Como Chegar

RECOSTURANDO PORTINARI NA CASA FIAT DE CULTURA, POR RONALDO FRAGA

Apresentação

 

Da poesia do céu de Brodósqui à delicadeza das andorinhas. Das brincadeiras de infância aos retirantes nordestinos. Candido Portinari buscou inspiração nas mais simples formas e foi capaz de inspirar gerações com sua arte e originalidade. É um pouco desse universo que a exposição Recosturando Portinari na Casa Fiat de Cultura apresenta ao público, entre 26 de agosto e 26 de outubro. Com curadoria do estilista e designer Ronaldo Fraga, a mostra apresenta os bastidores da recuperação de uma obra de arte – por meio do processo de restauro do quadro Civilização Mineira (1959) – e faz o visitante entrar no mundo de Portinari sob um olhar sensível e criativo.

Civilização Mineira, maior quadro de Cândido Portinari em Minas Gerais, ganha os holofotes da exposição. Representando a mudança da capital mineira, de Ouro Preto para Belo Horizonte, em 1897, e a evolução da civilização mineira, o painel, de 2,34m X 8,14m, passou por restauração no último ano, quando foram descobertos uma intensa ocorrência de cupins e o esbranquiçamento de partes da obra – provocado pelo branco feito de titânio. Instalações e ambientes sensoriais foram idealizados por Ronaldo Fraga para contar as etapas dessa restauração – de forma lúdica e interativa –, fazendo o público sentir-se parte do quadro e do passo-a-passo da recuperação de uma obra de um dos principais representantes do modernismo no Brasil. Making of e uma representação de um ateliê de restauro, além de uma visão sobre a vida e a obra do mestre modernista, poderão ser apreciados pelo público nesse mergulho portinaresco.

Esse minucioso processo de restauração se aproxima do complexo trabalho de criação de um artista. Por isso, lado a lado ao processo de restauração, será apresentada a obra de Portinari como fonte de inspiração para uma criação de moda, a coleção O Caderno Secreto de Candido Portinari O pintor é fonte inesgotável de inspiração para diferentes vetores da cultura brasileira e, pela primeira vez, é transposto para o mundo fashion. Sob a ótica de Ronaldo Fraga, detalhes, traços, formas e cores características de Portinari ganham uma releitura na moda, deixando as telas para ganhar as ruas. Balões de São João, pipas e azulejos se transformam em verdadeiros legados contemporâneos da arte de Portinari. Os visitantes vão conferir o making of da criação do estilista (croquis e desenhos) e algumas concepções inéditas, tendo como ponto de partida o quadro Civilização Mineira.

De origem humilde, Portinari ganhou o mundo pintando o que via e o que sentia. Suas pinceladas suaves foram capazes de descrever o sofrimento, a dor e a alegria de um povo da forma mais singela e marcante, assinando seu estilo único na história da arte.  A exposição é uma realização da Casa Fiat de Cultura em parceria com a Associação de Amigos do Museu Mineiro, com patrocínio da Fiat Automóveis, apoio institucional da Associação Pró-Produção das Artes (APPA) e produção da Paralelo 3.

A cada exposição, a Casa Fiat de Cultura realiza um ciclo de palestras para que o público possa conhecer mais sobre a temática de suas mostras. Com duração entre uma hora e meia e duas horas, elas são ministradas por especialistas da arte de alto nível.

Acompanhe a programação de palestras da exposição Recosturando Portinari na Casa Fiat de Cultura, por Ronaldo Fraga:

Palestra Portinari e o modernismo brasileiro

Data: 25 de setembro, quinta-feira, às 19h30

Palestrante: Marcos Hill, historiador da arte

 

Palestra Ciência e Arte: A Superfície Pintada

Data: 30 de setembro, terça-feira, às 19h30

Palestrantes: Prof. Antonio Sgamellotti e Prof. Luiz Souza

A palestra contará com tradução simultânea

 

Palestra Recosturando Portinari

Data: 21 de outubro, terça-feira, às 19h30

Palestrante: Ronaldo Fraga

 

Local: Auditório da Casa Fiat de Cultura – 4º andar

O Programa Educativo é peça fundamental no trabalho de valorização e ampliação do conhecimento proporcionado pela Casa Fiat de Cultura a seu público. Para cada exposição, são idealizados uma temática e um conceito a serem trabalhados em visitas orientadas, oficinas, programação paralela, assessoria ao professor e outras atividades. Na mostra Recosturando Portinari, o Programa Educativo, que conta com concepção da educadora Rachel Vianna e coordenação da educadora Emmanuela Tolentino, aborda a vida e obra de Portinari e seu legado inspirador nas artes.
Segundo Rachel Vianna, os educadores vão envolver os visitantes com repetições visuais, que transitam tanto nos quadros de Portinari quanto nas estampas da moda. “Será possível perceber os ritmos, formas, superfícies e cores característicos desse grande mestre do modernismo. O artista criava ritmos visuais por meio da repetição, do movimento no espaço em sua composição. Isso também é muito comum na moda. As artes se misturam”, explica.
Uma equipe de educadores multidisciplinares está à disposição para atender todos os públicos: crianças, jovens, adultos, estudantes das redes pública e privada e grupos como
associações e ONGs, dentre outros. O Programa é um dos diferenciais com suas visitas orientadas e um motivo a mais para conhecer a exposição Recosturando Portinari na Casa Fiat de Cultura.
O agendamento para grupos, escolas e assessoria ao professor poderá ser feito pelo telefone (31) 3289-8910 ou pelo e-mail agendamento2@casafiat.com.br. Além das visitas de grupos e instituições, o Programa Educativo oferece visitas temáticas ao público e às famílias nos fins de semana, sem necessidade de agendamento. Toda a programação tem entrada gratuita.

Aos fins de semana o público que visitar a exposição Recosturando Portinari na Casa Fiat de Cultura, por Ronaldo Fraga poderá participar das oficinas especiais e mergulhar no mundo da arte de forma divertida e diferente! Confira o que te espera:

OFICINA DE ESTILISMO

Os visitantes terão a oportunidade de fazer seus próprios modelitos. A partir dos croquis de modelos de Ronaldo Fraga, o público confecciona vestidos e looks utilizando retalhos das criações do mais reconhecido estilista mineiro. A atividade é voltada para crianças e adultos.

Sábado, domingo e feriados, às 10h30.

Duração: 2 horas

OFICINA DE ESTAMPARIA

A oficina instiga os participantes a criarem suas próprias estampas inspiradas em Portinari, tendo como elementos tudo o que é visto na galeria. A atividade é destinada a famílias e visitantes espontâneos, com idade a partir de 10 anos

Sábado, domingo e feriados, às 15h.

Duração: 2 horas

Não é necessário fazer reserva, basta procurar o Balcão do Educativo localizado na entrada da exposição. As inscrições são gratuitas.

Recosturando Portinari na Casa Fiat de Cultura, por Ronaldo Fraga

De 26 de agosto a 26 de outubro de 2014

Visitação: 3ª a 6ª das 10h às 21h | sábados, domingos e feriados das 10h às 18h

Entrada gratuita

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG.

Telefone: (31) 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br

casafiat@casafiat.com.br

facebook.com.br/casafiatdecultura

Instagram:@casafiatdecultura

Agendamento de visitas:

(31)3289-8910 / agendamento2@casafiat.com.br

 

Informações para a imprensa:

Personal Press

Polliane Eliziário – polliane.eliziario@personalpress.jor.br – (31) 9788-3029

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning