Como Chegar

Espaço da Professora e do Professor

Sobre o Espaço da Professora e do Professor

 

Em iniciativa de estreitamentos de laços com a comunidade acadêmica, a Casa Fiat de Cultura lança, em seu site, um espaço dedicado a professores e educadores. O lançamento integra a 14ª edição da Primavera dos Museus, cujo tema é “Mundo Digital: Museus em Transformação”.

Neste Espaço, que será alimentado periodicamente, estão disponíveis materiais com conteúdos de suporte à educação em diversas mídias.

Navegue pelo menu ao lado para:

  • fazer o download de cadernos educativos para utilizar em sala de aula,
  • conhecer técnicas para experiências acessíveis em artes visuais em nossa formação de professores,
  • passear por nossas exposições e refletir com percursos virtuais mediados,
  • aprender e ensinar com os mais de vinte capítulos da Série Artes,
  • baixar os catálogos* de algumas de nossas mostras de maior sucesso,
  • acessar museus de todo o mundo gratuitamente e online.

 

*Disponíveis somente durante o período de isolamento.

Cadernos Educativos

 

O download gratuito do conteúdo a seguir é destinado apenas ao uso pessoal e educativo do usuário, sendo proibido qualquer uso diverso, como por exemplo a sua reprodução, divulgação e/ou comercialização, dentre outros.

 

Aquarela

cartaz42x60.indd

Fotografia

cartaz42x60.indd

Quadrinhos

cartaz42x60.indd

Formação de Professores

 

Experiências acessíveis em artes visuais

Percursos Virtuais

 

Mau Olhado Bem Olhado II – 1

Mau Olhado Bem Olhado II – 2

Mau Olhado Bem Olhado II – 3

Mau Olhado Bem Olhado II – 4

Série Artes | #CasaFiatdeCulturaComVocê

 

Caravaggio – 1

Caravaggio – 2

Portinari – 1

Portinari – 2

Portinari – 3

Roma – 1

Roma – 2

Roma – 3

Barroco – 1

Barroco – 2

Barroco – 3

Beleza em Movimento – 1

Beleza em Movimento – 2

Tarsila e o Brasil dos modernistas – 1

Tarsila e o Brasil dos modernistas – 2

Tarsila e o Brasil dos modernistas – 3

Formas do Moderno – 1

Formas do Moderno – 2

Formas do Moderno – 3

O Corpo da Matéria. A Matéria do Corpo. – 1

O Corpo da Matéria. A Matéria do Corpo. – 2

A Gravura Norueguesa Contemporânea

Arte Aborígene da Austrália

São Francisco – 1

São Francisco – 2

São Francisco – 3

Catálogos Gratuitos

 

A Casa Fiat de Cultura, exclusivamente durante o período de isolamento social, disponibilizará diversos catálogos de sua exposições, através de seu website. O download gratuito de tal conteúdo se destina apenas ao uso pessoal e educativo do usuário, sendo proibido qualquer uso diverso, como por exemplo a sua reprodução, divulgação e/ou comercialização, dentre outros.

 

2018 | São Francisco na arte de mestres italianos na Casa Fiat de Cultura

 

2014 | Barroco Itália Brasil – Prata e Ouro na Casa Fiat de Cultura

Cartaz Barroco_bx

 

2012 | De Chirico: o sentimento da arquitetura na Casa Fiat de Cultura

Cartaz De Chirico

 

2012 | Caravaggio e seus seguidores na Casa Fiat de Cultura

Cartaz Caravaggio

 

2011 | Tarsila e o Brasil dos modernistas na Casa Fiat de Cultura

Cartaz Tarsila 

 

2011 | Olhar e Ser Visto na Casa Fiat de Cultura

Cartaz Olhar e Ser Visto

 

2008 | Olhar Viajante na Casa Fiat de Cultura

olhar-viajante_SITE

 

2008 | Com que roupa eu vou na Casa Fiat de Cultura

Com Que Roupa Eu Vou

 

2008 | A Arte nos Mapas na Casa Fiat de Cultura

arte mapas

 

2007 | Speed: A Arte da Velocidade na Casa Fiat de Cultura

Speed_site

 

2006 | Arte Italiana do MASP na Casa Fiat de Cultura

Arte Italiana_para site

Museus Online

 

Galeria Uffizi

A Galeria Uffizi é considerada um dos primeiros museus modernos do mundo. O edifício, construído entre 1560 e 1580, foi projetado inicialmente para funcionar como escritório para magistrados, juízes, técnicos e comerciantes de Florença — é daí que vem seu nome: “Galleria degli Uffizi” significa “Galeria dos Ofícios” em português. As galerias já faziam parte de um roteiro turístico na cidade desde o século XIV, e as suas portas foram abertas oficialmente ao público em 1769.

Com cerca de 50 quartos, o museu não é dos maiores em tamanho, mas abriga algumas das obras mais admiradas do mundo, como “Cabeça de Medusa” (c. 1597), de Caravaggio, e “A Anunciação” (c.1472), de Leonardo da Vinci. Nas galerias, destacam-se grandes mestres como Giotto, Botticelli, Michelângelo, Rafael, Ticiano, entre outros.

Na página da galeria no Google Arts & Culture, é possível passear virtualmente pelos corredores, observar o acervo e aprender sobre as obras.

Além disso, no site da instituição, é possível admirar as obras-primas das coleções e sua história, viajando por descrições cativantes e imagens em alta definição.

Acesse e deslumbre-se!

 

Museu do Louvre

O Museu do Louvre foi fundado em 1793 e é um dos maiores do planeta, com mais de 70 mil metros quadrados de extensão, o equivalente a cerca de 8 Estádios do Maracanã. São impressionantes 35 mil obras de arte expostas, mas o acervo completo é ainda mais espantoso, contando com mais de 450 mil obras!

No tour virtual, você pode passear pelos corredores, admirar a arte e clicar sobre cada obra para vê-la ampliada e ler sua ficha técnica.

Acesse aqui.

 

Black Cultural Archives

O tour virtual da instituição Black Cultural Archives (Arquivos Culturais Negros, em português) está disponível no Google Arts & Culture.

Localizada em Brixton, um distrito de Londres, na Inglaterra, a organização é dedicada a coletar, preservar e celebrar a história das pessoas de ascendência africana e caribenha na Grã-Bretanha. Com uma coleção exclusiva de arquivos originais, permite ao público se conectar com histórias que haviam sido ocultadas, promovendo o ensino, o aprendizado e a compreensão da enorme contribuição desses povos.

Com o objetivo de fortalecer e inspirar indivíduos e comunidades, são realizadas diversas exposições, programas educacionais e eventos, e o acesso à biblioteca, à sala de leitura e ao conjunto exclusivo de arquivos e objetos é gratuito.

E, graças à tecnologia, podemos acessar esse acervo tão rico e educativo a milhares de quilômetros de distância, direto de nossos computadores e celulares! No Google Arts & Culture, há quase 30 exposições temáticas online com imagens de obras de arte e documentos em alta resolução, acompanhadas de explicações detalhadas. Além disso, há um tour de realidade virtual, em que é possível conhecer as salas e corredores da instituição.

Acesse aqui.

 

Hermitage

Localizado em São Petersburgo, Rússia, o Hermitage é um dos museus mais prestigiados do mundo. Ele consiste em um complexo de cinco edifícios históricos interconectados. O maior e mais impressionante é o Palácio de Inverno, que, sozinho, possui mais de 1.000 quartos, 1.700 portas, 1.900 janelas e 100 escadas.

As riquezas abrigadas pela instituição variam de grandes obras de arte impressionistas a fascinantes tesouros orientais. Nomes como Matisse, Picasso, Gaugin e Rembrandt podem ser admirados nas galerias. São extraordinários 3 milhões de itens na coleção, que começou a ser montada na metade do século XVIII. De acordo com estimativas, seriam necessários 11 anos para ver cada peça exposta por apenas um minuto.

O tour virtual que o museu oferece é admirável. É possível observar a planta e definir quais andares e corredores conhecer, ou simplesmente escolher um (ou vários) dos tours já definidos, passeando por cada um dos prédios, galerias e exposições.

Para iniciar a sua visita, clique aqui.

 

Metropolitan Museum of Art – Met

O Metropolitan Museum of Art, mais conhecido como Met, foi fundado em 13 de abril de 1870 em Nova Iorque, EUA. São três sedes na cidade — Met Fifth Avenue, Met Breuer e Met Cloisters — que somam dois milhões de metros quadrados de área.

O acervo do museu conta com coleções notáveis, como o maior conjunto de arte egípcia fora do Cairo, capital do Egito: são impressionantes 26.000 objetos egípcios antigos. Outro destaque são as 2.500 pinturas de artistas europeus, entre eles os mestres Van Gogh, Renoir, Matisse e Johannes Vermeer. No acervo, também há figurinos, desenhos, gravuras, esculturas, instrumentos musicais, fotografias… São mais de 5.000 anos de arte de todo o mundo reunidos em um só lugar.

No Google Arts & Culture, é possível acessar a página do museu para conhecer virtualmente as galerias, obras e exibições que realizaram. Confira aqui.

 

Museo Frida Kahlo

Talentosa, forte, transgressora e mexicana, com muito orgulho. Essa era Frida Kahlo (1907-1954), uma das artistas visuais latinoamericanas de maior destaque na história. Ela nasceu, cresceu, viveu grande parte de seus dias e deu seu último suspiro na Cidade do México, no distrito de Coyoacán, em uma casa cheia de personalidade e paredes coloridas: La Casa Azul, ou A Casa Azul, em português.

Em 1958, quatro anos após a morte da pintora, a casa foi transformada no Museo Frida Kahlo. Assim como a arte de Frida, a residência transborda cores vivas, detalhes inusitados e referências à identidade nacionalista mexicana.

O museu reúne um acervo de pinturas de Kahlo e de seu marido, o pintor e muralista mexicano Diego Rivera. Entre as obras, podem ser destacadas “Frida y la cesárea” (1931), “Retrato de mi padre Wilhem Kahlo” (1952) e “Viva la Vida” (1954). Além disso, a intimidade da artista e de sua família está lá, expressa no mobiliário e em objetos pessoais.

Ficou com vontade de conhecer de pertinho? Então se liga: a instituição disponibilizou um tour online! O acesso é muito simples, basta navegar pelo mapa interativo no site para visitar os treze cômodos e o jardim. Confira.

No momento, é possível conferir também a exposição temporária “Aparências enganam”, que conta com as roupas icônicas usadas por Frida ao longo da vida. Para saber mais detalhes sobre o assunto, veja a página da exposição no Google Arts & Culture aqui.

 

Museu Britânico

Que tal passear pelos corredores de um dos mais antigos e prestigiados museus do planeta sem sair de casa? No Google Arts & Culture, é possível fazer um tour virtual pelo Museu Britânico, que é considerado o primeiro museu público nacional do mundo: ele foi fundado em 1753 e abriu suas portas em 1759.

Em seu acervo permanente, encontram-se mais de sete milhões de objetos provenientes de todos os continentes. Entre eles, destacam-se esculturas egípcias e gregas, moedas do período helenístico e máscaras astecas, além da Pedra de Roseta — considerada a chave para decifrar os hieróglifos egípcios — e partes do Partenon de Atenas.

Você consegue ver tudo isso em detalhes e explorar as galerias como se estivesse lá dentro acessando este link.

 

National Archaeological Museum

O National Archaeological Museum é o maior museu da Grécia e um dos mais importantes do mundo. O edifício neoclássico que abriga a instituição foi construído no fim do século XIX para receber os grandes achados das escavações realizadas naquela época. Ao longo do tempo, foi enriquecido com descobertas de todas as partes do mundo, oferecendo, hoje, um panorama abrangente da cultura grega antiga, da pré-história à antiguidade. São dezenas de corredores em cada um dos quatro andares, totalizando 8.000 m² de área.

No site do museu, você pode acessar as principais coleções permanentes:

– Antiguidades Pré-históricas
– Escultura
– Vasos e Miniaturas
– Trabalhos em Metal
– Antiguidades Egípcias
– Antiguidades Cipriotas

Lá, você encontra fotos em alta resolução e explicações detalhadas sobre as imponentes obras. Acesse.

 

Scuderie del Quirinale

Rafaello Sanzio (1483-1520) foi um dos mais importantes artistas de todos os tempos. Tanto que ficou conhecido por seu primeiro nome: Rafael. Neste ano de 2020, no dia 6 de abril, sua morte completou 500 anos. Para homenageá-lo, foi organizada uma mega exposição na Scuderie del Quirinale, em Roma.

“Raffaello 1520-1483” conta com 200 obras, incluindo 27 pinturas de Rafael. De acordo com Mario de Simoni, o presidente da organização que administra o museu, o seguro foi o mais alto já estipulado na Itália: mais de 3 bilhões de euros, cerca de 15 bilhões de reais.

Porém, a mostra foi fechada ao público dias após sua abertura, no início de março, e será mantida assim enquanto durar o período isolamento social. Não se sabe, portanto, quando os visitantes poderão ver a coleção ao vivo.

Contudo, é possível aprender bastante sobre o artista e suas obras, ver o backstage e fazer um tour virtual pela exposição acessando o canal do YouTube da Scuderie del Quirinale. Vale a pena, pois, conforme descrição da própria galeria, a mostra é “uma sucessão, sala após sala, de rostos, olhares e gestos de extraordinária beleza”.

Assista neste link.

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning