Como Chegar

A Arte nos Mapas na Casa Fiat de Cultura

Introdução

A exposição A Arte nos Mapas na Casa Fiat de Cultura: uma Viagem pelos Quatro Cantos do Mundo traz para o público mineiro um extraordinário conjunto de cerca de 50 mapas datados entre os séculos XVI e XIX, elenco proveniente dos acervos do Banco Real, Fundação Biblioteca Nacional, Biblioteca José e Guita Mindlin, Instituto Ricardo Brennand e de coleções particulares.

Eles nos mostram não só os avanços do conhecimento técnico-científico no traçado – cada vez mais preciso – de territórios recém-descobertos, mas, sobretudo, a mentalidade dos cartógrafos de diferentes épocas. Esse é o lugar da arte nos mapas, que nos faz navegar pelo imaginário europeu do período.

Há monstros marinhos e seres fantásticos que se transferem das crenças medievais aos mapas renascentistas e mesmo posteriores, povoando o Mar Oceano e terras inexploradas ao lado de imagens de fauna, flora e “cenas de costumes”. Esta arte não é aleatória. Sem aferições confiáveis de longitude e latitude, tais imagens eram importantes referências geográficas, encontrando-se por isso no interior dos mapas.

Com o passar do tempo, elas serão relegadas s suas bordas, como alegorias que revelam o interesse econômico e o domínio político dos novos territórios como móvel do olhar europeu. O que assim aprendemos é que, da arte de dar forma ao desconhecido arte de pintar as Alegorias dos Continentes incorporada ilustração dos mapas, a ciência e o imaginário se aliam, na cartografia, para nos levar a viajar pelas quatro partes do mundo.

Esta exposição possibilita a visita de pessoas com deficiência visual

Apresentação

A Casa Fiat de Cultura faz uma viagem no tempo e assesta a proa de sua nau em meio s vagas de mares até então nunca dantes navegados. Os cartógrafos vão mapeando o real por entre o imaginário, a chorar naufrágios e celebrar conquistas, aquém e além da Taprobana. Navegar é preciso, viver, nem tanto! O que nos move é o imperativo de El Rei Dom João Segundo.

O recurso imagens de Camões e Pessoa é forçoso, diante das grandiosas imagens que ficaram a dar testemunho desses tempos heróicos, que resultaram na criação do mundo moderno, com o deslocamento do eixo geográfico, social e econômico do globo. Essa grande mudança, a mais radical de toda a história, deixa a nu a insignificância dos impactos da “Corrida Espacial” de nossos tempos.

Esta fica a nos dever – e ainda por muito tempo – o cumprimento das profecias de Asimov, Bradbury e Clarke sobre a colonização das galáxias, antes que uma exposição de seus resultados permanentes possa ser objeto de uma exposição como a que agora oferecemos ao público.

Normas de Visitação

• Não é permitido fotografar ou filmar a exposição, com ou sem flash

• Não é permitido falar ao celular dentro das galerias, bem como enviar torpedos

• Não é permitido tocar nas obras.

• Não é permitido ultrapassar o nicho de segurança para ver as obras

• Bolsas, mochilas, pastas e similares devem ser deixados no guarda-volumes

• Não é permitido mascar chicletes, comer ou beber no recinto das exposições

• Pede-se a gentileza de falar e movimentar-se com moderação nos espaços expositivos

• Pede-se a gentileza de respeitar e seguir as orientações da equipe da Casa Fiat de Cultura

Educativo

Agendamento de Grupos e Escolas

Está sendo realizado o agendamento de visitas orientadas para grupos e escolas para a exposição A Arte nos Mapas – uma viagem pelos quatro cantos do mundo.

O Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura preparou uma série de atividades especiais que promovem uma mediação instigante entre os visitantes e as obras de arte.

Para realizar o agendamento entre em contato através do telefone: (31) 3289.8910 ou através do e-mail:agendamento@casafiatdecultura.com.br.

Ficha Técnica

Patrocínio
FIAT

Realização
Casa Fiat de Cultura

Proposição e
Desenvolvimento
Expomus – Exposições, Museus, Projetos Culturais

Coordenação geral
Maria Ignez Mantovani Franco

Coordenação executiva
Patrícia Prado Betti Queiroz
Denise Michelotti – assistência

Controle técnico de acervos
Alessandra Labate Rosso
Cristiane Gonçalves
Luisa Landsberger Lorch
Adriana Salazar – assistência

Gestão do projeto
Ana Maria Barcellos de Lima
Camila Mantovani R. Cristino
Izabel Casanovas

Curador científico
Dante Martins Teixeira

Edição e difusão de conteúdos
Maria Lúcia Montes

Projeto expográfico e coordenação de montagem
Gerardo Vilaseca

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning