Como Chegar

“Narrativas para novo(s) mundo(s) – Os lugares da cultura” com Conceição Evaristo e Júlia Rebouças

“Narrativas para novo(s) mundo(s) – Os lugares da cultura” com Conceição Evaristo e Júlia Rebouças

11/ago | 20h às 21h30 | youtube do Memorial Minas Gerais Vale

[EDIÇÃO: NOVO HORÁRIO] Excepcionalmente, a palestra acontecerá a partir das 20h, não a partir das 17h, como divulgado anteriormente.

Escritora e ensaísta, Conceição Evaristo aborda a linguagem poética e outros modos de interpretar e dizer o tempo, os seres e as relações. Já a crítica de arte Júlia Rebouças analisa a relevância de novas proposições, visões sociais e construções coletivas para a cultura contemporânea. Discute, ainda, o papel das instituições culturais nos novos cenários.

A transmissão será no canal do YouTube do Memorial Minas Gerais Vale.

 

Conceição Evaristo

Escritora, ficcionista e ensaísta, é mestre em Literatura Brasileira, pela PUC Rio, e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Sua primeira publicação (1990) foi na série “Cadernos Negros”, do grupo Quilombhoje. Conta com sete livros publicados, entre eles, o vencedor do Jabuti, Olhos D’água (2015). Cinco deles foram traduzidos para o inglês, o francês, o espanhol e o árabe. Em 2018, recebeu o Prêmio do Governo de Minas Gerais pelo conjunto de sua obra; o Prêmio Nicolás Guillén de Literatura, pela Caribbean Philosophical Association; o Prêmio Mestra das Periferias, pelo Instituto Maria e João Aleixo. Escritora homenageada em diversas Feiras Literárias, a mãe de Ainá – sua especial menina – teve três de seus sete livros aprovados, em 2019, no PNLD Nacional. Também foi a escritora homenageada da “Olimpíada de Língua Portuguesa”, pelo Itaú Social. No mesmo ano, lançou, Poemas da Recordação e Outros Movimentos, em edição bilíngue (português/francês), no Salão do Livro de Paris. Ainda em 2019, foi homenageada pelo Prêmio Jabuti, como personalidade literária.

 

Júlia Rebouças

Curadora e pesquisadora de arte, realizou a curadoria do 36º Panorama da Arte Brasileira: Sertão, MAM-SP (2019). Ainda em 2019, foi curadora de “Entrevendo: Cildo Meireles”, no Sesc Pompeia, em São Paulo, com Diego Matos. Integrou a comissão de seleção e acompanhamento curatorial da 7ª edição da Bolsa Pampulha 2018/2019. Em 2018, realizou, como curadora, as exposições “Entrementes”, de Valeska Soares, na Estação Pinacoteca, em São Paulo; e “Mitomotim”, mostra coletiva no Galpão Videobrasil, também na capital paulista. Foi cocuradora da 32ª Bienal de São Paulo: Incerteza Viva (2016). De 2007 a 2015, trabalhou na curadoria do Instituto Inhotim, em Minas Gerais. Foi curadora adjunta da 9ª Bienal do Mercosul (2013), em Porto Alegre. Tem graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2006). É mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFMG (2017).

 

Webinário Conversas sobre Perguntas

Quais os significados deste momento para a humanidade? O que tal experiência transformará em nós e no mundo? Como elaborar – e pôr em prática – mudanças necessárias aos novos tempos? Eis algumas das questões a serem respondidas por grandes nomes do pensamento brasileiro, que, nos meses de julho e agosto, participam do webinário “Conversas sobre perguntas”, evento criado, promovido e financiado, em curadoria colaborativa, pelos equipamentos culturais Casa Fiat de Cultura, Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, Memorial Minas Gerais Vale e MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, integrantes do Circuito Liberdade.

Mediados pela jornalista Daniella Zupo, os encontros online, realizados de 14 de julho a 18 de agosto de 2020, sempre às terças-feiras, às 17h, contarão com respostas e ideias do líder indígena Ailton Krenak (14/7), da futurista Lala Deheinzelin (21/7), do economista e professor Eduardo Albuquerque e da administradora e professora Grazi Mendes (28/7), do psicanalista Christian Dunker (4/8), da escritora Conceição Evaristo e da crítica de arte Júlia Rebouças (11/8) e, no encerramento, no dia 18/8, o físico e astrônomo Marcelo Gleiser. Gratuitas, as palestras serão transmitidas nos canais do YouTube dos espaços culturais.

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning