Como Chegar

Dezembro na Casa Fiat de Cultura | 2020

EXPOSIÇÃO | MORAR CONTEMPORÂNEO: 4 As DO MADE IN ITALY NA CASA FIAT DE CULTURA

até 10/dez | vitrines da Casa Fiat de Cultura | Janelas CASACOR

O Design Italiano é destaque nos espaços expositivos criados pela arquiteta Isabela Vecci, a partir de quatro vertentes que compõem o Made in Italy: Abbigliamento (Vestuário), Arredamento (Mobília), Alimentare (Agroalimentar) e Automazione (Automação).

A relação entre a tecnologia e a cultura italianas perpassa os quatro ambientes, compostos por objetos que sintetizam o diálogo entre tecnologia, beleza, sofisticação e originalidade.

Elementos do morar contemporâneo estão representados por peças de renomados designers, como os Irmãos Campana, Achille Castiglioni, Emilio Pucci, Giorgio Bonaguro, Francesco Paretti e Alfonso Bialetti, além de ícones do Design Italiano, como o automóvel Fiat 500 Cult.

A mostra, que poderá ser vista pelo lado de fora da vitrine da Casa Fiat de Cultura, é uma realização conjunta com o Consulado da Itália em Belo Horizonte e integra o projeto “Janelas CASACOR”.

Serão oferecidas mediações de visitas virtuais (videoconferência), com inscrições pela Sympla. Para escolas e grupos, o agendamento pode ser feito pelo e-mail agendamento@fcagroup.com

Saiba mais clicando aqui.

 

SERVIÇO

Data: até 10 de dezembro

Vitrines da Casa Fiat de Cultura

EXPOSIÇÃO | PRESÉPIO COLABORATIVO DA CASA FIAT DE CULTURA

até 6/jan | vitrine
visita mediada: 15/dez | das 16h às 17h | videoconferência

O Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura, em sua sexta edição, traz a simplicidade como base da tradicional cena de Natal. Seja na escolha do papel Kraft e do papelão para a construção dos personagens, cenários e objetos, seja na mensagem central: a valorização das pessoas comuns que transformam o mundo.

São mais de 400 peças, criadas com material reutilizável, a partir de diferentes técnicas: dobraduras, kirigami, alfaiataria em papel, dentre outras.

Com curadoria do artista Leo Piló, a Sagrada Família traz como destaque a mulher como símbolo de fertilidade, renovação e esperança.

O Presépio propõe uma reflexão sobre as atitudes cotidianas, o consumo e a relação das pessoas com o meio ambiente e faz um diálogo entre a tradição e o otimismo no futuro.

A exposição poderá ser vista pela vitrine da Casa Fiat de Cultura. No dia 15/12, às 16h, por meio de videoconferência, haverá uma visita mediada virtual com libras, com inscrições pela Sympla.

 

SERVIÇO

Data: até 6 de janeiro

Vitrine da Casa Fiat de Cultura

EXPOSIÇÃO | MAU OLHADO BEM OLHADO II

3 e 17/dez | das 16h às 17h | videoconferência
10/dez | das 10h às 11h | videoconferência

“Mau Olhado Bem Olhado II”, exposição que está na Piccola Galleria, poderá ser apreciada por meio de visitas virtuais mediadas pelo Programa Educativo.

São cinco instalações em que performance e conceito se misturam para provocar reflexões. A afirmação e resistência do negro, com ressignificação do seu papel social, e a relação entre duas pessoas, suas dificuldades e construções são apresentadas em vestígios do corpo, do olhar e da transformação.

As mediações virtuais acontecerão por meio de videoconferência, com inscrições pela Sympla. Para escolas e grupos, o agendamento pode ser feito pelo e-mail agendamento@fcagroup.com

 

SERVIÇO

VISITAS VIRTUAIS

Data: 3, 10 e 17 de dezembro

Horário: das 10h às 11h (10/12) e das 16h às 17h (3/12 e 17/12)

Videoconferência

Inscrição gratuita pela Sympla

EXPOSIÇÃO | NOVEMBRO DIGITAL: URAMADO AR

até 16/dez fachada

Espíritos da floresta, típicos do folclore japonês, colorem a fachada da Casa Fiat de Cultura. Tanuki é um personagem do universo japonês, uma criatura mística e divertida, considerada mestre no disfarce e na troca de formas.

O projeto de realidade aumentada foi desenvolvido pela designer Julie Stephen Chheng e inclui 31 figuras em diferentes tamanhos, que estão espalhadas numa instalação coletiva pelas fachadas dos equipamentos culturais ao redor da Praça da Liberdade.

Elas “ganham vida” de forma surpreendente, com o uso do aplicativo Uramado AR, disponível para download no Google Play e App Store.

Com o app instalado, começa a caça ao tesouro: a medida em que são descobertos, os Tanukis são despertados e envolvem o visitante com questionamentos a respeito das nossas diferenças e da nossa própria realidade, de forma poética e lúdica.

 

SERVIÇO

Data: até 16 de dezembro

Fachada da Casa Fiat de Cultura

300 ANOS DE MULHERES MINEIRAS POETAS: AÇÃO POÉTICA COM A ATRIZ INÊS PEIXOTO

12/dez | 10h | redes sociais

Em 2020, a criação da Capitania de Minas do Ouro, separando-se da Capitania de São Paulo, completa 300 anos. A ocasião marca o início de Minas Gerais.

Para celebrar os três séculos de história do estado e também o aniversário de 123 anos de Belo Horizonte, a Casa Fiat de Cultura apresenta uma ação poética que une versos escritos por uma mineira do séc. XVIII, na voz de uma atriz belo-horizontina do séc. XXI.

A atriz Inês Peixoto faz uma interpretação exclusiva do texto “Conselhos a meus filhos” da poeta, mineradora e ativista política Bárbara Heliodora, que viveu de 1759 a 1819.

A performance faz uma homenagem a poetas mineiras que atravessaram esses séculos e que, por meio de versos e rimas, traduzem a força e a sensibilidade da opinião e do pensamento femininos.

 

SERVIÇO

Data: 12 de de dezembro

Horário: 10h

Redes sociais

ATELIÊ ABERTO | CARTÃO DE NATAL

11, 18 e 23/dez | stories

Com a chegada do Natal, as pessoas buscam formas de distribuir afeto e esperança entre aqueles que querem bem, especialmente nesse momento de grandes desafios. Que tal fazer isso com peças produzidas por você? Este é o convite do Ateliê de Cartão de Natal: criar seus próprios cartões.

Em um diálogo com a proposta do Presépio Colaborativo, a ideia é usar como matéria-prima o papel — um dos materiais reutilizáveis com maior taxa de reciclo, quase 70% — por meio das técnicas de colagem, recorte e dobradura.

 

SERVIÇO

Data: 11, 18 e 23 de dezembro

Stories

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning