Como Chegar

Junho na Casa Fiat de Cultura | 2021

EXPOSIÇÃO | AQUELES (IN)VISÍVEIS

até 04/jul | virtual

Retratos de pessoas LGBTQIA+ dos séculos XIX e XX ganham cores, referências contemporâneas e ornamentações nos bordados de Rodrigo Mogiz. 

A exposição virtual “Aqueles (In)visíveis” — que tem curadoria de Marco Antônio Vieira — faz uma ponte entre o passado e o presente reunindo peças bordadas e fotografias, que propõem um olhar para a questão da visibilidade ou invisibilidade das diversidades afetivas e identidades sexuais e de gênero.

As fotos são trabalhadas pelo artista a partir de intervenções poéticas, que contam histórias imaginárias das pessoas retratadas e refletem sobre as relações entre palavra e imagem.

Além de um tour virtual 3D que está no site, serão oferecidas visitas virtuais mediadas (transmissão ao vivo) nos dias 10, 17 e 19 de junho e 1º de julho, com inscrições pela Sympla. Para escolas e grupos, o agendamento pode ser feito pelo e-mail agendamento@fcagroup.com.

Confira a exposição aqui.

 

SERVIÇO

Data: até 04 de julho

Virtual

BATE-PAPO | UM BREVE PANORAMA DA REPRESENTAÇÃO LGBTQIA+ NA ARTE

24/jun | das 19h às 20h30 | transmissão ao vivo

É preciso ampliar o olhar para a importância da diversidade e inclusão em todas as áreas do conhecimento.

Em celebração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (28 de junho), Lorenzo Merlino, professor da FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado – SP, doutorando em História da Arte e referência no mundo da moda, apresentará uma perspectiva histórica da temática LGBTQIA+ na arte.

Serão analisadas as representações iconográficas desde a Antiguidade, passando pelo Renascimento e Neoclassicismo, até a Idade Contemporânea, num breve panorama sobre a trajetória da História da Arte na perspectiva LGBTQIA+.

Inscrições gratuitas pela Sympla.

 

SERVIÇO

Data: 24 de junho

Horário: das 19h às 20h30

Transmissão ao vivo

Inscrição gratuita pela Sympla

ENCONTROS COM O PATRIMÔNIO | A SÉTIMA ARTE: PASSADO, PRESENTE E FUTURO DO CINEMA NO BRASIL

20/jun | das 11h às 12h30 | transmissão ao vivo

Neste mês em que se celebra o cinema brasileiro, o Encontros com o Patrimônio apresentará a trajetória da sétima arte no país, abrangendo os primeiros filmes, diretores e estúdios cinematográficos, até o fim do século XX. Entre as temáticas, destaca-se também a relação do cinema com o patrimônio e a educação.

A convidada é Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora-geral das mostras de cinema de Tiradentes, Ouro Preto e Belo Horizonte, que falará sobre a importância da produção audiovisual e da preservação de filmes para a memória do país.

Inscrições gratuitas pela Sympla.

 

SERVIÇO

Data: 20 de junho

Horário: das 11h às 12h30

Transmissão ao vivo

Inscrição gratuita pela Sympla

FORMAÇÃO DE PROFESSORES | PONTO, LINHA E FORMA: OS ELEMENTOS BÁSICOS DA COMPOSIÇÃO EM ARTES VISUAIS

22 e 29/jun | YouTube

O ponto, a linha e as formas, assim como a cor e a textura, são elementos visuais que compõem as obras de arte. A maneira com que eles se organizam no espaço — que pode ser, por exemplo, a tela, o papel ou um objeto tridimensional — também é de grande importância para a construção de significado.

Essas questões, somadas aos fundamentos e princípios de Forma e Composição, serão abordadas em dois episódios que serão disponibilizados no YouTube. Os vídeos contam também com propostas de atividades para sala de aula. Acompanhe.

 

SERVIÇO

Data: 22 e 29 de junho

YouTube

ATELIÊ ABERTO | INSPIRAÇÕES DE MINAS – BANDEIRA PARA O AMOR

12/jun | stories

A tradição das colchas de retalhos, embora não seja exclusividade mineira, é muito comum nos interiores de Minas Gerais. Ainda que algumas de suas técnicas de execução sejam mais recentes e tenham nomes estrangeiros, como kolping, quilting e patchwork, o seu fazer é parte da mineiridade.

Figurativamente, a expressão “colcha de retalhos” representa a pluralidade e a inclusão. No Dia dos Namorados, em uma celebração do amor em toda a sua diversidade, o Ateliê Aberto ensinará a fazer um varal com bandeirolas de tecido a partir da adaptação de uma técnica das tradicionais colchas.

Acompanhe nos stories do Instagram e do Facebook.

 

SERVIÇO

Data: 12 de junho

Stories

ARTE EM 15’ | O BEIJO

14/jun | das 12h às 12h15 | YouTube

Um dos momentos mais esperados do início de um namoro é o beijo, não é mesmo? Artistas de diferentes culturas e movimentos já registraram esse gesto que inspira os apaixonados.

Para celebrar o mês dos namorados, foram selecionados dois escultores e suas obras. As similaridades e distinções de estilos, materiais e técnicas entre Auguste Rodin e Constantin Brancusi serão apresentadas em rápidos 15 minutos.

As perguntas do público serão respondidas ao vivo durante o lançamento do vídeo, que acontecerá no YouTube.

 

SERVIÇO

Data: 14 de junho

Horário: das 12h às 12h15

YouTube

MUSEUM WEEK

7 a 13/jun | redes sociais

Durante uma semana, mais de 6.000 instituições culturais estarão conectadas. A #MuseumWeek propõe reflexões e ações com a meta: “7 dias, 7 temas, 7 hashtags”.

O foco é divulgar projetos e ações artísticas inéditas, que estimulem em todos a criatividade e que reforcem a imagem dos artistas como atores participantes de transformações na sociedade.

A Casa Fiat de Cultura preparou uma programação especial, com vários vídeos e atividades com envolvimento do público.

Não perca essa oportunidade e participe!

 

SERVIÇO

Data: 7 a 13 de junho

Redes sociais

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning