Como Chegar

Agosto na Casa Fiat de Cultura | 2020

WEBINÁRIO COLABORATIVO | CONVERSAS SOBRE PERGUNTAS

toda terça-feira/jul e ago | 17h às 18h30 | transmissão ao vivo

[EDIÇÃO: NOVO HORÁRIO] Excepcionalmente, a palestra “Narrativas para novo(s) mundo(s): os lugares da cultura” acontecerá a partir das 20h, não a partir das 17h, como divulgado anteriormente.

Grandes nomes do pensamento brasileiro nos campos da filosofia, psicanálise, ciência, cultura e futurologia se reúnem em uma ação colaborativa inédita, realizada pela Casa Fiat de Cultura e por CCBB, Memorial Minas Gerais Vale e MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, integrantes do Circuito Liberdade. Para analisar e discutir o momento de transformação vivido pela humanidade, as instituições organizaram, em conjunto, um seminário que apresenta visões diferentes sobre perguntas que surgem diante do atual cenário mundial.

Veja mais informações a seguir:

Inscreva-se nos canais do YouTube dos espaços culturais para receber notificações das palestras. Os encontros online são gratuitos e serão transmitidos nos canais do YouTube dos espaços culturais. A mediação será da jornalista Daniella Zupo, sempre às terças-feiras, às 17h.

 

SERVIÇO

Data: todas as terças-feiras, até 18 de agosto

Horário: das 17h às 18h30

Transmissão ao vivo

PALESTRA | CIDADES INTELIGENTES PARA QUEM? UM OUTRO RENASCIMENTO PARA AS CIDADES DO FUTURO

28/ago | 9h às 10h | transmissão ao vivo

A pandemia nos apresenta novos e complexos desafios, que devem considerar contextos e realidades de grandes cidades de países em desenvolvimento, como o Brasil. Nesse cenário, a arquiteta Carlotta Pinna fala sobre a necessidade do resgate de premissas exploradas por Leonardo da Vinci, no fim do século XV. Para ele, a cidade ideal seria vislumbrada como um organismo vivo, em que beleza arquitetônica e funcionalidade são combinadas com o atendimento às necessidades diárias da população.

A conversa será mediada por Graziela Nivoloni, coordenadora de pós-graduação de Interiores do Istituto Europeo di Design (IED), e integra o ciclo de palestras “Smart Cities, Smart Citizens”, realizado em parceria com o IED e o Consulado da Itália em Belo Horizonte.

A transmissão será realizada no YouTube da Casa Fiat de Cultura, com inscrições pela Sympla.

 

SERVIÇO

Data: 28 de agosto

Horário: das 9h às 10h

Transmissão ao vivo

Inscrição gratuita pela Sympla

ENCONTROS COM O PATRIMÔNIO | PATRIMÔNIO E FOTOGRAFIA: REGISTROS DE MEMÓRIAS E IDENTIDADES

16/ago | 11h às 12h30 | transmissão ao vivo

Em comemoração ao Dia do Patrimônio (17) e ao Dia da Fotografia (19), a edição do Encontros com o Patrimônio do mês de agosto abordará a estreita relação entre documentos fotográficos, preservação do patrimônio e registro de memórias em suas mais diversas dimensões, como histórias familiares, das cidades e de expressões culturais afro-brasileiras em Minas Gerais. O convidado para o bate-papo é o fotógrafo e antropólogo Patrick Arley.

A transmissão será realizada no YouTube da Casa Fiat de Cultura, com inscrições pela Sympla.

 

SERVIÇO

Data: 16 de agosto

Horário: das 11h às 12h30

Transmissão ao vivo

Inscrição gratuita pela Sympla

ATELIÊ ABERTO | QUEIMANDO O FILME: UMA EXPERIÊNCIA FOTOGRÁFICA

19/ago | Instagram

Você já escutou a expressão “queimar o filme”? Ela surgiu na década de 1990, quando o uso de câmeras analógicas era muito comum. Era preciso tomar muito cuidado para não expor o filme fotográfico a excesso de luz, pois isso queimaria e destruiria a imagem fotografada. Daí nasceu o termo “queimar o filme” de alguém, ou seja, fazer a pessoa passar por uma situação vergonhosa, prejudicar sua imagem.

Em tributo ao Dia da Fotografia, a ideia do Ateliê do mês de agosto é a criação de uma experiência fotográfica com materiais simples e divertidos, em que vamos “queimar” e registrar uma imagem no papel colorido, usando a luz do Sol. Acompanhe com a gente, no Instagram.

 

SERVIÇO

Data: 19 de agosto

Instagram: @casafiatdecultura

VIDEODROPS | MÊS DO PATRIMÔNIO COM O CIRCUITO

26/ago | redes sociais

O mês de agosto é dedicado a celebrar o patrimônio cultural em todo o Brasil. A Casa Fiat de Cultura vai contar a história do edifício que abriga a sua sede, o antigo Palácio dos Despachos, que se relaciona com a própria história de Belo Horizonte. A iniciativa integra a programação do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), que compartilhará a memória das construções que integram o Circuito Liberdade.

 

SERVIÇO

Data: 26 de agosto

Redes sociais

SÉRIE ARTES | #CASAFIATDECULTURACOMVOCÊ

toda quinta-feira | redes sociais 

A Casa Fiat de Cultura preparou uma série, apresentada pela equipe do Programa Educativo, que explora obras icônicas, movimentos artísticos e temas das grandes exposições já realizadas em sua sede.

O tema do mês é a arte contemporânea. Serão episódios sobre a mostra “O Corpo da Matéria. A Matéria do Corpo.”, em que serão abordadas a vida e a obra dos artistas italianos Paolo Grassino e Luigi Mainolfi. Além disso, serão apresentados conteúdos das exposições “Re-Conhecimento – A Gravura Norueguesa Contemporânea” e “O Tempo dos Sonhos: A Arte Aborígene Contemporânea da Austrália”.

Se inscreva no nosso canal do YouTube para não perder nenhum episódio!

 

SERVIÇO

Data: toda quinta-feira

Redes sociais

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning