Como Chegar

MARY DEL PRIORI – Sexualidade e Erotismo na História do Brasil

Descrição

O Sempre Um Papo e a Casa Fiat de Cultura recebem a historiadora e escritora Mary Del Priore para quatro encontros que discutem a “Sexualidade e Erotismo na História do Brasil”. De acordo com a autora, a sexualidade e a noção de intimidade foram mudando ao longo do tempo, influenciadas por questões políticas, econômicas e culturais, passando de um assunto a ser evitado a todo custo para um dos mais comentados nos dias de hoje. Os encontros ocorrem nos dias 25 e 26 de outubro, terça e quarta-feira, de 19h30 às 22h, na Casa Fiat de Cultura. A entrada é franca e as reservas podem ser feitas pelo emailinscricao@sempreumpapo.com.br. Na oportunidade, o livro “Histórias Íntimas” será lançado e vendido a preço promocional.

A partir de uma vasta pesquisa histórica, Mary Del Priore debate sobre nudez e pudor, hábitos de higiene, afrodisíacos, crendices, homossexualidade, prostituição, o surgimento da lingerie, a popularização do biquíni, remédios caseiros para aborto, bailes de Carnaval e a revolução sexual. Do bordel ao motel, da fotografia à tela do computador, da “pederose” à pedofilia, da perseguição ao antifísico à homofobia, do corpo coberto ao nu: como passamos de um mundo em que quase tudo era proibido, mesmo entre quatro paredes, e chegamos a este em que não se proíbe quase nada, até mesmo em público.

Mary Del Priore é autora de 30 livros sobre a História do Brasil, entre eles “A Condessa de Barral – A Paixão do Imperador”, “O Príncipe Maldito”, “Matar ou Morrer – A Morte de Euclides de Cunha”, “História das Mulheres no Brasil”, “História da Vida Privada” e “Uma Breve História do Brasil”. Historiadora com pós-doutorado na França e sócio-honorária do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, foi duas vezes vencedora do Prêmio “Casa Grande & Senzala”, do melhor livro de não-ficção da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e Prêmio Jabuti. Seu livro mais recente, “Histórias Íntimas” ficou semanas na lista de mais vendidos de todos os jornais e revistas brasileiros.

Programação

Dia 25 de outubro, terça-feira
19h30 às 20h30 – Terra de Santa Cruz, o Paraíso, a Serpente e a Igreja: Olhares Indiscretos.

20h45 às 22h – Império: Um Século Hipócrita
Dia 26 de outubro, quarta-feira
19h30 às 20h30 – Primeiras Rachaduras no Muro da Repressão
20h45 às 22h – Tema: As Transformações da Intimidade

Local: Casa Fiat de Cultura – Rua Jornalista Djalma de Andrade, 1.250 – Belvedere
Informações: (31) 3289-8900 – www.casafiatdecultura.com.br/ www.sempreumpapo.com.br

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning