Como Chegar

Agosto na Casa Fiat de Cultura | 2021

EXPOSIÇÃO | NA BOCA DA MATA AH

10/ago a 26/set | virtual

A mata carrega consigo, à primeira vista, o caos. Ao aproximar-se ou distanciar-se, porém, é possível perceber uma ordem fluida e inteligente que segue em constante transformação. Com sua criação infinita e generosidade em dar e receber, a natureza não é apenas aquilo que nomeamos fora de nós, mas algo que somos.

Na exposição virtual “Na boca da mata Ah”, a artista plástica Carolina Botura propõe uma atmosfera de encantamento, convidando o público a sentir essa conexão universal. Um grande portal de sementes, cinco pinturas e uma instalação 3D navegável compõem a experiência.

Além de um tour virtual que estará disponível no site, serão oferecidas visitas virtuais mediadas (transmissão ao vivo), com inscrições gratuitas pela Sympla. Para escolas e grupos, o agendamento pode ser feito pelo e-mail agendamento@fcagroup.com.

 

SERVIÇO

Data: 10 de agosto a 26 de setembro

Virtual

EXPOSIÇÃO | AS PRAÇAS [IN]VISÍVEIS

até 12/set | virtual

Ao pensar em uma cidade, muitas imagens vêm à cabeça. Mas qual é o espaço capaz de traduzir o lugar do encontro, do ir e vir das pessoas, das histórias e cultura de um povo? As praças, espaços públicos que atraem multidões, que abrigam ideias e sentimentos, que evocam memórias e atravessam gerações.

Nos últimos tempos, esses lugares foram marcados por paisagens inimagináveis. Ao trocar o burburinho das rotinas das grandes cidades pela imensidão dos silêncios impostos pela pandemia, as praças evidenciaram um novo cenário, despertando novos olhares e relações.

A exposição virtual “As Praças [In]visíveis” reúne quarenta e dois escritores e fotógrafos italianos para um diálogo entre a cultura e a beleza da Itália, revelando esses monumentos arquitetônicos como verdadeiras obras de arte.

A mostra é uma realização conjunta da Casa Fiat de Cultura e do Consulado da Itália em Belo Horizonte e conta com o apoio do Istituto Italiano di Cultura San Paolo.

Confira aqui.

No dia 07/08, será oferecida uma visita virtual mediada (transmissão ao vivo), com inscrições gratuitas pela Sympla.

 

SERVIÇO

Data: até 12 de setembro

Virtual

INAUGURAÇÃO | NA BOCA DA MATA AH

10/ago | das 19h às 20h | transmissão ao vivo

As reflexões sobre a trama da criação e os movimentos de transformação fazem parte não somente do que aparece na mostra “Na boca da mata Ah”, mas de toda a pesquisa de Carolina Botura.

Para produzir suas obras, a artista busca adentrar a consciência das plantas que retrata, abraçando a intuição e a inspiração. As sensações que as cores e suas misturas provocam são também muito importantes em seu processo criativo, que tem o verde como ponto de equilíbrio.

Esses e outros temas serão abordados por ela no bate-papo online de inauguração da exposição.

Inscrições gratuitas pela Sympla.

 

SERVIÇO

Data: 10 de agosto

Horário: das 19h às 20h

Transmissão ao vivo

Inscrições gratuitas pela Sympla

ENCONTROS COM O PATRIMÔNIO | MONUMENTOS URBANOS: ARTE, MEMÓRIA E CIDADE

15/ago | das 11h às 12h30 | transmissão ao vivo

Os monumentos urbanos atuam como suportes de memória, materializando aquilo que se quer fazer lembrar. Os seus aspectos artísticos e patrimoniais são o tema dessa edição do Encontros com o Patrimônio, que conta com o renomado escultor mineiro Leo Santana como convidado.

Muito conhecido pela famosa escultura de Drummond, instalada em Copacabana (RJ), ele apresentará o seu trabalho e falará sobre o processo criativo e as técnicas envolvidas na elaboração de suas obras.

Durante a conversa, serão abordados também monumentos de Belo Horizonte presentes em locais como as praças do Papa, da Estação e da Liberdade.

Inscrições gratuitas pela Sympla.

 

SERVIÇO

Data: 15 de agosto

Horário: das 11h às 12h30

Transmissão ao vivo

Inscrições gratuitas pela Sympla

PALESTRA | PODER E HISTÓRIA: OS DESAFIOS DA PRAÇA CONTEMPORÂNEA

31/ago | das 19h às 20h30 | transmissão ao vivo

Símbolos de comunidade e espaços de socialização, as praças representam um dos principais espaços arquitetônicos de uma cidade. Nas sociedades contemporâneas, esses locais tão simbólicos têm um dos grandes desafios arquitetônicos do século XXI: buscar conexões entre os anseios da população e sua função enquanto espaço público.

A arquiteta Carlotta Pinna fala sobre o tema em um bate-papo mediado pela coordenadora de pós-graduação de Interiores do Istituto Europeo di Design (IED), Graziela Nivoloni. O evento é uma parceria entre a Casa Fiat de Cultura, o Consulado da Itália em Belo Horizonte e o IED.

Inscrições gratuitas pela Sympla.

 

SERVIÇO

Data: 31 de agosto

Horário: das 19h às 20h30

Transmissão ao vivo

Inscrições gratuitas pela Sympla

FORMAÇÃO DE PROFESSORES | ARTES DA FIBRA NA SALA DE AULA

26 e 31/ago | YouTube

Nessa Formação de Professores serão apresentados conceitos que partem de técnicas antigas do uso dos fios: as Artes da Fibra e as Tradições dos Fios.

O objetivo é reafirmar todo o valor social e cultural que as técnicas tradicionais de produção em macramê, tapeçaria e tecelagem têm na construção de nossa identidade como comunidade.

Alguns fundamentos dessas práticas — como a apresentação de pontos e a criação de um tear adaptado de cartão — serão abordados e funcionarão como base para propostas de atividades em sala de aula, com interdisciplinaridades entre os conteúdos de Artes, História, Geografia e Matemática.

Acompanhe os episódios no YouTube.

 

SERVIÇO

Data: 26 e 31 de agosto

YouTube

ATELIÊ ABERTO | BRASILIDADES: INSPIRAÇÃO MARAJOARA

13/ago | YouTube

Para o ano de 2021, o Ateliê Aberto propõe atividades práticas inspiradas por expressões artísticas e culturais populares. A partir da edição de agosto, o foco — que foi, até então, a mineiridade — passa a ser a brasilidade. A abordagem é feita sob a ótica da arte contemporânea, investigando influências na cultura nacional e buscando despertar a curiosidade do público para as artes populares do Brasil.

O primeiro tema exposto é a região Norte e a estética da Arte Marajoara, com seus grafismos. Essa expressão artística popular ganhou visibilidade mundial e funciona como referência de pesquisa estética para renomados artistas, como Victor Brecheret.

Assista no YouTube.

 

SERVIÇO

Data: 13 de agosto

YouTube

CADERNO EDUCATIVO | LINGUAGEM VISUAL: PONTO, LINHA, FORMA E COR

16/ago | site

Nas Artes Visuais, as relações entre elementos básicos — como o ponto, a linha, a forma e a cor — transmitem grande parte dos significados e das mensagens pretendidas pelos artistas.

Assim, para interpretar obras de arte, é interessante aprender sobre esses fragmentos e suas possibilidades de organização nas composições visuais.

Usando exemplos de artistas como Paul Signac, Lygia Pape, Tarsila do Amaral e Van Gogh, esse Caderno Educativo traz conceitos desses elementos, dos movimentos artísticos relacionados e, ainda, proposta de atividades que podem ser aplicadas na sala de aula.

O download gratuito poderá ser feito no Espaço da Professora e do Professor.

 

SERVIÇO

Data: 16 de agosto

Site

E-BOOK | FOTÓGRAFOS DE RUA EM BELO HORIZONTE E SÃO PAULO

19/ago | site

Para celebrar o Dia da Fotografia, o ofício dos lambe-lambes em São Paulo e Belo Horizonte é apresentado em um e-book inédito, resultado da parceria entre a Casa Fiat de Cultura e o MIS-SP na exposição “Conexão Casa Fiat de Cultura e MIS-SP: Lambe-Lambe”, realizada ano passado.

Nessa publicação digital, são apresentados conteúdos da exposição do MIS-SP “Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970” e do livro “Fotógrafo Lambe-Lambe: retratos do ofício em Belo Horizonte”, de 2011, da Prefeitura de Belo Horizonte.

A história e a cultura dessas duas cidades são apresentadas por meio dos olhares singulares desses fotógrafos de rua. Se na capital paulista eles não existem mais, na capital mineira o ofício de lambe-lambe é um Patrimônio Cultural, reforçando a sua importância simbólica para a história individual e coletiva da cidade.

O download gratuito poderá ser feito no site.

O lançamento virtual será feito com um concurso cultural. O participante deve fazer a inscrição na página de download e seguir as regras de participação para concorrer a uma vaga para o curso completo, com cinco módulos, de “História da Arte – da Arte rupestre à Arte dos séculos XVIII e XIX”, desenvolvido pelo MIS-SP.

 

SERVIÇO

Data: 19 de agosto

Site

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning