Como Chegar

Casa Fiat de Cultura na Virada Cultural

Neste fim de semana, Belo Horizonte respira arte com a Virada Cultural. E a Casa Fiat de Cultura não fica de fora. No sábado, 30 de agosto, serão 12 horas consecutivas de arte, com horário estendido das 10h às 22h. Entre as atrações figuram as exposiçõesBarroco Itália Brasil – Prata e Ouro – que o público pode conferir só até o dia 7 de setembro– e Recosturando Portinari na Casa Fiat de Cultura, por Ronaldo Fraga. Os visitantes terão opção, também, de participar de oficinas: Desenho na Galeria, realizada às 16h30, propõe técnicas de desenho de observação, tendo como ponto de partida as esculturas centenárias da exposição Barroco Itália Brasil – Prata e Ouro. Já a Oficina de Estamparia, às 19h, instiga os participantes a criarem suas próprias estampas inspiradas em Portinari, tendo como elementos tudo o que é visto na galeria.

No domingo, a Casa Fiat de Cultura funciona em horário normal, das 10h às 18h, mas conta com uma atividade especial, a Oficina de Estilismo, às 10h30. Os visitantes terão a oportunidade de fazer seus próprios modelitos. A partir dos croquis de modelos de Ronaldo Fraga, o público confecciona vestidos e looks utilizando retalhos das criações do mais reconhecido estilista mineiro. Todas as atrações são gratuitas e voltadas para públicos de todas as idades.

Os visitantes podem aproveitar também para conhecer o Café da Casa Fiat de Cultura, assinado pela chocolatier Frau Bondan, que conta com sanduíches gourmets, variedades de cafés e chás, chocolates, tortas, brownies e lanches, tudo produzido artesanalmente. A Livraria da Casa é outra opção, seja para adquirir os catálogos das exposições realizadas pela Casa Fiat de Cultura, ou para conhecer as novidades literárias.

Barroco Itália Brasil – Prata e Ouro

O público tem apenas uma semana para conferir a suntuosidade da prata italiana e o esplendor do ouro brasileiro, que se encontram na exposição Barroco Itália Brasil – Prata e Ouro na Casa Fiat de Cultura. A mostra, que permanece aberta até o dia 7 de setembro, reúne 40 esculturas – sendo 20 em prata, com mais de 400 anos de história, que saíram da Itália pela primeira vez para apresentar ao público brasileiro a face luminosa da escultura barroca italiana do século XVII. As outras 20 obras são de grandes artistas do barroco mineiro e brasileiro e traduzem a riqueza histórica e artística do período colonial, sendo sete de Aleijadinho. Com curadoria de Giorgio Leone e Ângelo Oswaldo, sob coordenação de Rossella Vodret, foram selecionadas obras de artistas italianos e brasileiros, para que, juntos – numa mostra inédita, com esculturas peculiares nunca reunidas antes –, Itália e Brasil pudessem se fundir em emoção única nas vertentes do Barroco, fazendo o espectador entregar-se a uma excepcional viagem no tempo, em que arte, originalidade e beleza unem-se num só movimento.

Recosturando Portinari, por Ronaldo Fraga

Da poesia do céu de Brodósqui à delicadeza das andorinhas. Das brincadeiras de infância aos retirantes nordestinos. Candido Portinari buscou inspiração nas mais simples formas e foi capaz de inspirar gerações com sua arte e originalidade. É um pouco desse universo que a exposição Recosturando Portinari na Casa Fiat de Cultura apresenta ao público, até 26 de outubro. Com curadoria de Ronaldo Fraga, a mostra apresenta os bastidores da recuperação de uma obra de arte – por meio do processo de restauro do quadro Civilização Mineira (1959) – e faz o visitante entrar no mundo de Portinari sob um olhar sensível e criativo. Instalações e ambientes sensoriais foram idealizados por Ronaldo Fraga para contar – de forma lúdica –  as etapas dessa restauração, fazendo o público sentir-se parte do quadro e do passo-a-passo da recuperação de uma obra de um dos principais representantes do modernismo no Brasil. Além disso, o pintor como fonte inesgotável de inspiração para diferentes vetores da cultura brasileira, é transposto para o mundo fashion. Sob a ótica de Ronaldo Fraga, detalhes, traços, formas e cores características de Portinari ganham uma releitura na moda, deixando as telas para ganhar as ruas.

Serviço

Casa Fiat de Cultura na Virada Cultural

30 de agosto, das 10h às 22h

31 de agosto, das 10h às 18h

Exposição Barroco Itália Brasil – Prata e Ouro

Últimos dias – Até 7 de setembro

 

Exposição Recosturando Portinari

Até 26 de outubro

 

Oficina de Desenho na galeria, sábado às 16h30

Público alvo: famílias e visitantes espontâneos com idade a partir de 10 anos

Duração: 2 horas

Oficina de estamparia, sábado às 19h

Público alvo – famílias e visitantes espontâneos com idade a partir de 10 anos

Duração: 2 horas

Oficina de estilismo, domingo às 10h30

Público alvo – famílias e visitantes espontâneos

Duração: 2 horas

Entrada gratuita

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários, BH/MG.

Tel. (31) 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br

casafiat@casafiat.com.br

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning