Como Chegar

“Os novos desafios do eu – Psicanálise e vida pós-pandemia” com Christian Dunker

“Os novos desafios do eu – Psicanálise e vida pós-pandemia” com Christian Dunker

04/ago | 17h às 18h30 | youtube do Memorial Minas Gerais Vale

Psicanalista e professor titular do Instituto de Psicologia da USP, Christian Dunker comenta alguns dos principais dilemas e possibilidades do indivíduo em meio à reconstrução das formas de convívio. Em seu recente e-book, “A arte da quarentena para principiantes” (Boitempo), Dunker menciona que o Brasil é um dos últimos países no ranking de percepção da própria realidade. Para enfrentar tal problema, o pensador chama atenção para a importância de se investir em educação política, com ênfase nas humanidades.

A transmissão será no canal do YouTube do Memorial Minas Gerais Vale.

 

Christian Dunker

Psicanalista e professor titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), junto ao Departamento de Psicologia Clínica, é livre docente em Psicologia Clínica, com pós-doutorado na Manchester Metropolitan University. Analista membro de Escola de Psicanálise do Fórum do Campo Lacaniano e coordenador do Laboratório de Teoria social, Filosofia e Psicanálise da USP, é professor convidado em mais de 20 universidades estrangeiras. Fundou e coordena o Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP. Duas vezes agraciado com o prêmio Jabuti, por “Estrutura e constituição da clínica psicanalítica” (Annablume, 2010) e “Mal-Estar, sofrimento e sintoma” (Boitempo), também é autor do e-book “A arte da quarentena para principiantes” (Boitempo), que integra a coleção Pandemia Capital.

 

Webinário Conversas sobre Perguntas

Quais os significados deste momento para a humanidade? O que tal experiência transformará em nós e no mundo? Como elaborar – e pôr em prática – mudanças necessárias aos novos tempos? Eis algumas das questões a serem respondidas por grandes nomes do pensamento brasileiro, que, nos meses de julho e agosto, participam do webinário “Conversas sobre perguntas”, evento criado, promovido e financiado, em curadoria colaborativa, pelos equipamentos culturais Casa Fiat de Cultura, Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, Memorial Minas Gerais Vale e MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, integrantes do Circuito Liberdade.

Mediados pela jornalista Daniella Zupo, os encontros online, realizados de 14 de julho a 18 de agosto de 2020, sempre às terças-feiras, às 17h, contarão com respostas e ideias do líder indígena Ailton Krenak (14/7), da futurista Lala Deheinzelin (21/7), do economista e professor Eduardo Albuquerque e da administradora e professora Grazi Mendes (28/7), do psicanalista Christian Dunker (4/8), da escritora Conceição Evaristo e da crítica de arte Júlia Rebouças (11/8) e, no encerramento, no dia 18/8, o físico e astrônomo Marcelo Gleiser. Gratuitas, as palestras serão transmitidas nos canais do YouTube dos espaços culturais.

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning