Como Chegar

Setembro na Casa Fiat de Cultura | 2020

EXPOSIÇÃO | MAU OLHADO BEM OLHADO II

11, 18 e 25/set | redes sociais

“Mau Olhado Bem Olhado II”, exposição que está na Piccola Galleria, poderá ser apreciada por meio de percursos temáticos virtuais apresentados pelo Programa Educativo.

São cinco instalações em que performance e conceito se misturam para provocar reflexões. A afirmação e resistência do negro, com ressignificação do seu papel social e a relação entre duas pessoas, suas dificuldades e construções são apresentadas em vestígios do corpo, do olhar e da transformação.

Escolas e grupos podem agendar uma visita mediada virtual pelo e-mail agendamento@fcagroup.com.

 

SERVIÇO

Data: 11, 18 e 25 de setembro

Redes sociais da Casa Fiat de Cultura

EXPOSIÇÃO | CONEXÃO CASA FIAT DE CULTURA E MIS-SP: LAMBE-LAMBE

set e out | redes sociais

A Casa Fiat de Cultura, em parceria com o MIS de São Paulo, o Museu da Imagem e do Som, traz para as redes sociais uma das primeiras coleções do acervo do museu.

Elaborada por dois estudantes no início dos anos 1970, a coleção revela a profissão dos fotógrafos de rua em atividade na época, os lambe-lambes. Resgatar essa tradição, que faz parte da história das grandes cidades brasileiras, é entender a importância da documentação e preservação da memória oral e visual para a sociedade.

A exposição é virtual e você pode acompanhar os destaques nas redes sociais da Casa Fiat de Cultura.

Confira a mostra completa aqui.

 

SERVIÇO

Data: setembro e outubro

Redes sociais da Casa Fiat de Cultura

BATE-PAPO | LAMBE-LAMBE: FOTÓGRAFOS DE RUA EM BELO HORIZONTE E SÃO PAULO

15/set | das 17h às 18h | YouTube

Os fotógrafos de parques e praças, responsáveis pelas fotografias instantâneas, tradicionalmente conhecidos como lambe-lambes, podem ser gconsiderados como historiadores anônimos da vida cotidiana das cidades. Quando a cultura fotográfica no Brasil expandiu-se ao ponto de fazer com que muitos fotógrafos saíssem dos estúdios para trabalhar nas ruas, essa ferramenta de comunicação e registro foi democratizada.

Para um bate-papo sobre o assunto, a Casa Fiat de Cultura convida Patricia Lira, supervisora de acervo do MIS-SP, e Françoise Jean, diretora de patrimônio cultural e arquivo público de Belo Horizonte. Elas vão falar sobre o ofício de fotógrafo lambe-lambe como patrimônio imaterial e as diferenças e similaridades nas capitais mineira e paulista.

A transmissão ao vivo será realizada no YouTube da Casa Fiat de Cultura.

 

SERVIÇO

Data: 15 de setembro

Horário: das 17h às 18h

Transmissão ao vivo

YouTube da Casa Fiat de Cultura

BATE-PAPO | “A EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE NA  PRÓXIMA DÉCADA” COM O SOCIÓLOGO DOMENICO DE MASI

22/set | das 9h às 10h30 | YouTube

O professor italiano, sociólogo do trabalho e escritor Domenico De Masi, autor do livro “O Ócio Criativo”, vai abordar os novos rumos da sociedade, que chegará transformada em 2030. Numa conversa com a jornalista Daniella Zupo, ele apresentará sua visão sobre tecnologia, tempo livre, trabalho, ecologia, cultura, demografia e o papel da mulher na vida contemporânea. O evento integra a 14ª edição da Primavera dos Museus.

O bate-papo com Domenico De Masi é uma parceria da Casa Fiat de Cultura, do Consulado da Itália em Belo horizonte e dos Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Acompanhe no YouTube da Casa Fiat de Cultura.

 

SERVIÇO

Data: 22 de setembro

Horário: das 9h às 10h30

Transmissão ao vivo

YouTube da Casa Fiat de Cultura

ENCONTROS COM O PATRIMÔNIO | PATRIMÔNIO PAISAGÍSTICO: NATUREZA E CULTURA NOS CENÁRIOS URBANOS

20/set | das 11h às 12h30 | transmissão ao vivo

As paisagens de uma cidade podem ser consideradas como patrimônios? Parques, praças e jardins fazem parte dos patrimônios naturais e culturais das cidades. Com influências francesas e modernas, Belo Horizonte apresenta diferentes espaços que, muito mais que bolsões verdes, são lugares que constroem a identidade de seus habitantes.

Os Conjuntos Arquitetônicos e Paisagísticos da Praça da Liberdade e da Pampulha em Belo Horizonte serão alguns dos temas abordados no bate-papo com o diretor da Casa Cor Minas, João Grillo, que vai falar da importância da apropriação desses cenários urbanos pelas pessoas, principalmente como espaços de lazer e socialização.

A transmissão será ao vivo, com inscrições pela Sympla.

 

SERVIÇO

Data: 20 de setembro

Horário: das 11h às 12h30

Transmissão ao vivo

Inscrição gratuita pela Sympla

FORMAÇÃO DE PROFESSORES | EXPERIÊNCIAS ACESSÍVEIS EM ARTES VISUAIS

21/set | site e redes sociais

O Dia de Luta da Pessoa Com Deficiência (21/09) foi criado com o objetivo de conscientizar sobre a importância de construir uma sociedade mais inclusiva e sem preconceitos. Essa Formação propõe uma reflexão sobre o uso de códigos táteis de cores nas atividades de Artes Visuais em sala de aula, sob a ótica da Acessibilidade e Inclusão.

O conteúdo será desenvolvido em um vídeo, que abordará os códigos de cores e suas possibilidades de utilização no cotidiano, bem como suas potencialidades no ambiente escolar, com uma proposta de atividade.

O lançamento do conteúdo integra a 14ª edição da Primavera dos Museus e apresenta novas possibilidades de interação com pessoas com deficiência visual.

Confira aqui.

 

SERVIÇO

Data: 21 de setembro

Site e redes sociais da Casa Fiat de Cultura

LANÇAMENTO DO ESPAÇO DA PROFESSORA E DO PROFESSOR

23/set | site

Em iniciativa de estreitamentos de laços com a comunidade acadêmica, a Casa Fiat de Cultura lança, em seu site, um espaço dedicado a professores e educadores. Neste Espaço, que será alimentado periodicamente, estarão disponíveis materiais com conteúdos de suporte à educação em diversas mídias. Neste mês, o destaque são três cadernos com as temáticas: aquarela, quadrinhos e fotografia.

O lançamento do conteúdo integra a 14ª edição da Primavera dos Museus, cujo tema é “Mundo Digital: Museus em Transformação”.

Acesse aqui.

 

SERVIÇO

Data: 23 de setembro

Site da Casa Fiat de Cultura

SÉRIE ARTES | #CASAFIATDECULTURACOMVOCÊ

03, 10 e 17/set | redes sociais

A mostra “São Francisco na arte de mestres italianos” encerra a Série Artes, totalizando 26 vídeos sobre obras icônicas, movimentos artísticos e temas das grandes exposições já realizadas na Casa Fiat de Cultura. Com mediação do Programa Educativo, os três últimos episódios vão apresentar obras de importantes coleções italianas, que datam dos séculos XV a XVIII e traduzem as fases mais relevantes da representação de São Francisco.

Se inscreva no nosso canal do YouTube para não perder nenhum episódio!

 

SERVIÇO

Data: 03, 10 e 17 de setembro

Redes sociais da Casa Fiat de Cultura

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning