Como Chegar

Outubro na Casa Fiat de Cultura | 2021

EXPOSIÇÃO | DESOLAÇÃO

de 05/out a 28/nov | virtual

Em meio a um bombardeio incessante de imagens e notícias, a vivência no mundo contemporâneo se mostra conflituosa. Dúvida e caos sobem ao palco. Como dar vazão a esses sentimentos angustiantes? Como resistir às opressões cotidianas? Para o artista plástico Mateus Moreira, as respostas se manifestam em tinta.

Na exposição “Desolação”, situações que carregam significados ambíguos na memória humana e na própria existência do artista tomam forma em 15 pinturas a óleo. Nelas, o aspecto de cada pincelada convida à atmosfera inebriante das manchas, trazendo uma feroz analogia à realidade.

A mostra, montada na Piccola Galleria, poderá ser visitada virtualmente. Além de um tour virtual que será disponibilizado no site, serão oferecidas visitas virtuais mediadas (transmissão ao vivo), com inscrições gratuitas pela Sympla. Para escolas e grupos, o agendamento pode ser feito pelo e-mail agendamento@fcagroup.com.

 

SERVIÇO

Data: de 05 de outubro a 28 de novembro

Virtual

BATE-PAPO AO VIVO COM O ARTISTA | DESOLAÇÃO

05/out | das 19h às 20h | transmissão ao vivo

O trabalho do artista Mateus Moreira nasce abraçando a intuição. Existe algo inconsciente que deseja se manifestar em tinta. Com gestos rápidos e misturas fluidas de cores e manchas, a experimentação é constante e a despretensão intrínseca.

Ao final desse processo — seria um delírio? —, ele se distancia e observa o que há de si na pintura. Identificar-se é necessário, ainda que os significados não sejam compreensíveis. Com o fim de cada obra, surge a possibilidade de uma resposta para os anseios da alma.

As particularidades do processo criativo de Mateus, entre outros temas, serão abordadas pelo artista no bate-papo online de inauguração da exposição “Desolação”.

Inscrições gratuitas pela Sympla.

 

SERVIÇO

Data: 05 de outubro

Horário: das 19h às 20h

Transmissão ao vivo

Inscrições gratuitas pela Sympla

ENCONTROS COM O PATRIMÔNIO | LITERATURA VIVA: TRANSFORMAÇÃO DAS NARRATIVAS ESCRITAS E VISUAIS

24/out | das 11h às 12h30 | transmissão ao vivo

A literatura é um campo de saber vivo, que se transforma ao longo do tempo. Nesse processo, os paradigmas da produção literária são revistos e desconstruídos, dando lugar a novos modelos. Um exemplo é que, no século XIX, as narrativas eram conectadas à palavra escrita, enquanto, contemporaneamente, a utilização de diversos recursos visuais tornou-se habitual.

Este é o tema proposto pelo Encontros com o Patrimônio deste mês, que celebra o Dia Nacional do Livro. O estilo romântico do século XIX será abordado com a apresentação da vida e obra de Maria Firmina dos Reis (1822-1917) — considerada a primeira romancista negra brasileira. Em contraponto, as particularidades da literatura contemporânea serão comentadas pela ilustradora e escritora Mariângela Haddad, que participa do bate-papo como convidada.

Inscrições gratuitas pela Sympla.

 

SERVIÇO

Data: 24 de outubro

Horário: das 11h às 12h30

Transmissão ao vivo

Inscrições gratuitas pela Sympla

FORMAÇÃO DE PROFESSORES | CORDEL EM SALA DE AULA

15 e 22/out | YouTube

No mês de outubro, é homenageado o poeta, cantor e compositor cearense Patativa do Assaré (1909-2002). O artista inspirou o tema dessa Formação de Professores: a história do cordel, gênero literário que marca a identidade de estados do Nordeste do Brasil, como Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

Ferramenta educativa potente na formação de leitores e na alfabetização, o cordel também pode levantar questões como a relação entre texto e imagem, técnicas de xilogravura e a valorização da cultura popular.

O lançamento dessa formação celebra o Dia dos Professores, data em que vai ao ar o primeiro episódio. O segundo episódio será disponibilizado na semana seguinte.

Assista no YouTube.

 

SERVIÇO

Data: 15 e 22 de outubro

YouTube

OFICINAS | PRESÉPIO COLABORATIVO DA CASA FIAT DE CULTURA

26/out, 9, 16 e 23/nov | redes sociais

O Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura chama a atenção para uma questão de grande importância para o futuro da humanidade: o destino do lixo.

Nesta, que é a 7º edição, a proposta do curador Leo Piló é usar o encontro de diversos descartes, aparas e embalagens para construir os personagens e cenários da tradicional cena de Natal. O acabamento será colorido, brilhante e estampado, em uma representação da diversidade brasileira.

Nas oficinas virtuais, Leo ensinará o público a criar algumas das peças-chave que compõem o Presépio, de modo que cada um possa criar um pedacinho da exposição em seu lar.

Acompanhe nas redes sociais e compartilhe conosco as suas produções.

 

SERVIÇO

Data: 26 de outubro, 9, 16 e 23 de novembro

Redes sociais

ATELIÊ ABERTO | BRASILIDADES: A XILO E O NORDESTE

19/out | YouTube

Japão, Europa, China, Índia… em todos esses países é encontrada a xilogravura. São vários os estilos, as escolas e as técnicas de produção dessa modalidade de gravura.

No Brasil, ela ganha um estilo único nas facas e canivetes dos xilogravadores de cordéis. Em um só quadro, essa xilo sintetiza toda a história do cordel que ilustra. Feita de forma rústica, com os recursos disponíveis no interior nordestino, materializa a criatividade das histórias de artistas locais.

A ideia do Ateliê Aberto deste mês é experimentar encavar uma imagem num pedaço de madeira com inspiração na estética das xilos de cordel.

Assista no YouTube.

 

SERVIÇO

Data: 19 de outubro

YouTube

ARTE EM 15′ | CRIANÇAS NA HISTÓRIA DA ARTE

12/out | YouTube

No Dia das Crianças, a terceira edição do Arte em 15’ vai estabelecer um paralelo entre duas obras que evocam o mesmo tema: a infância.

Muitos artistas retratam seus próprios filhos e exploram o universo infantil em suas produções. É o caso de Pierre Auguste Renoir e Pablo Picasso, com as pinturas “Criança com brinquedos – Gabrielle e o filho do artista, Jean” (1895-96) e “Maya com a boneca” (1938).

As semelhanças e diferenças entre as obras serão apresentadas, além de uma breve reflexão sobre a representação da criança na história da arte.

Assista no YouTube.

 

SERVIÇO

Data: 12 de outubro

YouTube

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning