Como Chegar

Setembro na Casa Fiat de Cultura | 2021

EXPOSIÇÃO | NA BOCA DA MATA AH

até 26/set | virtual

A mata carrega consigo, à primeira vista, o caos. Ao aproximar-se ou distanciar-se, porém, é possível perceber uma ordem fluida e inteligente que segue em constante transformação. Com sua criação infinita e generosidade em dar e receber, a natureza não é apenas aquilo que nomeamos fora de nós, mas algo que somos.

Na exposição virtual “Na boca da mata Ah”, a artista plástica Carolina Botura propõe uma atmosfera de encantamento, convidando o público a sentir essa conexão universal. Um grande portal de sementes, cinco pinturas e uma instalação 3D navegável compõem a experiência.

Além de um tour virtual que está disponível no site, são oferecidas visitas virtuais mediadas (transmissão ao vivo), com inscrições gratuitas pela Sympla. Para escolas e grupos, o agendamento pode ser feito pelo e-mail agendamento@fcagroup.com.

 

SERVIÇO

Data: até 26 de setembro

Virtual

EXPOSIÇÃO | AS PRAÇAS [IN]VISÍVEIS

até 12/set | virtual

Ao pensar em uma cidade, muitas imagens vêm à cabeça. Mas qual é o espaço capaz de traduzir o lugar do encontro, do ir e vir das pessoas, das histórias e cultura de um povo? As praças, espaços públicos que atraem multidões, que abrigam ideias e sentimentos, que evocam memórias e atravessam gerações.

Nos últimos tempos, esses lugares foram marcados por paisagens inimagináveis. Ao trocar o burburinho das rotinas das grandes cidades pela imensidão dos silêncios impostos pela pandemia, as praças evidenciaram um novo cenário, despertando novos olhares e relações.

A exposição virtual “As Praças [In]visíveis” reúne quarenta e dois escritores e fotógrafos italianos para um diálogo entre a cultura e a beleza da Itália, revelando esses monumentos arquitetônicos como verdadeiras obras de arte.

A mostra é uma realização conjunta da Casa Fiat de Cultura e do Consulado da Itália em Belo Horizonte e conta com o apoio do Istituto Italiano di Cultura San Paolo.

Confira aqui.

 

SERVIÇO

Data: até 12 de setembro

Virtual

WEBINÁRIO | CONVERSAS SOBRE PERGUNTAS

21 a 23/set | das 19h às 20h30 | transmissão ao vivo

Em tempos de redução necessária ao nosso ir e vir, o que mais nos movimentou foram as palavras. Manifestas nos encontros, nos textos, nos discursos, nos desejos, nas modificações indispensáveis ao presente, as palavras atravessaram nossos corpos, nos conduziram ao conhecimento e tornaram-se presentes — na ambiguidade do que é estar e ser presente.

Nos últimos meses, fomos falas incessantes na busca de compreensão de nosso tempo. Utilizamos da língua e da linguagem, oralizada, corporal e escrita, para seguirmos ouvintes do mundo e leitores da vida.

A edição 2021 do webinário Conversa sobre Perguntas traz três convidados para fazer a interpretação de um presente contínuo, tendo como fio condutor das conversas o tema Palavra. 

O Conversas sobre Perguntas é um projeto colaborativo, numa parceria entre a Casa Fiat de Cultura, o Memorial Minas Gerais Vale e o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, que marcará a programação da 15ª Primavera dos Museus.

 

SERVIÇO

Data: 21 a 23 de setembro

Horário: das 19h às 20h30

Transmissão ao vivo

YouTube da Casa Fiat de Cultura, do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e do Memorial Minas Gerais Vale

ENCONTROS COM O PATRIMÔNIO | MEMÓRIAS E AFETOS TRANSFORMADOS EM SABORES E TRADIÇÃO

19/set | das 11h às 12h30 | transmissão ao vivo

O almoço de domingo será uma mistura de tradição, conversa e boa gastronomia. Nesta edição especial do Encontros com o Patrimônio, a Casa Fiat de Cultura apresentará a culinária mineira como prato principal para um bate-papo sobre história, inovação e muitas memórias afetivas.

O chef André Barreto, do blog “Cozinhe pra Ela”, será o convidado e, diretamente da sua cozinha, abordará curiosidades sobre o assunto, enquanto realiza, ao vivo, a receita de uma massa caseira com molho pesto feito com ingredientes mineiros.

Além da formação histórica e antropológica dos hábitos alimentares em Minas Gerais, serão abordadas a diversidade, as influências externas e as inovações nas práticas atuais dos chefs.

Aproveite a oportunidade para, junto com o chef, fazer a receita neste domingo em família.

Inscrições gratuitas pela Sympla.

 

SERVIÇO

Data: 19 de setembro

Horário: das 11h às 12h30

Transmissão ao vivo

Inscrições gratuitas pela Sympla

OFICINA | DESENHO DE PERSONAGEM COM CARLOS AVELINO

11/set | das 10h às 12h | transmissão ao vivo

Nesta oficina, o artista plástico multimídia Carlos Avelino apresentará as ferramentas essenciais para a criação e o desenvolvimento de personagens, tanto para ilustração quanto para games ou animação.

A sua metodologia é fundamentada no desenvolvimento de projetos a partir de técnicas artísticas e organização de ideias.

Avelino foi um dos designers responsáveis pela criação dos personagens da HQ “Os Gigantes da Montanha”, publicada pela editora Nemo, do Grupo Autêntica, em parceria com a Casa Fiat de Cultura, inspirada na montagem da peça teatral de mesmo nome, realizada pelo Grupo Galpão.

Inscrições gratuitas pela Sympla.

 

SERVIÇO

Data: 11 de setembro

Horário: das 10h às 12h

Transmissão ao vivo

Inscrições gratuitas pela Sympla

ATELIÊ ABERTO | BRASILIDADES: PÊSSANKAS E PRIMAVERA

14/set | YouTube

O Brasil é um país construído por riquíssimas influências de diversos povos: povos originários indígenas, africanos, europeus, asiáticos. Temos um pouquinho do mundo em nós.

O Ateliê Aberto deste mês terá como referência uma arte popular praticada na região Sul do país, com forte influência de tradições eslavas do leste europeu, trazidas pelos imigrantes ucranianos: a Pêssanka. Tradicionalmente, é a arte de decorar ovos com lindas padronagens e simboliza vida, saúde e prosperidade.

Com inspiração nas padronagens e simbologias das pêssankas tradicionais, a proposta para o mês da primavera é produzir um trabalho em nanquim para celebrar a renovação da vida, da saúde e da prosperidade.

Assista no YouTube.

 

SERVIÇO

Data: 14 de setembro

YouTube

ARTE EM 15′ | O RAPTO DE PERSÉFONE

22/set | das 17h às 17h15 | YouTube

Nessa edição do Arte em 15’, duas obras que tratam do mesmo tema, a história do rapto de Perséfone (para os gregos) ou Proserpina (para os romanos), serão analisadas e contrapostas.

Semelhanças e distinções entre as duas produções artísticas serão apontadas, dando ênfase à narrativa mitológica cujo desfecho explicava a mudança das estações do ano na Antiguidade Clássica.

É uma celebração às transitoriedades conduzidas pela própria natureza e à chegada da estação que é considerada por muitos a mais bela e fértil, a Primavera.

Assista no YouTube.

 

SERVIÇO

Data: 22 de setembro

Horário: das 17h às 17h15

YouTube

ACESSIBILIDADE | PORTINARI PARA APRECIAÇÃO TÁTIL E AUDITIVA

21/set | site

A Casa Fiat de Cultura vai lançar um kit para ampliar o acesso de pessoas com deficiência ao painel “Civilização Mineira”, 1959, de Candido Portinari, maior painel do artista em Minas Gerais, em exibição permanente na instituição.

A obra foi reproduzida em relevo para apreciação tátil, numa parceria com o Stellantis Design Center South America — centro de design da marca, responsável pela criação de carros do grupo automobilístico. Foi realizado o mapeamento digital da imagem e uma projeção da topografia da obra para elaboração do molde utilizado para a produção das peças em resina.

O kit será entregue a algumas instituições educacionais em 21/09, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, e ficará disponível para apreciação do público geral a partir da reabertura da Casa Fiat de Cultura.

A peça tátil será acompanhada por uma audiodescrição comentada, por meio de um link que também terá tradução simultânea em Libras, um caderno em braile com a descrição comentada da obra, além de uma tradução sonora, elaborada por meio de ferramenta sinestésica. Também será disponibilizada uma playlist de vídeos selecionados no YouTube da Casa Fiat de Cultura com legendas e/ou tradução em Libras.

 

SERVIÇO

Data: 21 de setembro

Site

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning