Como Chegar

MUTAÇÕES – A Invenção das Crenças

Apresentação

Começa no dia 10 de agosto, terça-feira, no auditório da Casa Fiat de Cultura (R. Jornalista Djalma Andrade, 1.250 – Belvedere) mais um ciclo de conferências idealizado e dirigido por Adauto Novaes. Mutações: a invenção das crenças vai debater um dos efeitos da revolução tecnocientífica que está na mudança das idéias e práticas da crença. No caso, entendendo-se por crença não apenas as religiões, mas também, e principalmente, os ideais políticos, os valores morais e éticos, as novas visões do mundo, as construções imaginárias nas artes, enfim, tudo aquilo que Paul Valéry define como coisas vagas, tudo que se opõe aos fatos ou “realidade”.

Mutações: a invenção das crenças é uma realização da Artepensamento, do Sesc São Paulo, da Casa Fiat de Cultura e da Caixa Cultural, com o patrocínio da Petrobras, da Fiat e da Caixa Econômica Federal e apoio da Academia Brasileira de Letras, da APPA, do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, da Universidade de Brasilia, da Embaixada da França, do Programa Cultura e Pensamento do Minc e da Lei Federal de Incentivo Cultura.

O seminário vai reunir no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, São Paulo e Brasília, alguns dos mais importantes pensadores brasileiros e estrangeiros que, a convite de Adauto Novaes, têm trabalhado o tema das Mutações. Os últimos dias de um profeta, por Newton Bignotto; Razão crítica, razão instrumental e crença, por Antonio Cícero; Sagração da economia, violência sem limites, por Jean Pierre Dupuy; Crença na palavra, aposta no sujeito, por Maria Rita Kehl; Santo combate, por Eugênio Bucci; Aquém e além da razão (Europa na China – ida e volta), por François Jullien; Triste e sorridente metafísica, por Jorge Coli e A crença no espelho, por José Miguel Wisnik, são algumas das 22 conferências do ciclo.
Para Adauto Novaes, nada melhor para dar sequência série sobre as Mutações, que começou em 2007, sob o título Mutações – novas configurações do mundo, com o tema das crenças: “Depois de analisar de que maneira a ciência e a técnica estão produzindo transformações em todas as áreas da atividade humana, em Mutações – novas configurações do mundo; de se colocar a pergunta o que é viver neste mundo? no ciclo Mutações – a condição humana; de debater o vazio do pensamento em Mutações – a experiência do pensamento, chegamos ao quarto ciclo desta trajetória com Mutações – a invenção das crenças. O tema nos leva a uma infinidade de interrogações, mas podemos destacar a abordagem de duas delas, as crenças ativas, que atuam na área da filosofia, da política, das artes, e as crenças passivas, dos dogmas e das superstições.”

“Uma instituição que fomenta a arte também se alimenta da discussão em torno das expressões culturais. Neste sentido, o seminário Mutações, há quatro anos, enriquece os propósitos da Casa Fiat de Cultura de difundir e debater a cultura brasileira e mundial”, destaca o presidente da Casa Fiat de Cultura, José Eduardo de Lima Pereira.

Serviço:
Inscrições:
R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia)

Informações:
APPA | Rua Paraíba, 330 sl. 909 | Funcionários
(31)3224-5350 | appa@appa.art.br

Conferências terças, quartas e quintas s 19h30
Auditório da Casa Fiat de Cultura
Rua Jornalista Djalma Andrade, 1250 | Belvedere
(31)3289-8900 casafiat@casafiat.com.br

Informações para a imprensa:
Árvore de Comunicação – (31) 3194-8704
Rafael Araújo – (31) 8395-1000
rafael@arvoredecomunicacao.com.br

Polliane Eliziário – (31) 8329-1513
polliane@arvoredecomunicacao.com.br

 

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning