Como Chegar

Julho na Casa Fiat de Cultura | 2021

EXPOSIÇÃO | AS PRAÇAS [IN]VISÍVEIS

13/jul a 12/set | virtual

Ao pensar em uma cidade, muitas imagens vêm à cabeça. Mas qual é o espaço capaz de traduzir o lugar do encontro, do ir e vir das pessoas, das histórias e cultura de um povo? As praças, espaços públicos que atraem multidões, que abrigam ideias e sentimentos, que evocam memórias e atravessam gerações.

Nos últimos tempos, esses lugares foram marcados por paisagens inimagináveis. Ao trocar o burburinho das rotinas das grandes cidades pela imensidão dos silêncios impostos pela pandemia, as praças evidenciaram um novo cenário, despertando novos olhares e relações.

A exposição virtual “As Praças [In]visíveis” reúne quarenta e dois escritores e fotógrafos italianos para um diálogo entre a cultura e a beleza da Itália, revelando esses monumentos arquitetônicos como verdadeiras obras de arte.

A mostra é uma realização conjunta da Casa Fiat de Cultura e do Consulado da Itália em Belo Horizonte e conta com o apoio do Istituto Italiano di Cultura San Paolo.

 

SERVIÇO

Data: 13 de julho a 12 de setembro

Virtual

EXPOSIÇÃO | AQUELES (IN)VISÍVEIS

até 4/jul | virtual

Retratos de pessoas LGBTQIA+ dos séculos XIX e XX ganham cores, referências contemporâneas e ornamentações nos bordados de Rodrigo Mogiz.

A exposição virtual “Aqueles (In)visíveis” faz uma ponte entre o passado e o presente reunindo peças bordadas e fotografias, que propõem um olhar para a questão da visibilidade ou invisibilidade das diversidades afetivas e identidades sexuais e de gênero.

As fotos são trabalhadas pelo artista a partir de intervenções poéticas, que contam histórias imaginárias das pessoas retratadas e refletem sobre as relações entre palavra e imagem.

Além de um tour virtual 3D que está no site, será oferecida uma visita virtual mediada (transmissão ao vivo) no dia 1º de julho, com inscrições pela Sympla. Para escolas e grupos, o agendamento pode ser feito pelo e-mail agendamento@fcagroup.com.

 

SERVIÇO

Data: até 04 de julho

Virtual

PALESTRA | LIBERDADE DE PERCEPÇÕES, COM A ARQUITETA JÔ VASCONCELLOS

13/jul | das 19h às 20h30 | transmissão ao vivo

As praças possuem uma importância simbólica que vai além da questão estética e funcional. São espaços democráticos de encontro e convívio urbano. Em Belo Horizonte, uma das mais icônicas é a Praça da Liberdade. Ela surgiu com a capital mineira – primeira cidade moderna planejada do Brasil.

Ao longo dos anos, esta praça experimentou transformações, propiciando diversas percepções e experiências. Em 1990, a Praça da Liberdade passou por uma grande reforma estrutural, projeto que contou com a participação de Jô Vasconcellos, referência na área de arquitetura, paisagismo e urbanismo.

Nessa palestra virtual, Jô compartilhará histórias e curiosidades sobre essa praça tão querida pelos belo-horizontinos e cartão-postal da cidade.

O evento faz parte da programação paralela da exposição virtual “As Praças [In]visíveis”.

Inscrições gratuitas pela Sympla.

 

SERVIÇO

Data: 13 de julho

Horário: das 19h às 20h30

Transmissão ao vivo

Inscrições gratuitas pela Sympla

ENCONTROS COM O PATRIMÔNIO | MEMÓRIA NA PONTA DOS PÉS: UM BATE-BOLA SOBRE FUTEBOL E IDENTIDADE

25/jul | das 11h às 12h30 | transmissão ao vivo

O futebol é esporte, paixão, tradição e, também, identidade. Ele nasceu na Inglaterra em 1863 e, em 1894, foi introduzido oficialmente no Brasil por Charles Miller. O esporte é tão importante que ganhou uma data só sua: o Dia Nacional do Futebol, celebrado em 19 de julho.

Para comemorar, o Encontros com o Patrimônio abordará a história do esporte no país, destacando personagens emblemáticos dessa trajetória, assim como os cinco títulos mundiais do Brasil e seus contextos sociais e históricos.

A convidada desta edição é a coordenadora do Centro de Referência do Futebol Brasileiro, do Museu do Futebol, Diana Mendes, que vai destacar os processos de pesquisa e salvaguarda dessa memória, além de exibir parte do acervo da instituição.

Inscrições gratuitas pela Sympla.

 

SERVIÇO

Data: 25 de julho

Horário: das 11h às 12h30

Transmissão ao vivo

Inscrições gratuitas pela Sympla

OFICINA DE FÉRIAS | DESENHO É JOGO

17/jul | das 10h às 12h | transmissão ao vivo

Muita gente se afasta do desenho por acreditar que não sabe desenhar. Uma forma de aproximação a essa prática — tão antiga quanto a nossa espécie — é tratar o desenho como uma brincadeira ou um jogo.

Nessa oficina virtual de desenho, os participantes experimentarão diferentes jogos e propostas visando o prazer e a alegria de desenhar junto e de forma criativa, descobrindo suas possibilidades.

Inscrições gratuitas pela Sympla.

 

SERVIÇO

Data: 17 de julho

Horário: das 10h às 12h

Transmissão ao vivo

Inscrições gratuitas pela Sympla

ATELIÊ DE FÉRIAS | KUSUDAMA – ORIGAMI DE BOAS ENERGIAS

20/jul | stories

Para celebrar o Dia do Amigo, o Ateliê de Férias ensina a fazer um móbile de origami modular, também conhecido como Kusudama. O nome vem das palavras japonesas “kusu” (remédio) e “dama” (bola), em tradução literal: bola de remédio ou bola curativa.

A sua origem data da Era Heian (séc. VIII a XII), quando havia, no Japão, o costume de pendurar saquinhos contendo ervas medicinais sobre as camas dos doentes e das crianças para afastar o mal e garantir a saúde.

Com o tempo, passaram a ser ornamentados, perfumados e confeccionados com a técnica do origami, o que ajudou a popularizar a tradição.

Atualmente, o Kusudama é usado em comemorações, além de funcionar como peça de decoração e como presente para pessoas queridas, simbolizando desejos de saúde, proteção e felicidade.

Acompanhe nos stories do Instagram e do Facebook.

 

SERVIÇO

Data: 20 de julho

Stories

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning