbaum

Produção Internacional
Milão
Torcular S.r.l – Píer Paolo Cimatti
Paris
Élise Jasmin
São Paulo
Natasha Barzaghi Geenen

Produção Executiva
Fernanda Engler
Waleria Alexandrino Dias

Produção
Marta Masiero
Bartolomeo Gelpi

Assistência Curadoria
Natasha Barzaghi Geenen

Assistência Produção
Jacy Has
Henrique Tadeu da Silva
Isabela Gatti Pereira Rodrigues
Nina Standerski

Produção Belo Horizonte
Zoka Vassalo Costa
Fátima Guerra
Cláudia Vassalo Costa

Projeto de Expografia
Concepção
Marta Bogéa e Metrópole Arquitetos
Assistência
Julia Pinheiro
Juliana Barros
Marcus Vinicius Santos
Maressa Bronsztein
Rafael Formigoni

Projeto de Iluminação
Guilherme Bonfanti
Assistência
Grissel Piguillem

Concepção | Produção Gráfica
Via Impressa Edições de Arte
Carlos Magno Bomfim
Direção de Arte
Paulo Otávio
Editoração
Denis Zucherato
Emerson Brito
Claiton Policarpo
William Ferreira
Revisão Técnica
Ricardo Mendes

Montagem
OPA! Cenografia e Montagem

Instalação de Obras
Coordenação
Rafael Soares
Montagem
Alessandro Lima
Carlos Pedrosa
Lilian Medeiros
Sérgio Arruda
Raquel Isidoro

Equipe Técnica de Conservação
Laboratório de Ciência da Conservação – Lacicor
Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis – Cecor, Escola de Belas-Artes
Coordenação Geral
Prof. Luiz A.C. Souza
Coordenação Executiva
Prof. Willi de Barros Gonçalves
Prof. Alessandra Rosado

Obras
Grupo Oficina de Restauro Ltda.
Rosangela Reis Costa
Maria Regina Reis Ramos
Adriano Reis Ramos
Assistência
Mauro do Espírito Santo de Souza

Transporte
Millenium Transportes e Logística

Seguro
J.M.S. Administrações e Corretagem de Seguros
Liberty Seguros

Assessoria de Imprensa
REDE Comunicação de Resultado
Flávia Rios
Renata Monteiro
Polliane Eliziário
Poliane Brandão
ECCO Escritório de Consultoria e Comunicação
Silvania Dal Bosco
Marcela Brandão
Ana Paula Ruiz

Atendimento grupo Ink
Rodrigo Villarinho

Educativo

O programa educativo da Exposição O Mundo Mágico de Marc Chagall – o sonho e a vida envolve uma série de atividades e serviços para ajudar a tornar sua visita uma experiência interessante e prazerosa.

Duas abordagens estruturam a nossa proposta. Por um lado, acreditamos no direito de cada visitante construir significado para as obras de arte com base em sua história de vida e seus conhecimentos. Por outro lado, entendemos que o acesso a conhecimentos especializados pode abrir novas portas para a compreensão da arte e ampliar a experiência estética.

Sendo assim, nosso objetivo é combinar conhecimento com emoção, aprendizagem com prazer e história da arte com histórias de vida. Confira a programação e venha nos prestigiar.

Rachel Vianna
Curadora do Programa Educativo

Agendamento de Grupos

As inscrições para o agendamento de visitas orientadas já estão abertas. É necessário um agendamento prévio. Reserve o seu horário o quanto antes, pois a procura é grande e nem sempre é possível atender a todos os pedidos. Grupo mínimo de 10 pessoas e máximo de 40 pessoas.

As inscrições para o agendamento de visita para grupos estão esgotadas. O programa educativo já está trabalhando com lista de espera em caso de surgimento de cancelamentos.

Importante:

As exposições seguem normas restritas de segurança, as quais determinam um número máximo de visitantes ao mesmo tempo. A visita em grupos sem agendamento prévio fica sujeita a lotação da galeria e provável fila de espera.

Atendimento ao visitante

Fins de semana e feriados:
Haverá visitas temáticas para o público em geral. Não é necessário fazer reserva, basta procurar o Balcão do Educativo localizado na entrada das exposições.

Assessoria ao professor

Com o formato de workshop esta atividade foi especialmente desenhada para dar suporte a professores e profissionais interessados em desenvolver seu próprio roteiro de visita.

Trabalhando em grupos pequenos, o participante terá a oportunidade de discutir com a supervisão do programa educativo de cada exposição abordagens direcionadas para seus interesses específicos.

Material Educativo Online

Para apoiar o professor ou o responsável por um grupo de visitantes, o Programa Educativo disponibiliza um material com informações e sugestões para atividades educativas relacionadas exposição O Mundo Mágico de Marc Chagall – o sonho e a vida. O material pode ser utilizado em atividades de preparação para a visita ou para aprofundar e estender os temas tratados na galeria.

Normas de Visitação

• Não é permitido fotografar ou filmar a exposição, com ou sem flash

• Não é permitido falar ao celular dentro das galerias, bem como enviar torpedos

• Não é permitido tocar nas obras.

• Não é permitido ultrapassar o nicho de segurança para ver as obras

• Bolsas, mochilas, pastas e similares devem ser deixados no guarda-volumes

• Não é permitido mascar chicletes, comer ou beber no recinto das exposições

• Pede-se a gentileza de falar e movimentar-se com moderação nos espaços expositivos

• Pede-se a gentileza de respeitar e seguir as orientações da equipe da Casa Fiat de Cultura

Serviços

Transporte Gratuito: saídas de terça a sexta, Praça da Liberdade/Casa Fiat de Cultura, a partir de 9h30, a cada uma hora e meia. Sábados, domingos e feriados, a partir de 13h30, a cada uma hora e meia

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning