Como Chegar

Acessibilidade | Portinari para apreciação tátil e auditiva

ACESSIBILIDADE | PORTINARI PARA APRECIAÇÃO TÁTIL E AUDITIVA

21/set | site

A Casa Fiat de Cultura vai lançar um kit para ampliar o acesso de pessoas com deficiência ao painel “Civilização Mineira”, 1959, de Candido Portinari, maior painel do artista em Minas Gerais, em exibição permanente na instituição.

A obra foi reproduzida em relevo para apreciação tátil, numa parceria com o Stellantis Design Center South America — centro de design da marca, responsável pela criação de carros do grupo automobilístico. Foi realizado o mapeamento digital da imagem e uma projeção da topografia da obra para elaboração do molde utilizado para a produção das peças em resina.

O kit será entregue a algumas instituições educacionais em 21/09, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, e ficará disponível para apreciação do público geral a partir da reabertura da Casa Fiat de Cultura.

A peça tátil será acompanhada por uma audiodescrição comentada, por meio de um link que também terá tradução simultânea em Libras, um caderno em braile com a descrição comentada da obra, além de uma tradução sonora, elaborada por meio de ferramenta sinestésica. Também será disponibilizada uma playlist de vídeos selecionados no YouTube da Casa Fiat de Cultura com legendas e/ou tradução em Libras.

 

SERVIÇO

Data: 21 de setembro

Site

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning