Como Chegar

Novembro na Casa Fiat de Cultura | 2020

EXPOSIÇÃO | MORAR CONTEMPORÂNEO: 4 As DO MADE IN ITALY NA CASA FIAT DE CULTURA

30/out a 30/nov | vitrines da Casa Fiat de Cultura | Janelas CASACOR

O Design Italiano é destaque nos espaços expositivos criados pela arquiteta Isabela Vecci a partir de quatro vertentes que compõem o Made in Italy: Abbigliamento (Vestuário), Arredamento (Mobília), Alimentare (Agroalimentar) e Automazione (Automação).

A relação entre a tecnologia e a cultura italianas perpassa os quatro ambientes, compostos por objetos que sintetizam o diálogo entre tecnologia, beleza, sofisticação e originalidade.

Elementos do morar contemporâneo estão representados por peças de renomados designers, como os Irmãos Campana, Achille Castiglioni, Emilio Pucci, Giorgio Bonaguro, Francesco Paretti e Alfonso Bialetti, além de ícones do Design Italiano, como o automóvel Fiat 500 Cult.

A mostra, que poderá ser vista pelo lado de fora da vitrine da Casa Fiat de Cultura, é uma realização conjunta com o Consulado da Itália em Belo Horizonte e integra o projeto “Janelas CASACOR”.

Serão oferecidas mediações de visitas virtuais (videoconferência), com inscrições pela Sympla. Para escolas e grupos, o agendamento pode ser feito pelo e-mail agendamento@fcagroup.com.

Saiba mais clicando aqui.

 

SERVIÇO

Data: 30 de outubro a 30 de novembro

Vitrines da Casa Fiat de Cultura

EXPOSIÇÃO | MAU OLHADO BEM OLHADO II

5 e 19/nov | das 16h às 17h | videoconferência
12 e 26/nov | das 10h às 11h | videoconferência

“Mau Olhado Bem Olhado II”, exposição que está na Piccola Galleria, poderá ser apreciada por meio de visitas virtuais mediadas pelo Programa Educativo.

São cinco instalações em que performance e conceito se misturam para provocar reflexões. A afirmação e resistência do negro, com ressignificação do seu papel social e a relação entre duas pessoas, suas dificuldades e construções são apresentadas em vestígios do corpo, do olhar e da transformação.

As mediações virtuais acontecerão por meio de videoconferência, com inscrições pela Sympla. Para escolas e grupos, o agendamento pode ser feito pelo e-mail agendamento@fcagroup.com

 

SERVIÇO

VISITAS VIRTUAIS

Data: quintas-feiras

Horário: das 10h às 11h (12/11 e 26/11) e das 16h às 17h (5/11 e 19/11)

Videoconferência

Inscrição gratuita pela Sympla

EXPOSIÇÃO | NOVEMBRO DIGITAL: URAMADO AR

16/nov a 16/dez fachada

Espíritos da floresta, típicos do folclore japonês, vão colorir a fachada da Casa Fiat de Cultura. Tanuki é um personagem do universo japonês, uma criatura mística e divertida, considerada mestre no disfarce e na troca de formas.

O projeto de realidade aumentada foi desenvolvido pela designer Julie Stephen Chheng e inclui 24 figuras em diferentes tamanhos, que estarão espalhadas numa instalação coletiva pelas fachadas dos equipamentos culturais ao redor da Praça da Liberdade.

Elas “ganham vida” de forma surpreendente, com o uso do aplicativo Uramado AR, disponível para download nas lojas Google Play e App Store. Com o app instalado, começa a caça ao tesouro: a medida em que são descobertos, os Tanukis são despertados e envolvem o visitante com questionamentos a respeito das nossas diferenças e da nossa própria realidade, de forma poética e lúdica.

 

SERVIÇO

Data: 16 de novembro a 16 de dezembro

Fachada da Casa Fiat de Cultura

EXPOSIÇÃO | PRESÉPIO COLABORATIVO DA CASA FIAT DE CULTURA

26/nov a 6/jan vitrine

O Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura, em sua sexta edição, traz a simplicidade como base. Seja na escolha do papel Kraft e do papelão como materiais principais para a construção das cenas e dos objetos tradicionais, seja na mensagem central: a valorização das pessoas comuns que transformam o mundo.

A Sagrada Família representa uma família comum que pode mudar a realidade do mundo com pequenas ações, como a substituição do plástico, a reutilização e a reciclagem. Também há destaque para o papel da mulher como símbolo de fertilidade, renovação e esperança. Quando uma nova vida pode ser gerada, os sonhos renascem, e é possível acreditar em um futuro melhor. É um presépio que valoriza a tradição e, ao mesmo tempo, coloca em foco o otimismo no futuro.

A exposição poderá ser vista pela vitrine da sala expositiva.

 

SERVIÇO

Data: 26 de novembro a 6 de janeiro

Vitrine da Casa Fiat de Cultura

BATE-PAPO AO VIVO | INAUGURAÇÃO DO PRESÉPIO COLABORATIVO DA CASA FIAT DE CULTURA

26/nov | a partir das 19h | videoconferência

A inauguração da 6ª Edição do Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura terá a participação especial do curador e artista plástico Leo Piló. Diretamente da sala expositiva, ele falará sobre os elementos do Presépio e contará os detalhes da cenografia e das técnicas utilizadas.

A transmissão será ao vivo, com inscrições pela Sympla (o link será compartilhado em breve).

 

SERVIÇO

Data: 26 de novembro

Horário: a partir das 19h

Videoconferência

Inscrição gratuita pela Sympla

ENCONTROS COM O PATRIMÔNIO | O AFRO-PATRIMÔNIO NA HISTÓRIA DE BELO HORIZONTE

29/nov | das 11h30 às 13h | videoconferência

Você é capaz de reconhecer, em Belo Horizonte, ruas e regiões que fazem parte da história e das manifestações culturais das populações negras? Entre prédios, praças e favelas, existe o afro-patrimônio da capital mineira.

Neste bate-papo, serão abordados eventos e relatos desde os tempos do Arraial do Curral Del Rey e como essas memórias foram desconsideradas pelos processos de planejamento e construção da capital.

O convidado é o pesquisador e idealizador do Projeto NegriCidade e curador do Muquifu – Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos, Padre Mauro, que apresentará os territórios negros do início da história da cidade como o Largo do Rosário (cruzamento das ruas da Bahia e dos Timbiras), a Capela do Rosário dos Pretos e o Cemitério dos Irmãos do Rosário.

Inscrições gratuitas pela Sympla.

 

SERVIÇO

Data: 29 de novembro

Horário: das 11h30 às 13h

Videoconferência

Inscrição gratuita pela Sympla

OFICINA | PRESÉPIO COLABORATIVO DA CASA FIAT DE CULTURA

10 e 19/nov | redes sociais

O Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura traz como materiais principais o papel Kraft e o papelão, que se transformarão nos objetos e cenas tradicionais.

São materiais simples, práticos, acessíveis e com ótimos resultados artísticos, que poderão desta vez serem desenvolvidos em casa, com a direção do curador e artista plástico Leo Piló.

Nas oficinas virtuais, o público vai aprender a fazer alguns objetos que compõem o Presépio e a usar essas peças para complementar, de forma criativa, a decoração natalina em casa.

 

SERVIÇO

Data: 10 e 19 de novembro

Redes sociais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES | ARTES VISUAIS E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS

24/nov | YouTube

O curso visa enriquecer a atuação de professores em sala de aula enquanto mediadores, explorando metodologias de mediação cultural e discutindo como as populações negras foram representadas ao longo da História da Arte no Brasil.

As reflexões se baseiam na contraposição entre obras que retratam os negros de forma depreciativa e imagens valorativas, buscando desconstruir concepções estereotipadas.

Para pautar as discussões, quatro obras serão analisadas a partir de aspectos formais, estéticos, temáticos e contextuais.

 

SERVIÇO

Data: 24 de de novembro

YouTube

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA | VIDEOPERFORMANCE “A ROUPA É VERMELHA DE TERRA”

20/nov | redes sociais

Para marcar a data do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, Janaína Barros e Wagner Leite Viana, artistas da exposição “Mau Olhado, Bem Olhado II”, apresentam a videoperformance “A roupa é vermelha de terra”. Uma reflexão sobre os corpos feminino e masculino negros em uma interação que reflete os afetos e sua dimensão política na formação da família negra.

 

SERVIÇO

Data: 20 de de novembro

Redes sociais

4º PROGRAMA DE SELEÇÃO DA PICCOLA GALLERIA

até 15/nov | site

Prorrogadas as inscrições do 4º Programa de Seleção da Piccola Galleria. Ainda dá tempo de inscrever seu projeto de artes visuais! Suas obras podem fazer parte da nossa programação. Serão selecionadas propostas de exposição de pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, fotografias, instalações, performances, videoarte e/ou arte digital.

O regulamento e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da Casa Fiat de Cultura.

 

SERVIÇO

Data: até 15 de novembro

Site

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning